Direto da Redação

Direto da Redação: Fernandópolis terá praça em memória às vítimas da Covid



Direto da Redação: Fernandópolis terá praça em memória às vítimas da Covid

Foi protocolado esta semana na Câmara, projeto do prefeito André Pessuto que denomina “Praça da Memória” o logradouro público localizado na Rua Maria Batista, no Jardim Santa Rita, ao lado do Paço Municipal em homenagem às vítimas da Covid-19.
No projeto que será apreciado pelos vereadores, o prefeito diz que a homenagem aos cerca de 200 fernandopolenses que morreram pela doença “é uma forma de manter o  legado de histórias que eternamente serão lembrados por todos os familiares”.
“Como forma de acalentar o coração dos entes queridos, a Prefeitura de Fernandópolis, neste mês em que nosso município completa seus 82 anos de fundação, traz uma homenagem especial às vítimas, com a criação da ‘Praça da Memória’, um espaço arborizado e florido, que propõe momentos de paz, reflexão e recordações. Bem sabemos que não há nada a ser feito para trazer àqueles que amamos e partiram desta vida, mas temos ciência que desta forma, criando um espaço para homenageá-los, é possível transformar a dor da perda em uma doce saudade”, ressalta o prefeito.
O espaço está em fase final de preparação e deve começar a receber na próxima semana o plantio de flores. “A ideia é optar por plantas que fiquem floridas durante os 12 meses”, disse o Secretário de Comunicação da Prefeitura Paulo Boaventura.

Bate pronto

  SUPERVICE -  O vice-prefeito de Fernandópolis Artur Watson Silveira, foi destaque na coluna Fique Sabendo do Jornal de Jales, assinada pelo jornalista Deonel Rosa Junior que ressaltava o papel dos vice-prefeitos de Jales, Fernandópolis e Santa Fé do Sul, a quem chamou de “supervices”. Sobre Artur, o jornalista apontou a influência “inquestionável” do vice na administração. “O vice-prefeito não chega a ser uma eminência parda na administração municipal, mas, influi muito desde o período de campanha. Artur tem larga experiência no ramo”, anotou o jornalista.

  NO PALÁCIO - No início da semana, Artur representou Fernandópolis no evento de Certificação de “Município Amigo da Juventude” no Palácio dos Bandeirantes ao lado do governador do Estado João Doria, do vice-governador Rodrigo Garcia, do presidente da Assembleia Legislativa Carlão Pignatari, do secretário estadual de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi e do subsecretário estadual da Juventude Luiz de Oliveira. Com esse certificado, o município foi selecionado entre as 40 cidades que estão aptas a receber o projeto ‘Casa da Juventude’. O programa, com investimento de R$ 500 mil reais, é uma parceria entre Estado e Município e vai oferecer desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes através de qualificação e apoio ao jovem no início da sua vida profissional.

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

Ganhou destaque na imprensa regional o aparecimento de um lobo-guará, aquele que estampa a recém lançada nota de R$ 200. O animal foi resgatado do interior de uma residência para onde se refugiou. Sem ferimentos, o lobo-guará foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental e devolvido ao seu habitat.

Positivo

A inauguração da Biblioteca Comunitária “Sem Fronteiras” no Creas -Centro de Referência Especializado em Assistência Social -  que realiza o acompanhamento de pessoas em situação de rua e migração. A biblioteca, que já possui mais de 80 livros, contou com doações da comunidade e dos próprios usuários. O objetivo da atividade é democratizar o acesso à leitura, promover a inclusão social e criar um espaço de diálogo e construções sociais para transformação de vidas. A equipe conta com Camila Pereira, Amanda Silva e Isaque Honório.

Negativo


Os radares fixos foram retirados da Rodovia Euclides da Cunha em janeiro e até agora o DER – Departamento de Estradas de Rodagem – não abriu licitação para contratação de novos equipamentos. Em nota ao CIDADÃO, o DER diz que “trabalha no edital para a contratação de novos equipamentos fixos”. A importância desses radares pode ser medida pelos flagrantes de abusos na pista. Em média, por ano, 45 mil motoristas eram flagrados pisando fundo no acelerador. E o excesso de velocidade é a principal causa de acidentes na rodovia Euclides da Cunha.

Claudemir Cabreira

Jornalista.