Direto da Redação

DIRETO DA REDAÇÃO - “Janela da infidelidade” está aberta



DIRETO DA REDAÇÃO - “Janela da infidelidade” está aberta

Foi dada a largada para as Eleições Municipais de 2024, marcadas para o dia 6 de outubro. O primeiro prazo do calendário oficial do ano está aberto. A janela partidária, também conhecida como “janela da infidelidade”, está em vigor desde quinta-feira, 7, e se estende até o dia 5 de abril. Esse é o único período em que os vereadores podem mudar de partido sem risco de perder o mandato.

Esse também é o prazo final para a filiação partidária de quem pretende concorrer à eleição à vereança ou à Prefeitura do município no pleito de outubro.

A Câmara está dividida entre os que permanecem na sigla de origem e os que pretendem empunhar nova bandeira partidária. A começar do presidente da Câmara, João Pedro Siqueira que já anunciou que vai trocar o PSDB pelo Avante, que é comandado na cidade por sua esposa Marta Elizabete Suana. O anuncio oficial deve ocorrer na segunda quinzena. João Pedro não esconde o desejo de ser candidato a prefeito e no PSDB não teria espaço, já que o partido declara apoio ao grupo do prefeito.

A lista dos que devem trocar partido engloba outros nomes como João Garcia Filho e Everaldo Lisboa, eleitos pelo PTB (que na fusão com o Patriota virou PRD), Cabo Santos eleito pelo Solidariedade e Murilo Jacob eleito pelo MDB. Outro que pende para a troca é Jeferson Leandro de Paiva, eleito pelo Democratas (hoje União Brasil).

Quem continua onde está: Cidinho do Paraiso (PRD), Pastorzão Claudenilson (eleito pelo PSC que agora é Podemos), João Paulo Cantarella (MDB), Daniel Arroio (PSD), Julinho Barbeiro (PP), Janaina Alves (PP) e Gustavo Pinato (União Brasil).

Como o prazo para mudança vai até 5 de abril, poderemos ter surpresas de um lado ou de outro. A conferir...

BATE PRONTO

- PRÉ-CANDIDATO –  O PL – Partido Liberal –pretende anunciar no início de abril o nome do seu pré-candidato a prefeito. O nome do empresário Paulo Okuma está cotadíssimo para ser o cabeça de chapa. “Vamos ter candidato a prefeito”, avisa o vice-presidente do partido Djalma Dela Rovere. Além de Okuma, o PL tem em suas fileiras o presidente do Sindicato Rural Marcos Mazeti que comanda a força do agro. Embora não fale abertamente em nomes, Djalma afirmou ainda que o partido terá chapa completa de vereadores.

- AINDA NO PL – O “Estadão publicou nesta sexta-feira, 8, que a ideia do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de transferir-se do Republicanos para o PL pode se converter em realidade. Os ruídos entre o governador e o Republicanos já vem de longe, a começar no apoio a candidatos a prefeito no Estado e continuam com a aproximação do cacique da legenda, o deputado federal Marcos Pereira, com o governo de Lula com vistas à eleição para a Presidência da Câmara que se somaram a ruídos anteriores e contribuem para deteriorar a relação. Nem um, nem outro confirmam a tese da separação. 

REELEIÇÃO E UNIFICAÇÃO – O Senado Federal começa a tratar de dois temas importantes: o fim da reeleição para cargos do Executivo, com extensão de mandato para cinco anos; e a unificação das eleições. Na questão da unificação das eleições de prefeito e vereadores com a de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual, estuda-se uma regra de transição. A proposta já começa a andar e tem relator nomeado: o senador Marcelo Castro (MDB-PI) 

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

Chegou março e com ele uma velha conhecida: a neblina. Depois de dias seguidos de calor de 38 graus, a cidade amanheceu na quarta-feira, 6, coberta pela neblina logo dissipada pelo sol. Com a aproximação do Outono esse fenômeno costuma se repetir com mais frequência.

POSITIVO

A Santa Casa Fernandópolis realizou no final de semana operação para captação múltipla de órgãos para transplantes, procedimento que durou cerca de 4 horas e incluiu a retirada de fígado, rins, coração para válvula e córneas. Como disse o médico Sandro Serafim, presidente da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, o gesto de consentimento da família foi fundamental para o sucesso da missão. “Agradecemos imensamente à família da doadora, que em um momento de dor, escolheu compartilhar esperança e vida”, disse.

NEGATIVO

A baixa procura dos eleitores dos bairros Jardim Ipanema, Redentor e Ipanema em transferir o título eleitoral para a nova seção criada na Escola Alberto Senra, atendendo uma reivindicação antiga dos moradores que precisavam fazer grandes deslocamentos para votar nas eleições. O chefe do Cartório Eleitoral Alexandre Rocha lembrou que 1,6 mil eleitores podem transferir o título e votar mais próximo de casa. Mas, até agora, pouco mais de 80 procuraram o cartório. Ele teme que a maioria deixe para a última hora como é tradição do brasileiro. O prazo final é 8 de maio. Quem ir agora encontrará o cartório com pouco movimento.

Claudemir Cabreira

Jornalista.