Direto da Redação

Direto da Redação: Meio milhão em multas



De janeiro a junho deste ano, motoristas e motociclistas infratores de Fernandópolis enfiaram a mão no bolso para bancar a conta do desrespeito:  R$ 531.822,94. Esse balanço da Semutran – Secretaria Municipal de Trânsito – foi publicado esta semana no Diário Oficial Eletrônico e refere-se ao pagamento de 2.950 multas por 56 infrações catalogadas pelo Código Brasileiro de Trânsito no período entre janeiro e junho deste ano.
Essa informação divulgada pela Semutran coincide com o balanço das multas aplicadas no primeiro semestre deste ano pela Polícia Militar em Fernandópolis, a pedido do CIDADÃO e Rádio Difusora FM. Foram aplicadas 1.733 multas, média de 9,5 multas por dia. Essa conta começa a chegar a partir de agora para os infratores.

Bate pronto

Bate pronto

VISITA – O deputado estadual Itamar Borges (MDB) esteve em Fernandópolis nesta semana, se reuniu com o diretório e vereadores do partido e fez uma visita à redação da Rádio Difusora FM e CIDADÃO.

  PRESTANDO CONTAS – O deputado estadual e presidente da Alesp Carlão Pignatari (PSDB) está em fase “paz e amor” com Fernandópolis. Esta semana os fernandopolenses começaram a receber em suas casas um folder de prestação de contas do deputado sobre o total de verbas indicadas pelo parlamentar para a cidade e que não foram poucas. Na capa o título: “Fernandópolis – uma cidade que está em nosso coração”.

  LAVANDERIA – A sessão extraordinária de quinta-feira, 14, na Câmara de Fernandópolis para votação de 11 projetos virou uma espécie de sessão para se lavar “roupa suja” no plenário. Sobraram dedo no olho e cotoveladas na discussão de um projeto de suplementação de verbas de R$ 21 milhões. No final, o presidente Gustavo Pinato soltou a frase: “quem quiser se aparecer que pendure uma melancia no pescoço”. A Câmara de Fernandópolis está em recesso até 2 de agosto.

  PRAZO DAS CONVENÇÕES - O dia 20 de julho, marcará o início da janela para realização das convenções partidárias, que se estenderá até dia 5 de agosto. É quando fecha o prazo para escolha dos candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Dia 16, será dada a largada para a campanha eleitoral. Dia 26 de agosto, começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV.

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

A equipe de Fernandópolis que foi a grande campeã do Torneio SESC de Vôlei Feminino após vitória de 2 x 0 sobre o time de Rio Preto no último domingo. “Nossa equipe jogou muito bem, mantendo a regularidade que teve durante toda a competição”, destacou o técnico Fábio Cavariani. A equipe de Vôlei Masculino ficou com o vice-campeonato.

Positivo

O 4º FernanRaiá foi um grande sucesso, de público e de solidariedade, após dois anos sem a festa por causa da pandemia. O evento reuniu 14 entidades assistenciais de Fernandópolis que cuidaram de uma grande praça de alimentação, oferecendo diferentes pratos culinários e atendendo todos os paladares. O resultado foi uma renda que será revertida para a manutenção dos projetos sociais desenvolvidos em cada entidade. Show no palco e atrações, como a Casa do Caboclo e Casa do Artesão, atraíram grande público nas três noites do evento.

Negativo

CIDADÃO trouxe na última edição que a multa de trânsito por manuseio de celular ao volante continuou no topo da lista das infrações cometidas pelos motoristas de Fernandópolis no primeiro semestre do ano. No decorrer da semana, o Detran também divulgou que houve aumento de 160% no total de multas aplicadas no estado de São Paulo por uso de celular ao volante.  Foram 140.451 autuações no primeiro semestre deste ano, contra 53.964 no ano passado. É geral a negligência dos motoristas. Assim como a bebida alcoólica, celular também não combina com direção.

Claudemir Cabreira

Jornalista.