Direto da Redação

Direto da Redação: MP diz que decisão sobre festas no final de ano é do Poder Público



O Ministério Público de Fernandópolis, através da promotora Laila Honain Pagliuso, secretária da Promotoria de Justiça de Fernandópolis, emitiu nota nesta quinta-feira, 9, para esclarecer que não houve recomendação aos municípios da comarca para evitarem festas neste final de ano, por conta da variante Ômicron da Covid-19.
“Tal medida deve ser adotada pelo próprio Poder Público, observando-se as regras constantes do Decreto Estadual n. 65.897 de 30 de julho de 2021, bem como as orientações da Vigilância Sanitária Municipal”, anotou a promotora.
O promotor de Justiça José Vieira da Costa Neto, de Nhandeara, que pertence à promotoria de Justiça de Votuporanga, orientou esta semana os prefeitos de seis cidades da região a não realizarem, não incentivarem e não promoverem festas na virada do ano, sejam shows, queima de fogos ou qualquer outro evento. A recomendação foi expedida para as prefeituras de Nhandeara, Floreal, Magda, Gastão Vidigal, Monções e Nova Luzitânia. O promotor justifica o pedido no fato de que o coronavírus continua circulando, contagiando “um número considerável de pessoas”, que a preocupação é ainda maior agora, com a variante Ômicron.

Bate pronto

DINHEIRO NO BOLSO – Finalmente, os mais de 50 funcionários da massa falida do Água Viva Thermas Clube receberam na semana passada parte dos direitos trabalhistas. Em média, cada um recebeu valor que variou de R$ 30 a 60 mil. Não é o total da ação trabalhista, mas o possível na divisão do valor auferido no leilão realizado em 2019 arrematado por cerca de R$ 6, 1 milhões pelo empresário Luis Antonio Rodrigues. Quem, finalmente, pôde receber parte dos direitos, estava muito feliz pelo dinheiro que chegou em boa hora.

  NOVO PRESIDENTE -  O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo elegeu novo presidente. Dimas Ramalho, que é cidadão fernandopolense, vai presidir a Corte de Contas paulista durante o ano de 2022, sucedendo Cristiana de Castro Moraes. Este será o segundo mandato de Dimas Ramalho, que presidiu o órgão em 2016. A propósito: Dimas Ramalho assinou despacho publicado esta semana notificando o prefeito André Pessuto para prestar esclarecimentos no prazo de 15 dias sobre ocorrências ou impropriedades apontadas no relatório da fiscalização do TCE.

  HOMENAGEM - O prefeito André Pessuto recebe neste domingo, 12, a medalha ‘Capitão Synésio de Mello e Oliveira’ outorgada pela Polícia Militar. A honraria, uma das mais importantes oferecidas pela corporação que completa 190 anos de fundação, foi indicação do comando geral do 16º BPM/I em virtude das inúmeras ações de parcerias realizadas entre prefeitura e PM, entres elas: construção da nova sede da 1ª Companhia, implementação das atividades delegadas, instalação do monitoramento de câmeras de segurança na cidade, entre outras ações.

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

A cena incomodou muitos fernandopolenses e foi parar nas redes sociais, com famílias de venezuelanos, incluindo crianças, nos semáforos pedindo ajuda dos que passavam de carro. A Prefeitura de Fernandópolis, chegou a emitir nota oficial, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania informando que estava acompanhando e dando suporte para as famílias.

Positivo

A voz povo foi ouvida pela prefeitura. A Praça Dr. Waltrudes Baraldi no Jardim Santista foi faxinada após a reclamação dos moradores repercutidas pelo jornal CIDADÃO mostrando que o espaço de lazer do bairro estava tomado pelo mato e sem condições de uso. Com a população impedida de frequentar a praça, ela virou ponto de uso de drogas. Equipe da prefeitura promoveu a limpeza de todo o espaço. Os moradores ainda cobram da prefeitura a poda das arvores, para melhor luminosidade do espaço no horário noturno. Querem a praça de volta para uso da população.

Negativo

Pra que servem as audiências públicas? Criadas como importante mecanismo de participação social, quando convocadas, acabam virando, como se diz na música “samba de uma nota só”. A Câmara realizou duas audiências públicas esta semana para tratar da implantação de ciclovias nos futuros bairros de Fernandópolis e discutir o orçamento do município de 2022. A participação popular foi zero, ou quase zero. Nem mesmo quem é parte na discussão, muitas vezes, dá de ombros para esses eventos. Perde-se a oportunidade do debate e da busca de soluções.

Claudemir Cabreira

Jornalista.