Direto da Redação

Direto da Redação: Onde estão os eleitores?



Os 177 candidatos (prefeito/vice e vereador) já começaram a maratona de caça aos votos dos 53.849 eleitores aptos a comparecer às urnas em 15 de novembro. O tempo é curto, restam 45 dias para o processo de convencimento do eleitorado.
CIDADÃO levantou junto ao Cartório da 150ª Zona Eleitoral a distribuição do eleitorado pelas seções de votação e os separou por regiões: Sul, Norte, Leste, Oeste, Centro e Distrito de Brasitânia. 
O maior colégio de eleitores se concentra na área central da cidade, nas escolas Joaquim Antonio Pereira (Aparecida), EELAS, Coronel (Jardim América) e ETEC (Jardim Paulista). São escolas bem próximas do centro da cidade. Nelas votam 14.711 eleitores, muitos oriundos de diferentes bairros da cidade. 
As demais escolas já estão mais afastadas da área central. Na zona sul, por exemplo, 10.505 eleitores votam nas Escolas José Belúcio (Caic), Sesi (Albino Minineli) e Afonso Cáfaro (bairro do Estádio). 
Com 10.325 eleitores, a zona leste aparece em terceiro no ranking. As seções de votações estão instaladas nas Escolas Armelindo Ferrari (Guanabara), Carlos Barozzi (Brasilândia) e Prof. Ivonete Amaral da Silva Rosa (São Bernardo). 
Na zona norte, que é separada pela Rodovia Euclides da Cunha, votam 9.762 pessoas nas escolas Fernando Barbosa Lima (Jardim Araguaia), Prof. Antonio Tanuri (Jardim do Trevo/Ubirajara), Koei Arakaki (Jardim Paraíso) e Pedro Malavazi (Cohab Antonio Brandini). 
Com dois locais de votação, a zona oeste reúne 7.745 eleitores, distribuídos em seções nas escolas João Garcia Andreo e Saturnino Leon Arroyo (Bela Vista). O último reduto de eleitores do município se concentra no Distrito de Brasitânia onde estão inscritos 801 eleitores. Os candidatos já estão gastando a sola de sapato para encontrar os eleitores.

Bate Pronto

APARTIDÁRIA –A Santa Casa de Fernandópolis emitiu nota nesta quinta-feira, 1º, para se posicionar frente as eleições municipais. A instituição se auto declarou apartidária. “A Santa Casa Fernandópolis é uma associação civil de direito privado e sem fins lucrativos e, por sua relação com saúde pública no atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), se mantém apartidária, não apoiando nenhum candidato ao legislativo ou executivo dos municípios de sua abrangência. Porém, almejamos que todos os candidatos tenham êxito em possibilitar um processo democrático íntegro, com a exposição de seus anseios e propostas para o benefício de toda a comunidade, dando atenção às tão importantes políticas voltadas a saúde pública”.

MENOS MULHERES – Nas seis cidades da comarca de Fernandópolis a disputa pela prefeitura vai movimentar 15 candidatos. Apenas três mulheres: Márcia Adriano (Avante/PSDB/MDB) em Meridiano. Bernadete Sponquiado (DEM/PSDB) e Cristina Aydar (PROS) em Indiaporã. Esse é o mesmo número de mulheres que estão atualmente no comando das cidades de Macedônia (Lucilene Marsola), Indiaporã (Elaine Rocha) e Ouroeste (Lívia Costa Oliveira). Das atuais candidatas, Márcia Adriano de Meridiano, lembre-se, era vice-prefeita de Onivaldo Rissato, chapa que foi cassada pela Justiça Eleitoral. Agora ela vem para a disputa como cabeça da chapa.

MAIS HOMENS – São doze os homens que se candidataram a prefeito nas cidades da comarca. Pedranópolis, Macedônia, Ouroeste e Guarani d´Oeste não tem mulheres na disputa. Em Indiaporã, Aderito Camargo (MDB/PSDB) disputa a prefeitura com Bernadete e Cristina Aydar. Em Meridiano, Márcia vai enfrentar o atual prefeito Maycon Japonês (PODE) e Lindo (DEM). Em Macedônia, a eleição vai reunir Nico (PTB) e Reginaldo Marcomini (Republicanos/PSD/PL). Pedranópolis terá Marquinhos Adriano (PTB/DEM/Patriota/PP) e Rodrigo da Funerária (Solidariedade/MDB/Pode). Ouroeste – Dr. Alex (PP/PSDB) e San Vet (PSDB). A menor cidade da comarca, Guarani d´Oeste, terá três candidatos: Genivaldo Lacerda (Republicanos/DEM), Jaiminho Ribeiro (PP), Nilson Timporin (PTB/MDB/PSDB).

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

O fernandopolense suou às bicas esta semana. Os termômetros enlouqueceram com a onda de calor que tomou conta da primeira semana da primavera. O sol ardente sobre a cidade fez os termômetros tornarem as temperaturas acima dos 40 graus uma rotina nesta semana. Estação do Ciiagro em Fernandópolis registrou 40 graus na segunda, 41,6 na terça e quarta, 41,2 na quinta e na sexta. A sensação térmica andou pela casa dos 45 graus.

Positivo

A retomada do atendimento pela Clínica Odontológica da Universidade Brasil no Campus Fernandópolis desde quinta-feira para atendimento ao público. Seguindo todos os protocolos por conta da pandemia, a primeira especialidade a retornar foi a Implantodontia, que dá sequência aos atendimentos para pacientes com grandes perdas dentárias. Nas próximas semanas, voltam a Ortodontia e Endodontia e demais clínicas. A clínica conta com cerca de 400 alunos que, supervisionados por professores, realizam procedimentos em pacientes de todas as idades.

Negativo

Os vereadores de Jales tiveram que dar um passo atrás no projeto que reajustou salários dos agentes políticos (prefeito, vice, vereadores e secretários) a partir do próximo mandato, isso em plena pandemia do coronavírus. O prefeito Flá, que não é candidato a reeleição, vetou o projeto integralmente. Nesta semana, os vereadores decidiram recuar e aprovaram o veto. No projeto proposto, a Câmara não respeitou o que estabeleceu a Lei Complementar Federal 173, que vedou qualquer tipo de reajustes nos salários e subsídios até dezembro de 2021.

Claudemir Cabreira

Jornalista.