Direto da Redação

Direto da Redação: Partidos têm até o dia 18 para atualizar lista de filiados



Faltando 176 dias para as eleições gerais no Brasil, com primeiro turno marcado para o dia 2 de outubro, os partidos políticos devem enviar à Justiça Eleitoral a lista de filiados, atualizada, até o próximo dia 18 de abril. A atualização deve ser feita por meio do Sistema de Filiação Partidária (Filia), incluindo o nome do filiado, o número do título de eleitor e a data de filiação.
Em Fernandópolis, conforme a última atualização do TSE – Tribunal Superior Eleitoral – são 6.756 eleitores que estão filiados em 32 partidos. O MDB segue na liderança do número de filiados: 2.332. A novidade nas listas dos partidos foi a fusão do DEM com o PSL surgindo o União Brasil. O DEM tinha 468 filiados e PSL 72. Se juntar os filiados dos dois partidos, o novo partido ficaria com 540 filiados e viria logo atrás do MDB. Depois aparecem PTB 491, PSDB 432, PT 377, PDT 354, PL 269, PP 258, PSD 208, Patriota 171, Cidadania 168, PV 165, PSC 156, PMN 154, Republicanos 133, Solidariedade 128, PSB 112 e segue a lista com outros 15 partidos com número de filiados abaixo de 100. 
Com a atualização obrigatória que os partidos terão que fazer até o dia 18 de abril junto ao TSE, se terá uma clara ideia da movimentação de filiados entre os partidos, quem ganhou ou quem perdeu. A conferir...

Bate pronto

Bate pronto

  HORA DA CHAMADA – O secretário de Gestão da Prefeitura, José Cassadante Junior (foto), confirmou em entrevista à Rádio Difusora que a partir da semana que vem a prefeitura começa a chamar os aprovados no processo seletivo. Cada secretaria, segundo ele, já está fazendo a solicitação. Só o setor de obras deve pedir 50 servidores para agilizar os cuidados com a cidade. As convocações serão feitas através do Diário Oficial Eletrônicos e os aprovados devem ser informados por e-mail da chamada e têm prazo de 5 dias para assumir a função. O Processo Seletivo emergencial atraiu mais de 4 mil candidatos para 297 vagas. A prefeitura trabalha na reforma administrativa e já prevê concurso público até o final do ano.

  CASO PASTORZÃO - O delegado de Polícia Assistente da Delegacia Seccional de Polícia de Fernandópolis, Ailton Canato abriu inquérito policial para apurar o caso envolvendo o vereador Claudenilson Alves de Araújo (PSC) conhecido por Pastorzão, que teria usado carro da Câmara de Fernandópolis em viagem de cunho particular. A decisão com base no chamado crime de ação pública incondicionada, que é quando a autoridade policial toma conhecimento de suposto crime, no caso, amplamente divulgado pela imprensa. A investigação em questão, vai averiguar se houve o crime de peculato, por envolver agente público (vereador) que, “em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiros”.

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

A cena registrada durante a semana no centro de Fernandópolis. Funcionário de uma das operadoras de internet a cabo trabalha em meio ao emaranhado de fios e cabos na esquina da Rua Rio de Janeiro com a Avenida Manoel Marques Rosa. Não fosse a escada, passaria despercebido. O quadro caótico na cidade é ainda um desafio para as autoridades.

Positivo

Um alívio na conta de luz. O governo decidiu antecipar em 15 dias o fim da bandeira escassez hídrica, que deixará de existir no próximo dia 15 de abril. A decisão foi tomada pelo Comitê de Monitoramento e anunciada em nota pelo Ministério de Minas e Energia na noite de quarta-feira. A partir do próximo dia 16 será adotada a bandeira verde, que não tem custo extra para o consumidor. Atualmente, os consumidores pagam taxa da bandeira da escassez hídrica que representa um custo de 14,20 a cada 100 quilowatts –hora consumido.

Negativo

A proliferação de grilos pela cidade vem incomodando a população. A 'cantoria', os aparecimentos repentinos e até a quantidade de insetos está tirando a paciência e o sono de muita gente. A explicação da biologia para este fenômeno, o clima, mostra que a estadia dos grilos ainda deve perdurar por um tempinho por aqui. Biólogos apontam que o motivo da invasão também é indicativo de desequilíbrio ambiental. O som emitido pelos grilos é do macho na tentativa de atrair a fêmea para o acasalamento. E cada fêmea pode postar até 100 ovos.

Claudemir Cabreira

Jornalista.