O calendário eleitoral neste momento cumpre prazo burocrático de registro das candidaturas na Justiça Eleitoral. Esse período se estende até o dia 15. Até a tarde desta sexta-feira, o site para registro de candidaturas do TSE, o DivulgaCandContas, trazia o registro dos candidatos a prefeito Rodrigo Ortunho, Murilo Jacob e Avenor Bim, com seus respectivos vices (Cida Pessoto, João Pedro da Caixa e Flávia Resende). Quatro partidos também já registraram seus candidatos a vereador: Novo, Avante, PRD e PSD. No total, são 54 candidatos a vereador já registrados.
A campanha eleitoral, começa no dia 16 de agosto, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa. Por enquanto, a campanha é camuflada com adesivos em carros e vídeos em redes sociais. Aliás, a internet deverá ser o principal campo de batalha pelo voto nestas eleições.
BATE PRONTO
- NO RÁDIO - A propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. De segunda-feira a domingo, as emissoras de rádio e de televisão devem reservar 70 minutos diários para o horário eleitoral gratuito, que terá inserções de propaganda eleitoral de 30 e 60 segundos. O tempo será dividido na proporção de 60% para o cargo de prefeito e 40% por cento para cargo de vereador.
- RÁDIO 2 - Nas eleições para o cargo de prefeito, as emissoras devem veicular a propaganda eleitoral gratuita de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, na rádio; e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, na televisão.
- PRESENCIAL – Quem quiser acompanhar as sessões legislativas no Palácio 22 de Maio Prefeito Edison Rolim terá que ser no modo presencial. Por conta da legislação eleitoral, as transmissões pela rádio ou internet ficarão suspensas no período da campanha informou o presidente do legislativo João Pedro Siqueira.
FOTO DA SEMANA
A imagem captada pela câmera da Rádio Difusora FM instalada na torre no alto do Edifício Atlantis da queimada na tarde de quarta-feira, 7, impressiona pelo volume de fumaça. Foi a segunda queimada e destruiu uma plantação de cana entre os conjuntos habitacionais e plantação de seringueira na estrada que liga Fernandópolis a Meridiano.
POSITIVO
O trabalho desenvolvido pela Comissão das Mulheres Advogadas da OAB de Fernandópolis que tem na presidência a advogada Vanessa Buosi. Ela lançou no ano passado o projeto OAB para Elas para dar assistência a mulheres vítimas da violência. O projeto já mobiliza cerca de três dezenas de mulheres advogadas. Neste sábado, o projeto OAB para Elas realiza a “Marcha para Elas” para marcar o Agosto Lilás de luta contra a violência que atinge as mulheres.
NEGATIVO
A onda de queimadas que atingiu Fernandópolis na quarta-feira que exigiu esforço sobre-humano do Corpo de Bombeiros no combate as chamas. Uma das queimadas atingiu, como de costume, área do Jardim Vitória ao lado da Expo. O fogo chegou perto das moradias e deixou os moradores apavorados. Com a estiagem, o matagal seco é combustível para o fogo que se alastra rapidamente por conta do vento comum nesta época. É a combinação perfeita para o desastre...