Direto da Redação

Direto da Redação: Registro dos candidatos começam a pipocar no site do TSE



Direto da Redação: Registro dos candidatos começam a pipocar no site do TSE
Novo modelo de urna eletrônica. O TSE recebeu 225 mil máquinas serão utilizadas nas eleições deste ano

Os partidos políticos têm até o dia 15 de agosto para o registro dos candidatos a presidente, vice-presidente, senador, suplente de senador, governador, vice-governador, deputado federal e deputado estadual decididos nas convenções cujo prazo final ocorreu ontem.
Os primeiros pedidos de registros já começam a pipocar no site TSE. Até ontem, apenas três partidos encaminharam os pedidos de registros das candidaturas: PSD, Novo, UP e União Brasil. A maior parte dos partidos deixou para a semana que vem.
Assim, com registro oficialmente protocolado na Justiça Eleitoral, Fernandópolis tinha até o fim da tarde desta sexta-feira, 5, dois candidatos a deputado estadual: o empresário Renato Colombano (PSD) e a advogada Eliana Careti (União Brasil). Colombano vai disputar sua terceira eleição, a primeira como candidato a deputado estadual. Já disputou cargos de vereador (2012) e prefeito (2020). Já Eliana Careti disputou em 2020 eleição para o legislativo de Fernandópolis. 
Há outros nomes de Fernandópolis para ingressar no site do TSE, casos de Gilmar Gimenes (PL), Fausto Pinato (PP), Henri Dias (Solidariedade) na disputa para deputado federal; Cidinho do Paraiso (PTB) e o policial militar Ricardo Pedroso (PL) a estadual. De todos estes nomes de Fernandópolis, Aparecido Moreira, o Cidinho do Paraiso, é nome que mais frequentou as urnas eletrônicas. Ele disputou as eleições de 2004, 2008, 2012, 2016 e 2020 para vereador (foi eleito nas duas últimas) e em 2014 e 2018 para deputado federal. Agora vai para a sétima eleição.

Bate pronto

VAI DE VICE – Depois de ter seu nome inserido como candidato a reeleição para a Câmara Federal, o deputado Geninho Zuliani (União Brasil) topou ser candidato a vice na chapa do atual governador e candidato a reeleição, Rodrigo Garcia. Ambos são da região. Rodrigo nasceu em Tanabi e Zuliani é natural de Ribeirão Pires, foi prefeito de Olímpia e agora tem domicílio eleitoral em Rio Preto.

  PREPAREM OS OUVIDOS – No dia 26 de agosto, uma sexta-feira, começa a ser veiculada no rádio e TV a propaganda eleitoral gratuita para primeiro turno. As inserções seguem até o dia 29 de setembro de 2022, uma quinta-feira — três dias antes das eleições, que acontecem no domingo, dia 2 de outubro de 2022. Nas emissoras de rádio, as propagandas serão exibidas de segunda a sábado, em dois blocos: às 7h às e às 12h. Na televisão, sempre às 13h e às 20h30.

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

Esse triciclo adquirido pela prefeitura com recursos do Fatran (o Fundo de Assistência ao Trânsito que reúne os recursos recebidos com as multas de trânsito aplicadas no município) é novidade anunciada pela Secretaria de Trânsito. Ele chega para agilizar os serviços de sinalização de trânsito, que era realizada manualmente.  Tem a capacidade para pintar cinco mil metros por hora e, segundo a Semutran, o novo veículo também promove uma economia de uso e gasto com as tintas pelo seu sistema automatizado. A estreia do novo equipamento ocorreu no Distrito de Brasitânia esta semana como mostra a foto.

Positivo

Inegável o trabalho realizado pelas escolas de Fernandópolis para mobilizar os estudantes e a comunidade. Agora mesmo, a Escola João Garcia Andreo está retomando projetos como o “Zambart” (dança, arte e cultura) que movimenta os alunos no contraturno escolar. Também o projeto “Lacre Amigo” trabalha o lado da solidariedade, educação ambiental e educação, com expectativa de arrecadar 200 garrafas PETS de 2 litros com lacres que serão destinados a AVCC. Tudo que os estudantes precisam após dois anos de pandemia para trabalhar o lado emocional e social.

Negativo

A Avenida Augusto Cavalin voltou ao noticiário esta semana por conta de nova tragédia que resultou na morte de Tainá dos Santos Moreira, 25 anos. Outras duas jovens ficaram feridas gravemente. O motivo é recorrente: o excesso de velocidade. Há muito se cobra medidas do Poder Público para coibir velocidade de rodovia em uma avenida que dá acesso a bairros, faculdade e Hospital de Amor. Já foi prometido radar, rotatórias, mas nada foi feito para garantir a segurança de quem transita pela ou via ou faz caminhada pelo calçadão. Com a palavra a Prefeitura.

Claudemir Cabreira

Jornalista.