Direto da Redação

DIRETO DA REDAÇÃO: Sucessão na Câmara já começou



A eleição da mesa da Câmara para o segundo biênio legislativo vai acontecer no dia 12 de novembro, conforme está expresso no artigo 11 do Regimento. A 308 dias de escolher quem sucederá o atual presidente Gustavo Pinato, o vereador Julio Cesar de Oliveira Cebin (PP), o Julinho Barbeiro, tratou de tirar o assunto dos bastidores. Na entrevista que concedeu na quarta-feira, 5, no programa Rotativa no Ar da Rádio Difusora FM, ele não tergiversou: “Vou lançar minha candidatura. Estou preparado para o cargo, aprendi muito com o Gustavo Pinato”, afirmou. 
A antecipação da campanha eleitoral no legislativo revela que o ano político na Câmara promete. Dois nomes já estão, por assim dizer, na raia: João Pedro Siqueira (PSDB) e agora Julinho Barbeiro. 
Hoje estão desimpedidos para se colocarem na disputa, além de João Pedro e Julinho, os vereadores Pastorzão Claudenilson, Jeferson da Fef, Cabo Santos, Everaldo Lisboa e Cidinho do Paraiso. João Garcia Filho e Janaina Andrade são servidores públicos; Daniel Arroio, Murilo Jacob e João Paulo Cantarella são advogados. Esses cinco teriam que se desincompatibilizar de cargos e funções e, com exceção de João Garcia, não cogitam essa possibilidade. A Mesa será eleita por maioria simples de votos, em votação aberta e nominal no dia 12 de novembro.

BATE PRONTO

  RECARREGANDO BATERIAS – O prefeito André Pessuto começou o ano aprimorando a forma física. No domingo, 2, esteve na Casa de Portugal onde se revezou entre piscina e sauna recarregando as baterias para o Ano Novo. Está otimista em relação ao ano de 2022. Diz que tem R$ 40 milhões em projetos em andamento no governo. Em se tratando de ano eleitoral, Pessuto aposta que muita coisa boa deve ser liberada para Fernandópolis. A conferir...

  EXONERADO – A portaria de exoneração do secretário municipal de Educação Carlos Cabral foi publicada na última edição do Diário Oficial do Município de 2021 (30 de dezembro). O afastamento que deve perdurar até maio foi necessário para que Cabral possa “regularizar e finalizar seu processo de aposentadoria junto a Rede Estadual de Ensino”. Para o cargo foi nomeada interinamente a servidora municipal, Lucimara P. Rossato. Desde que assumiu o cargo em janeiro deste ano, este já é o segundo afastamento do secretário para resolver questões funcionais com o Estado. Em junho passado, ele se afastou por 15 dias.

  PROPAGANDA ELEITORAL -  O TSE divulgou na quinta-feira as regras da propaganda eleitoral para as eleições de 2022, incluindo a utilização e geração do horário gratuito e as condutas ilícitas em campanha eleitoral. A norma incorporou sugestões e atualizou as regras entre elas, a possibilidade de realizar shows e eventos com o objetivo específico de arrecadar recursos para a campanha, o impulsionamento de conteúdo e a punição para quem espalha desinformação. As regras podem ser conferidas no site CIDADÃOnet.

  AGENDA - O ex-juiz e presidenciável Sérgio Moro (Podemos) confirmou presença em um evento com empresários de Rio Preto e região no próximo dia 1º de fevereiro.  A atividade, que abre o calendário de 2022 do Lide Noroeste Paulista, deverá ocorrer nos mesmos moldes do concorrido almoço-debate com o ex-presidente Michel Temer (MDB), aberto apenas a convidados. Marcos Scaldelai, presidente da entidade empresarial, diz que pretende trazer para debater com os empresários outros nomes da disputa à Presidência da República ao longo do ano, até a realização do primeiro turno, em outubro.

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

A fonte da Praça Dr. Fernando Jacob passa pelos últimos ajustes de regulagem dos esguichos e da iluminação para ser entregue oficialmente à população. A recuperação está sendo executada pela Sabesp em parceria com a Prefeitura. Esse foi um dos temas da entrevista com o diretor de Supervisão da Sabesp André Cavalini no programa Rotativa no Ar da Rádio Difusora FM, onde abordou também os investimentos da empresa de saneamento em Fernandópolis para garantir abastecimento de água e coleta de esgoto em 2022. A entrevista está disponível em vídeo no site CIDADÃOnet.

POSITIVO

Moradores da Rua Euclides Belantini no bairro Universitário há muito se mobilizam por uma praça na área institucional da prefeitura. Incomodados com o matagal da área já há algum tempo eles querem o apoio da prefeitura para que o local vire uma praça de lazer para os moradores. A moradora Egla Munhoz gostaria de transformar o local em “praça dos amigos”. Já plantaram árvores, realizam a poda, mas enfrentam a dificuldade de não terem a estrutura e tempo para uma conservação adequada. O mesmo apelo foi encaminhado às autoridades do município.

NEGATIVO

O prefeito André Pessuto chegou a publicar no final do ano um decreto regulamentando o “Programa de Adoção de Praças, Jardins e Logradouros Públicos” que permite transferir o ônus de ajardinamento, conservação e manutenção de praças, jardins e logradouros públicos a pessoas físicas e jurídicas. O que poderia ser uma boa iniciativa para melhorar o visual da cidade esbarra na burocracia. A lista de exigências para formalizar a parceria é de desanimar quem apenas quer ajudar a administração pública. Um pouco mais de facilidade ajuda...

Claudemir Cabreira

Jornalista.