Direto da Redação

Direto da Redação: Tucanos em clima de eleição



Direto da Redação: Tucanos em clima de eleição

Revoada de tucanos neste sábado em direção a Rio Preto para novo encontro de prévias do partido para a eleição de 2022. Eles estão sendo convocados para encontro com o  governador João Doria, que esteve em Rio Preto na quinta-feira para lançar programa de recuperação de estradas rurais, e retorna à cidade neste sábado para participar do encontro às 10 horas no Ipê Park Hotel, entre Rio Preto e Cedral. 
Doria tenta se viabilizar candidato a presidente pela sigla e disputa prévia com o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite e com o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto. As prévias estão marcadas para 21 de novembro. O vice-governador Rodrigo Garcia, único inscrito para disputar a prévia do partido para o governo de São Paulo, também estará ao evento.
O ninho tucano anda alvoraçado. Doria encontra resistências dentro do partido, principalmente entre os tucanos ligados a Geraldo Alckmin que já anunciou apoio a Leite. 
Com o ambiente eleitoral acirrado, a prévia para definir o candidato a presidente terá direito a três debates em grupos de comunicação. O primeiro será na terça-feira, 19, organizado pela Globo. Nos bastidores, revelam os tucanos, a pressão aumenta a cada dia. A definição do escolhido passa também por uma complexa matemática no peso dos votos. 
A nossa região tem peso importante nas prévias. São mais de 17 mil filiados. Em Fernandópolis, são cerca de 450. Tucanos com mandatos em Fernandópolis são o vice-prefeito Artur Silveira e o vereador João Pedro Siqueira. Tem ainda tucanos no governo municipal: Carlos Cabral, Ivan Veronesi e Paulo Boaventura. 
Como o tempo é curto, Doria e Rodrigo estão centralizando reuniões nas sedes de regiões administrativas. Eles já passaram por São José dos Campos, Araçatuba e Presidente Prudente. Não esperem Doria em Fernandópolis. Ele esteve aqui em 2018 em campanha eleitoral e nunca mais voltou.

Bate pronto

  DE PAÇO A ESCOLAS – O velho Paço Municipal da Rua Bahia, recentemente entregue ao Iprem – Instituto de Previdencia Municipal - para amortizar a dívida atuarial do município, poderá voltar às mãos da Prefeitura. Caminha a passos largos o projeto para transferir para o local escolas da rede municipal que hoje funcionam em prédios alugados. Recentemente durante sessão da Câmara, o presidente Gustavo Pinato deu a dica que a Secretaria da Educação deverá comprar o prédio e instalar ali unidades escolares. O processo de compra caminha e deve ser formalizado em breve.

  PEJOTIZAÇÃO - A pejotização ocorre quando o trabalhador, através de uma pessoa jurídica aberta (empresa) com o único intuito de emitir notas fiscais, executa trabalho exclusivo de pessoa física, com a intenção de mascarar a relação de emprego existente. Segundo o vereador Murilo Jacob (MDB) a empresa que opera a Área Azul está fazendo com que os funcionários virem MEIs numa espécie de terceirização do serviço. Para o vereador isso é burlar a legislação trabalhista, fiscal e previdenciária. Nem mesmo a reunião da empresa com os vereadores amenizou o clima. Choveram denúncias contra a empresa na última sessão.

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

Depois de meses de seca implacável, a imagem da frente fria avançando sobre Fernandópolis na manhã de quinta-feira, 14, representa um alívio geral. Nos primeiros 15 dias de outubro já choveu quase 100 milímetros em Fernandópolis, correspondente ao volume de chuva esperado para o mês. Só esta semana, a chuva acumulada na cidade chegou a 72,5 mm.

Positivo

Na semana que o Brasil ultrapassou a marca de 100 milhões de brasileiros com a imunização contra a Covid completa, Fernandópolis também atingiu uma marca simbólica. Na quinta-feira, a cidade superou a marca de 50 mil fernandopolenses com a vacinação completa (duas doses ou dose única). Com a adesão à vacina, os números da pandemia estão em queda contínua, seja de novos contaminados, internações e óbitos. É a vitória da vacina que está tirando o peso de uma pandemia que vitimou mais de 600 mil brasileiros. No horizonte um final de ano mais leve.

Negativo

É sempre assim. Após os feriados esticados com pontos facultativos chovem reclamações de moradores. O feriado prolongado dessa semana não foi diferente. Os fernandopolenses que foram as Unidades Básicas de Saúde na quarta-feira, 13, encontraram as UBSs lotadas. Mas, vem outro feriadão pela frente, ampliado pela celebração do Dia do Servidor, que passou do dia 28 para o dia 29 (sexta-feira) e que será somado ao ponto facultativo de segunda-feira, dia 1º, e o feriado de Finados, 2. Serão cinco dias de UBSs fechadas, sem contar outros serviços públicos.

Claudemir Cabreira

Jornalista.