Direto da Redação

Direto da Redação: Uma semana para a campanha ir para as ruas e internet



As convenções partidárias já foram realizadas, Fernandópolis fechou com três chapas de candidatos a prefeito, mas ainda não se sabe quantos serão os candidatos que vão disputar uma das 13 cadeiras no legislativo. Estima-se em 180 candidatos. Não se tem ainda a lista de candidatos fechada. Os partidos ainda buscam nomes até o prazo final de registro, 26 de setembro às 19 horas. Cumprida essa etapa, com os pedidos registros efetivados na Justiça Eleitoral, os candidatos estarão liberados para iniciarem a campanha eleitoral, inclusive pela internet. Por conta da pandemia do coronavírus, devem seguir os protocolos estabelecidos pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral.
A campanha eleitoral no rádio vai começar no dia 9 de outubro e se estende até 13 de novembro. Já na próxima semana, a Justiça Eleitoral deve definir o tempo de propaganda no rádio. Este ano a novidade é que as coligações conseguirão somar tempo no rádio apenas na eleição para prefeito. Na disputa para vereador, sem coligações, cada partido terá que se virar com o tempo que dispor. 
A Justiça Eleitoral também tem seus prazos a cumprir. Na quarta-feira, 16, por exemplo terminou o prazo para publicação do edital de convocação dos mesários. Na 150ª Zona Eleitoral de Fernandópolis, sob responsabilidade do juiz Vinicius Castrequini Bufulin, já foram convocados os 536 mesários para atuarem nas seções eleitorais no dia 15 de novembro. O mesmo procedimento foi feito pelo juiz da 302ª Zona Eleitoral (municípios da Comarca) Renato Soares de Melo Filho. 
O TSE já liberou ferramenta para consultas de candidaturas por município e cargo, com acesso às informações detalhadas sobre a situação dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, conforme vão ingressando os pedidos de registro. A ferramenta está disponível na plataforma DivulgaCandContas (http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/). A ferramenta traz ainda todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas. O sistema é aberto a todos os cidadãos, sem necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário.

Bate Pronto

Bate Pronto

VETO – Deu polêmica a votação da Declaração de Veto do prefeito ao projeto que cria as atribuições de Professor de Informática na última sessão da Câmara. O projeto do prefeito foi modificado pelos vereadores que apresentaram um substitutivo. Para a Procuradoria Geral do Município, os vereadores adentraram no mérito de competência restrita à iniciativa do Chefe do Poder Executivo na medida em que conferem autonomia aos servidores para elaborar sua própria escala de trabalho não conferida pelo Chefe do Executivo e recomendou o veto total ao prefeito. Diante da polêmica, decidiu-se pelo adiamento da votação para a primeira sessão de outubro, no dia 6. Até lá os vereadores vão entender até onde podem ir na hora de modificar um projeto. 

RECORDE – Rio Preto registra este ano recorde de candidaturas. São dez nomes escolhidos por partidos e coligações para concorrerem a prefeito de Rio Preto. Além de Edinho Araújo, candidato a reeleição, disputam o pleito Marco Casale (PSL), Paulo Bassan (PRTB), Marcos Rillo (Psol), Celi Regina (PT), Rogério Vinícius dos Santos (DC), Carlos Alexandre (PCdoB), Helena Reis (Republicanos), Filipe Marchesoni (Novo) e Carlos Arnaldo (PDT). Em Rio Preto, MDB, DEM, PSDB e PP estão juntos na coligação de Edinho. Cenário igual em Fernandópolis.

FORA DAS URNAS – Dois dos atuais prefeitos da região não estarão nas urnas em 15 de novembro pedindo aos eleitores a renovação de contrato para mais um mandato. João Dado, de Votuporanga, e Flávio Prandi, de Jales, estão fora da disputa. João Dado, decidiu apoiar o candidato João Garcia do Podemos em Votuporanga, contra Jorge Seba do grupão do deputado Carlão Pignatari, que durante convenção do PSDB chegou a dizer que era hora de consertar um erro de quatro anos atrás, quando apoiou Dado. O atual prefeito já avisou que na campanha será assim: bateu, levou. 

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

Não é foto repetida. É a realidade em forma de fumaça. Essa é a queimada que atingiu a área no entorno da Universidade Brasil no final de semana e deixou rastro de cinzas. A região enfrenta sua pior estiagem com temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar neste finalzinho de inverno. A primavera começa na terça-feira, 22, às 10h31. Que ela traga a esperada chuva para mudar o meio ambiente regional.

Positivo

A Etec Professor Armando José Farinazzo de Fernandópolis deu orgulho aos fernandopolenses nesta semana. Ganhou destaque na grande imprensa. A escola obteve grande desempenho no Ideb 2019, como a melhor escola da cidade, da região, a 3ª do Estado e a 13ª do Brasil. Os resultados do Índice medem o Desenvolvimento da Educação Básica são referentes ao rendimento dos terceiros anos do Ensino Médio de 2019 e foram divulgados pelo Ministério da Educação. Resultado para lavar a alma dos que lutam por uma educação de qualidade. Parabéns a Escola.

Negativo

A agência do INSS - Instituto Nacional do Seguro Social – em Fernandópolis permanece fechada. O atendimento continua remoto sendo feito apenas por meio do site e aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. A abertura estava prometida para segunda-feira. Primeiro foi liminar da Justiça, depois a decisão de médicos peritos de não voltarem ao trabalho alegando risco por causa da pandemia. Resultado: milhares de pessoas seguem aguardando há meses por uma perícia médica para receber o benefício ou para voltar ao trabalho. Muita falta de sensibilidade.

Claudemir Cabreira

Jornalista.