Boa de Garfo

É de chocolate! Os tipos e sabores dessa delícia



É de chocolate! Os tipos e sabores dessa delícia
O fruto cacau, matéria prima principal na produção do chocolate

Confesso que ainda não conheci nenhuma pessoa que não gostasse de chocolate em toda a minha existência. Democrático, ele está presente em todas as classes sociais, seja nos bolos, doces, sobremesas, seja em barra, nas bebidas e, até mesmo em muitos pratos gourmets. Essa delícia mundial, tem um diazinho dedicado só para ela. Dia 7 de julho é comemorado o Dia do Chocolate.

O que muita gente não sabe é que essa iguaria passa por inúmeros processos até se transformar nessa "Theobroma", que em grego quer dizer alimento dos deuses, como era conhecido no século18. O chocolate nada mais é que uma mistura entre o cacau, açúcar e leite. No entanto, a sua fabricação começa bem antes, quando as frutas do cacau são quebradas para a retirada de suas sementes amargas, a base do chocolate. Então tá aí a explicação dos chocolates amargos ou meio amargos. Quanto menos açúcar, mais sabor do cacau o chocolate vai ter e mais amargo ele será. No Brasil, o cultivo de cacau teve o seu início no século 19 em Ilhéus, na Bahia. Lá está a maior região produtora da fruta no país.

O chocolate amargo, além de ser mais escuro, ele é mais duro e menos doce

Paixão nacional, o chocolate possui vários tipos que vão desde o amargo, ao leite, gold e o ruby, que é o chocolate cor de rosa. Mas, você sabe a diferença de cada um deles?

O chocolate amargo, como já adiantei lá em cima, tem como característica a forte presença de cacau e menor índice de açúcar e leite. Quando ele tiver uma quantidade superior a 50% de cacau, considera-se amargo. O ao leite possui sabor mais doce, tem menos massa de cacau, entre 36% a 46%. O gold trata-se de uma linha premium de chocolate que faz uma coluna com o caramelo para dar um toque adocicado aliado a notas de toffe. É um chocolate que possui uma taxa maior de gordura, mas que se torna equilibrada com o cacau e o leite.

O ruby é o chocolate que possui naturalmente essa coloração cor de rosa

E o chocolate cor de rosa, o Ruby, que possui essa coloração natural, pois foi retirado de uma parte específica do cacau. O sabor do Ruby é frutado e não possui adição de frutas ou corantes. Uma curiosidade é que esse cacau é cultivado apenas em três países do mundo: Equador, Brasil e Costa de Marfim.

O chocolate branco é uma polêmica. Para alguns confeiteiros não é chocolate, pois não é feito com o cacau e sim com sua manteiga. Já outros defendem a tese que sim, foi é feito com 20% de sólidos do cacau, no caso, a manteiga. Enfim, quem somos nós para discutir? Para mim, chocolate branco é chocolate sim, e aliás, meu preferido! (risos).

Um dos doces irresistíveis feito com chocolate: o petit gateau

Presente em sobremesas, doces e até mesmo em pratos salgados, como as pizzas e esfias, o chocolate é democrático e está à mesa de todas as classes sociais. O difícil é encontrar quem não goste dessa delícia. E para se esbaldar nesse dia do chocolate trouxe uma receita de bolo, não muito tradicional, essa tem uma pitada de gengibre, que confere um sabor mega especial.

Bolo de chocolate com gengibre

Bolo de chocolate com gengibre

Ingredientes

1 ovo

3/4 xícara de água em temperatura ambiente

1 xícara de leite

3/4 xícara de óleo

1 xícara e meia de açúcar refinado

1/2 xícara de cacau em pó

3 xícaras de farinha de trigo

1 colher de café de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de fermento em pó

raspas de gengibre

Modo de Preparo - Massa

1. Em uma vasilha, com o auxílio de um fouet;

2. Misture os ovos e todos os ingredientes líquidos;

3. Em seguida, acrescente o açúcar, o cacau em pó, farinha de trigo, bicarbonato, raspas de gengibre e, por último, o fermento;

4. Misture bem até que todos os ingredientes fiquem homogêneos;

5. Unte uma assadeira com óleo, coloque a massa e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos.

Ingredientes - Calda

100 g de chocolate ao leite

100 g de creme de leite

Modo de Preparo - Calda

1. Derreter o chocolate e adicionar o creme de leite. Misturar bem os ingredientes e colocar sobre o bolo após o bolo esfriar;

2. Decorar com nibs de cacau ou outro confeito de sua preferência.

Receita: Globo.com

Boa de Garfo - Giovanna Simioli