Boa de Garfo

É MASSA: clássico italiano, o macarrão, tem seu dia especial no Brasil



É MASSA: clássico italiano, o macarrão, tem seu dia especial no Brasil
O tradicional e facílimo espaguete ao alho e óleo

Como uma boa descendente de italianos, não poderia deixar essa data passar em branco, não é mesmo? Dia 25 de outubro comemora-se no Brasil o Dia do Macarrão! Mama mia!!! Trazido para as terras tupiniquins pelos imigrantes italianos, a massa caiu no gosto popular e hoje está presente em 99,3% dos lares brasileiros, de acordo com uma pesquisa feita em 2018 pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi).

Massa fresca, de sêmola, integral, trigo grano duro, com ovos ou comum. A variedade de tipos, texturas e possibilidades de macarrão é imensa. Não é à toa que, a maioria dos supermercados, possuem uma seção exclusiva para as massas. A diferença entre elas, em sua grande maioria, é o tipo de farinha utilizada que garante um paladar mais suave e uma consistência mais macia, como é o caso do macarrão com massa de sêmola. Ah, é claro, que o valor também muda, né? Quanto mais nobre a farinha, mais caro sairá sua massa e, em compensação, será mais saborosa também.

O suculento tagliatelle com molho bolonhesa rústico

Já falamos da massa em si, mas e o recheio?? Qual é o seu favorito? Confesso que, como uma italianíssima até no nome, costumo dizer que tudo que colocar no macarrão fica maravilhoso. O simples e popular ‘alho e óleo’ feito com espaguete fica incrível. A suculência do molho bolonhesa, é um dos mais ‘tradiças’ na minha família e conta com versões até com carne de panela, assinada pela minha nona. Mas, confesso que sou louca por um carbonara. Se for feito com ovo caipira bem amarelinho então, já ganhou meu coração.

O cremoso penne ao molho bechamel com legumes

As opções são muitas! Macarrão também combina com cogumelos, legumes, molho bechamel, camarão, bacalhau, enfim, versatilidade é o nome dele.

Além das opções de massas e sabores, o macarrão também é uma refeição fácil, barata e de rápido preparo. Sabe quando você está sem criatividade e sem tempo? O macarrão é a salvação! Prova disso é a carbonara. Clássico, de simples preparo, poucos ingredientes e um sabor inigualável. A receita que amo é da Rita Lobo, apresentadora do GNT e autora de diversas receitas e livros de culinária.

Espaguete à carbonara

Espaguete à carbonara

Ingredientes

200 g espaguete grano duro

½ xícara (chá) de bacon em cubos

¼ de xícara (chá) de vinho branco

2 ovos

2 gemas

½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de fazer

Leve uma panela com água ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, junte o macarrão e deixe cozinhar até ficar al dente e reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento.

Enquanto o macarrão cozinha, prepare os outros ingredientes. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela (lembre-se: são 2 ovos inteiros e 2 gemas). Junte o queijo parmesão ralado e bata bem com um garfo para misturar.

Em uma frigideira grande doure o bacon em fogo alto. Diminua o fogo, regue o vinho branco, com cuidado para não espirrar, misture bem e desligue o fogo.

Agora você vai precisar fazer tudo bem rapidinho: escorra a água, transfira o macarrão para a frigideira com o bacon quente, junte os ovos e misture bem – a ideia é que o calor da massa cozinhe os ovos, formando um creme. Volte a frigideira ao fogo bem baixinho e vá adicionando a água do cozimento reservada aos poucos, mexendo com uma espátula por alguns minutinhos até formar um molho espesso. Cuidado para não cozinhar demais os ovos. Sirva a seguir com pimenta-do-reino a gosto.

Mangia che te fa bene!

Boa de Garfo