O milho é um ingrediente versátil e que permite receitas doces e salgadas para todos os gostos – Foto: Freepik
Considerado o terceiro maior produtor de milho do mundo, o Brasil, também é um dos maiores consumidores. Afinal, temos a pamonha, né? Uma das iguarias feitas de milho brasileiríssima. Entre tantas outras receitinhas mais. No dia 24 de maio é celebrado o dia do milho e, obviamentchy, não poderia deixar de registrar.
A data foi criada com o objetivo de estimular e apoiar a produção deste cereal tão presente em nossa vida. De fato, muitas vezes nem nos damos conta, mas o milho é um produto que está presente na maior parte dos alimentos que consumimos e de produtos que utilizamos no dia-a-dia.
O milho está presente em nos bolos, broas, canjica, doces, pipoca, milho verde e outros produtos consumidos sob forma direta. Além disso, o milho também é o principal insumo na criação de aves, suínos, bovinos e peixes. Ou seja, é comida de gente e de bicho.
Módestia a parte, minha polenta é sensacional! Essa fiz com carne de panela e ficou incrível
Agora vamos falar de receitinhas? Confesso que sou apaixonada na polenta e o creme de milho. Simplesmente amo de paixão. Quanto mais simples melhor. A minha polenta tem um segredinho especial, gosto de temperar com noz moscada, manteiga e finalizo com um tekinho de creme de leite e queijo. Pensa num trem baum!!! Daí, é só caprichar no molho bolonhesa e dá-lhe mais queijo por cima! No creme de milho, meu toque especial também é a noz moscada, que dá aquele upgrade no sabor. Quando o milho for de latinha, gosto de bater uma lata no liquidificador e colocar outra em grãos. Fica demaissss!!!!
Outra receita que amo de paixão é o risoto de milho verde cremoso. Eita que fica incrivelmente delicioso. O segredo é fazer igual o creme de milho, triturar uma parte e a outra deixar em grãos, e finalizar com muito queijo ralado e requeijão. Essa receita aprendi em uma reportagem com o frei Francisco Belotti, da Associação São Francisco da Providência de Deus, de Jaci, onde tem a tradicional festança do milho.
O bolo de milho cremoso é uma das receitas mais tradicionais com o ingrediente e vai muito bem com um café – Foto: Freepik
O bolo de milho é um espetáculo a parte, né? O meu preferido é aquele cremoso, que vai zero de farinha de trigo. É o puro sabor do milho verde! Agora, aprendi um toque especial também que fica dos deuses! Após colocar a massa na forma de buraco vá adicionando aos poucos o requeijão cremoso. Coloque para assar, faça um café e depois me conte o resultado. Melhor combinação não existe.
Agora, falar de milho e não lembrar do milho verde cozido vendido na praia não dá, né? Pode fazer em casa, no sítio, comprar na feira, mas, igual da praia não há. Só me desculpe quem gosta de comer no pratinho com garfo de plástico. Sou tipo raiz, gosto de lambuzar com o pincel de palha na manteiga e morder. Fica saboroso demais!
Pamonha de Milho-Verde com Leite Moça
Pamonha de Leite Moça – Foto: Nestlé
Ingredientes
12 espigas de milho-verde
1 lata de Leite Moça
4 colheres (sopa) de açúcar
meia xícara (chá) de leite
Modo de Preparo
1. Descasque o milho e limpe e lave as espigas e as folhas.
2. Debulhe o milho, cortando os grãos rente ao sabugo.
3. Coloque os grãos no liquidificador e acrescente o Leite Moça, o açúcar e o leite. Reserve.
4. Em uma panela, afervente rapidamente as folhas do milho para amolecerem.
5. Separe as menores e desfie formando tiras estreitas.
6. Segure a folha no sentido do comprimento e faça duas dobras sobrepostas.
7. Dobre ao meio, unindo as extremidades abertas.
8. Segure o pacote pela extremidade e encha-o com o creme de milho, deixando bastante espaço vazio na borda.
9. Feche o pacote, amarrando com a tira reservada.
10. Cozinhe em água fervente, por 30 minutos ou até que a palha amarele e as pamonhas fiquem firmes.
11. Retire da água e escorra. Sirva quente ou fria.