Enquanto os partidos políticos entram na reta final das convenções para definir a escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, a Justiça Eleitoral acelera os preparativos para o dia do voto. Uma das providências é a convocação dos mesários que está sendo publicada nestes dias.
O chefe do Cartório da 150ª Zona Eleitoral, Alexandre Rocha, explica que serão convocados 616 mesários para as 154 seções de recepção de voto que vão funcionar em 18 locais de votação pela cidade. São quatro mesários por seção.
A novidade este ano, é a seção instalada no Jardim Ipanema, na Escola Dr. Alberto Senra. Cerca de 200 eleitores, moradores dos bairros Ipanema, São Francisco e Redentor pediram transferência para a nova seção. Havia expectativa de que esse número fosse maior. Segundo a Justiça Eleitoral, cerca de 1,6 mil eleitores estavam aptos para a transferência.
Rocha adianta ainda que nas eleições desse ano, não haverá seção exclusiva para justificativa eleitoral. O eleitor que estiver fora do domicilio eleitoral poderá procurar qualquer seção eleitoral para a justificativa.
BATE PRONTO
- DIVIDIDA – A Câmara de Fernandópolis abre o segundo semestre legislativo na próxima terça-feira, 6, um dia depois do fim do prazo das convenções partidárias. O clima eleitoral deverá dominar as sessões. A configuração das eleições dividiu o legislativo em dois blocos, o do grupão com seis vereadores (Janaina Alves, Julinho Barbeiro, Cabo Santos, Pastorzão Claudenilson, Jeferson da FEF e Gustavo Pinato) e o grupo da oposição (João Paulo Cantarella, Murilo Jacob, João Pedro da Caixa, João Garcia Filho, Everaldo Lisboa, Cidinho do Paraiso e Daniel Arroio).
- VEREADORES/CANDIDATOS – Todos os 13 vereadores atuais são candidatos na próxima eleição. Três deles, já optaram por disputar outros cargos. João Paulo Cantarella (PL) e Murilo Jacob (Novo) já passaram pelo crivo das convenções para disputarem o cargo de prefeito. O atual presidente da Câmara João Pedro da Caixa para o posto de vice-prefeito. João Garcia Filho, é pré-candidato a prefeito e deve confirmar ou não essa posição na convenção do Mobiliza/Agir neste domingo. Os outros nove vereadores disputarão a reeleição.
- CORREDOR VERDE - A Prefeitura homologou o pregão eletrônico para a compra de 100 mudas de Choupala, também conhecida como ‘árvore-mastro” para o projeto de arborização da Avenida Expedicionários Brasileiros. A proposta vencedora foi apresentada pela empresa Fruticultura Plantar da cidade de Dona Euzébia (MG) que fornecerá às mudas por 14 mil reais, ou seja, em média 140 reais a muda. As mudas, segundo o secretário do Meio Ambiente Luis Sérgio Vanzela, serão plantadas nas calçadas laterais da avenida, formando um “corredor verde”.
POSITIVO
A notícia divulgada esta semana de que Fernandópolis superou a marca de três mil unidades mini geradoras de energia solar instaladas. De janeiro a julho, já foram instaladas mais de 700 unidades em Fernandópolis, enquanto durante todo o ano de 2023 foram instaladas 783. O setor residencial é o que impulsiona a instalação de unidades geradoras de energia solar. Os telhados solares, como são chamados, já estão em 2.566 residências de Fernandópolis e geram 15,4 mil quilowatts de energia. As demais unidades estão instaladas em indústria, comércio e em áreas rurais, totalizando 3.060 unidades geradoras com capacidade de geração de 25,5 mil quilowatts.
NEGATIVO
Fernandópolis ainda sofre com o problema de criação de gado na área urbana. Embora o Código de Posturas proíba isso, é comum ver bovinos pela cidade. Precisa melhorar a fiscalização neste sentido. No mês passado, houve flagrante de uma boiada cruzando a rodovia Vicinal Carlos Gandolfi ao lado do bairro Universitário. Nos últimos, os fernandopolenses denunciaram bovinos pastando na orla da represa municipal, recém-inaugurada. O dono dos animais mantinha os animais em piquete em área da prefeitura que é de preservação ambiental. Precisou ser notificado para retirar os animais da área antes que causassem danos.