O empresário goiano Maurivon Borges da Silva, 46 anos, anunciou esta semana que vai instalar unidade de sua indústria, a Aromasil – Indústria, Comércio e Distribuidora Ltda – no novo Parque Empresarial VI em Fernandópolis. Instalada em Ouroeste há 13 anos, a Aromasil hoje tem sua marca em nove estados brasileiros e mais de 450 cidades.
Em busca de visibilidade, de expansão da marca, ele anuncia investimento de R$ 3,5 milhões para dobrar sua planta industrial e deve gerar de início mais de 120 empregos diretos. Vai ocupar uma área de 10 mil metros quadrados ao lado da Rodovia Euclides da Cunha.
Para ele, Fernandópolis “é a bola da vez” do desenvolvimento regional. A vinda para Fernandópolis, garante, será o grande “up” para a empresa.
E antes mesmo que sua indústria esteja instalada na cidade, Maurivon anuncia que já comprou casa aqui e está de mudança. “A importância que estou tendo em Fernandópolis é muito grande”, destaca o empresário nesta entrevista ao CIDADÃO, dando ênfase principalmente ao empenho, transparência e honestidade das autoridades para a empresa vir para a cidade.
A Aromasil atua com um mix diversificado de produtos das linhas automotiva, doméstica, limpeza, sanitária, churrasco, higiene bucal, pet e inseticida. E o empresário que diz que a empresa cresceu 40% em plena pandemia já prepara uma nova linha na esteira do coronavírus. Leia a entrevista:
Qual é o seu objetivo em instalar unidade da Aromasil em Fernandópolis?
Minha intenção é manter a estrutura que já temos em Ouroeste. O objetivo é ter em Fernandópolis a maior estrutura da nossa indústria. Estamos preparando o projeto e assim que a posse da área de 10 mil metros quadrados for emitida, vamos iniciar a construção com investimento estimado em torno de R$ 3,5 milhões. O projeto em Fernandópolis é para aumentar o nosso parque fabril.
"O investimento estimado é de R$ 3,5 milhões e vai gerar mais de 120 empregos"
Em termos de geração de empregos, qual a perspectiva?
Hoje nós temos 88 funcionários em Ouroeste. Em Fernandópolis o projeto é para gerar pelo menos 120 empregos diretos.
Com a área disponibilizada, qual o prazo para colocar a indústria em operação?
Depois de liberado o terreno, nossa expectativa é que a unidade esteja funcionando no prazo de um ano a um ano e meio.
Como foram conversações para você vir para Fernandópolis?
Foi uma conversa que começou em um camarote de festa de peão em Fernandópolis, quando recebi o convite. O que achei interessante foi a força de vontade do prefeito André Pessuto, da equipe do Executivo, muito diferente do que tenho aqui em Ouroeste. A importância que estou tendo em Fernandópolis é muito grande. Isso levando em consideração que, ainda que a empresa seja muito legal para Fernandópolis, proporcionalmente, ela seria pequena. Não tenho uma valorização aqui em Ouroeste, como estou tendo em Fernandópolis.
No site da empresa, há uma linha de produtos da Aromasil, como automotiva, sanitária, doméstica, churrasco, pet e inseticida. Parte dessa linha é terceirizada?
Em quantidade de itens, sim. Em faturamento, eu produzo mais do que terceirizo. Exemplo, a essência de 140 ml, 30% do faturamento, eu fabrico aqui. Tem muita coisa, como o acendedor de churrasqueira, que é coisa básica, eu terceirizo. Linha pet, eu terceirizo. A minha vantagem indo para Fernandópolis é já ampliar essa linha de fabricação própria.
"A minha marca, a Aromasil, vai ter um novo up de mercado vindo para Fernandópolis"
Qual será o impacto dessa fábrica em Fernandópolis no seu negócio?
Para a Aromasil, estar em Fernandópolis vai representar maior visibilidade da marca, por estar numa cidade maior, numa rodovia de pista dupla por onde passam cerca de 50 mil pessoas diariamente. Vou ter em Fernandópolis funcionários com maior capacitação, mais opção de mão de obra, também maior possibilidade de expansão. Tenho aqui em Ouroeste uma área de 5 mil metros e em Fernandópolis vou ter 10 mil, ou seja, vou ter como dobrar de tamanho. Vou ganhar maior facilidade de logística para os meus produtos o que representará uma economia muito grande. Visibilidade, logística e oportunidade de crescimento significativo não apenas em infraestrutura, mas a capacidade de produção, somado ao incentivo administrativo que estou recebendo, foram fatores que pesaram na decisão.
Em tempos de pandemia, anunciar um empreendimento desse por porte não é muita coragem?
Foi na pandemia que tive um crescimento de 40% nas minhas vendas. Foi o ano que tive maior crescimento. Como trabalho com linha de limpeza, vou entrar agora em um segmento com linha ecológica, de produtos que matam o vírus, inclusive o coronavírus. Em janeiro entro com um multiuso, limpa-vidro, desengordurante, tudo que mata o coronavírus. Tudo autorizado pela Anvisa. Não são produtos notificados, são produtos registrados na Anvisa. Vai estar lá na embalagem que mata o novo coronavírus, tudo testado e aprovado pela Anvisa. A Covid fez com que eu crescesse em vendas e crescesse em lançamento de produtos. Pra mim, abriu muitas portas.
A partir do momento que a indústria em Fernandópolis entrar em operação, quais são as perspectivas para o futuro?
A minha marca, a Aromasil, vai ter um novo up de mercado. A visibilidade vai ser muito grande, para o meu cliente e para o consumidor final. Imagina a minha marca em uma rodovia de pista dupla? Vai me permitir ampliar o meu círculo de amizades e de negócios. Vai ser uma porta aberta para meus produtos. Não tenho dúvidas disso. A visibilidade e a infraestrutura que vou ter vai ser uma nova fase para nossa empresa. A perspectiva de crescimento vai ser muito grande.
A marca Aromasil já está em todo o Brasil?
Hoje estou em 9 estados, Maranhão, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. São mais de 450 cidades atendidas, 2,8 mil clientes. Estamos nas principais redes do Brasil como o grupo Mateus no Maranhão, Cidade Canção no Paraná, Muffato, Tenda Atacado, Vencedor, Rondon, Porecatu, Sakashita, Kawakami, Confiança e muitos outros grupos regionais. Para Fernandópolis também vai ser muito bom, porque nossos produtos vão levar o nome da cidade para, hoje, nove estados, mas futuramente queremos ampliar para o Brasil inteiro. O pessoal vai pegar o produto e ver, fabricado em Fernandópolis. Vai ser uma visibilidade de mão dupla, para a marca e para Fernandópolis.
"Vai ser uma visibilidade de mão dupla, para a marca e para Fernandópolis"
A gente sabe que a empresa também tem um programa de responsabilidade social importante. Como é?
Todos os produtos que você compra da Aromasil já tem uma destinação para o Hospital de Amor. Imagina uma empresa ser aprovada para colocar o logo do Hospital de Amor? Isso é muito gratificante. A credibilidade da marca é muito grande, porque o Hospital de Amor jamais aceitaria vincular sua marca em qualquer tipo de produto. E nós temos o privilégio de ter a marca do Hospital de Amor em nossos produtos. Qualquer produto que você compra da Aromasil, as vezes você não acha nos rótulos mais antigos, mas nos novos, está lá o logo do hospital. Então tudo que você compra, uma parte vai para o hospital de Amor de Barretos.
A gente percebe que você já está muito à vontade em vir para Fernandópolis?
Eu já vou mudar para Fernandópolis, independente desse projeto que estamos anunciando. Já comprei casa na cidade e mudo para Fernandópolis em breve. Queria mudar esse ano, mas acho que vai ser em janeiro. Minha filha estuda em Fernandópolis. Ela pega ônibus todo dia, então posso dizer que a decisão de mudar para Fernandópolis foi por causa da minha filha. Eu pensei que esse negócio da empresa nem ia sair. Depois que comprei minha casa é que saiu a área. Tudo que pediram em 2019 eu fiz, fui aprovado. Mudar para Fernandópolis já fazia parte dos meus planos e agora mais ainda com o projeto de instalar aqui a minha indústria. Então eu tenho muito agradecer pela valorização que tenho recebido da cidade, do prefeito, das autoridades, das lideranças. O empenho, a transparência e a honestidade para que eu levasse a Aromasil para Fernandópolis fizeram a diferença. Tenho acompanhado a preocupação do prefeito em ir atrás para conseguir liberar financiamento junto a Desenvolve São Paulo para todos os que forem para novo parque. Isso é pensar no desenvolvimento da cidade. Se mantiver esse foco, não tenho dúvida, Fernandópolis é a bola da vez, é bem localizada e vai embora.