Observatório

Hora de cuidar da saúde dos rins



Hora de cuidar da saúde dos rins

No mês de março é comemorado o Dia Mundial dos Rim, sempre na segunda quinta-feira do mês (este ano no dia 14). A saúde dos rins foi o tema da entrevista da médica

nefrologista Liliany Repizo do Núcleo de Hemodiálise da Santa Casa de Fernandópolis. Ela fez um alerta: cada vez mais pessoas estão chegando ao hospital com doença renal crônica precisando da terapia substitutiva, ou seja, de utilizar a máquina de diálise para substituir as funções dos rins. “Pacientes com doenças crônicas vão perdendo a função dos rins sem sentir nada. Não vai ter dor. É uma doença silenciosa”, disse a médica.

Ela lembrou que um exame simples de creatinina vai avaliar a função e performance dos rins, permitindo que sejam detectadas uma série de condições médicas, como insuficiência renal e infecção nos rins ainda nos estágios iniciais de desenvolvimento dessas condições.

A Unidade de Hemodiálise da Santa Casa tem hoje 250 pacientes que são atendidos três vezes por semana. A entrevista da médica, que você pode assistir no vídeo abaixo, é um alerta para os cuidados com a saúde dos rins.

Observatório