Direto da Redação

Legislativo prepara “intensivão” para novatos



“Tô muito frustrado. Não é do jeito que se pensa. A gente chega lá e descobre que só podemos pedir, nada mais”. O desabafo do vereador reeleito Cidinho do Paraíso (PTB) na quinta-feira, 14, no programa Rotativa no Ar da Rádio Difusora é o retrato do sentimento de frustração dos que estão em primeiro mandato e esperam começar a cumprir as promessas de campanha. 
Mas, não é bem assim. O vereador, por exemplo, não pode fazer projeto que custe 1 real para os cofres da prefeitura. Assim, resta a ele pedir e a indicação é o instrumento oficial para fazer isso. Por isso, o vereador João Garcia Filho já questionou o limite de apresentação de três indicações por sessão. 
Para tirar dúvidas, esclarecer os pontos básicos da função de vereador, a Câmara através de sua assessoria está preparando um curso apostilado e vai realizar um “intensivão” exatamente para explicar aos vereadores que estão chegando, o que pode e o que não pode fazer. 
Toda esta preocupação se justifica porque a Câmara de Fernandópolis enfrentou uma renovação nunca antes vista na história. O presidente da Câmara, Gustavo Pinato (DEM) diz que está com as portas do gabinete aberta para os novos vereadores. “Já me coloquei a disposição de todos eles, as portas estarão sempre abertas para ajudá-los a sanar eventuais dúvidas que surgirem”, avisou. 
A estreia oficial vai acontecer no dia 2 de fevereiro, abertura do ano legislativo, mas antes disso, a nova Câmara terá uma avant-premieri com uma sessão extraordinária que deve acontecer na próxima semana, provavelmente na quinta-feira, 21, a ser convocada pelo prefeito André Pessuto.

BATE PRONTO


  NO RADAR – “Sou vereador e tenho que cumprir um melhor mandato do que o passado para a população que me elegeu, que me deu mais uma oportunidade. Estou caminhando rumo a um crescente na política. O meu partido hoje é o PSDB que tem o vice-prefeito Artur Silveira, que numa escala lógica tem preferência. Se lá na frente, sentarmos e decidirmos que o João Pedro será o candidato, não posso declinar, porque o homem se coloca como agente político para servir a população e meu objetivo como político é servir a população”. Resposta do vereador João Pedro Siqueira (PSDB) se o desejo de ser candidato a prefeito continua no radar. Só para lembrar, quando o ex-vereador José Carlos Zambon desistiu da candidatura na eleição passada, ele chegou a se lançar pré-candidato a prefeito.

  INTERCEPTAÇÕES ANULADAS – O TJ - Tribunal de Justiça de São Paulo – anulou interceptações telefônicas em investigação que envolve o ex-deputado estadual Gilmar Gimenes. A decisão da quebra do sigilo telefônico foi autorizada pelo juiz da 2ª Vara Criminal de Fernandópolis, Vinícius Castrequini Bufulin, durante as investigações da “Operação Hígia” que apontou atuação de organização criminosa na Santa Casa de Fernandópolis. A defesa do ex-parlamentar sustenta que ele foi investigado em primeira instância enquanto exercia mandato de deputado estadual, por fatos relacionados ao cargo, quando ele detinha foro privilegiado. Com base nesse entendimento, a 10ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, decidiu anular interceptações telefônicas do ex-deputado Gilmar Gimenes pelo período em que ele exercia mandato.

  DECISÃO PARCIAL - O desembargador Fábio Gouvêa, apontou na decisão que "com o avançar da investigação e passado o tempo em que o paciente Gilmar (Gimenes) exercia mandato eletivo de deputado estadual, com análise de vários documentos supervenientes é que se torna possível admitir que, em tese, havia destinação de 'emendas parlamentares' com a preordenada intenção de subtrai-las para si ou para outrem". "Levando em conta os demais elementos probatórios e a incompetência do Magistrado de primeiro grau pelo curto lapso de 45 dias, não há que se falar em contaminação das subsequentes interceptações telefônicas, não havendo, a meu ver, manifesta ilegalidade em tais decisões, sem prejuízo de análise mais aprofundada posteriormente, sem as limitações próprias do habeas corpus”. O colegiado acatou o parecer.

Ex-deputado Gilmar Gimenes

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

A prometida força-tarefa da prefeitura para limpeza da cidade já está em ação. Onde antes o mato tomava conta, agora grama rasteira e árvores podadas. De acordo com a prefeitura, nesta primeira semana, foram priorizadas as avenidas da Cohab Antônio Brandini, dos Arnaldos, Praça da UPA, unidades de saúde, entre elas da região do CAIC e também algumas praças, exemplo da Brasilândia. Todos os bairros vão receber esse mutirão de limpeza que a prefeitura garante será ininterrupto.
 

POSITIVO

O controle populacional de cães e gatos é uma preocupação nacional e a castração é uma das formas de evitar que animais, principalmente filhotes, sejam abandonados diariamente nas ruas, além de prevenção a doenças. Aqui em Fernandópolis esse trabalho é realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses com o médico veterinário Mileno Tonissi. O balanço divulgado aponta que em 2020 foram castrados 1.191 animais (642 gatos e 549 cães). Para ter acesso ao procedimento, o dono do animal deve procurar o CCZ, ao lado da Escola Melvin Jones, para o agendamento.

NEGATIVO


Por conta da pandemia do coronavírus e para evitar aglomerações na agência da Caixa a prefeitura instalou tendas e disponibilizou cadeiras. Com isso, conseguia manter o distanciamento físico entre as pessoas e ao mesmo tempo oferecer o mínimo de conforto para quem tinha que esperar por horas pelo atendimento. Só que o ano novo chegou e a Caixa pediu que a prefeitura retirasse as tendas. Decisão da área de logística, por entender que atrapalhava o layout da agência. Resultado: a população agora enfrenta filas embaixo de sol e chuva. Um descaso da Caixa.
 

Claudemir Cabreira

Jornalista.