Boa de Garfo

Mandioca, aipim e macaxeira: a polêmica no BBB



Mandioca, aipim e macaxeira: a polêmica no BBB

A casa mais vigiada do Brasil mal começou e as polêmicas e memes já estão rolando solto. Logo no primeiro dia, com uma mandioca nas mãos, o cearense Viny saiu perguntando aos colegas como aquele tubérculo era chamado em sua cidade alguns participantes responderam que o chamavam de aipim e a paraibana Eslovênia, que mora em Pernambuco, rebateu: "É macaxeira, minha gente!". Êita que rolou aquela discussão gostosa. Bom, para mim, aqui em Fernandópolis conheço como mandioca.

Seja como acompanhamento para aquela churrascada do final de semana, seja no escondidinho de carne seca, na vaca atolada, frita ou até mesmo aquele caldo suculento, a mandioca é um alimento extremamente versátil, barato e repleta de nutrientes.  Rica em carboidratos e considerada a terceira maior fonte do nutriente nos trópicos, a mandioca também pode ser utilizada na produção de etanol, plásticos biodegradáveis, madeira e cosméticos.

Sim, senhoras e senhores. A mandioca é agro. A mandioca é pop. A mandioca é tudo! Dificilmente você irá encontrar alguém que torce o nariz para esse tubérculo. Confesso que um dos meus pratos preferidos é o escondidinho. Daqueles com bastante queijo que fica bem douradinho depois de assado.  Óbvio que a receita de hoje será essa mesmo! E confesso, estou com água na boca só de pensar!

ESCONDIDINHO DE MANDIOCA COM CARNE-SECA

ESCONDIDINHO DE MANDIOCA COM CARNE-SECA

Ingredientes - para a carne-seca

1 kg de carne-seca

2 tomates maduros

2 cebolas

2 dentes de alho

5 ramos de salsinha

azeite a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de fazer

Corte a carne-seca em cubos de 7 cm. Lave bem sob água corrente e coloque os cubos em uma tigela.

Cubra os cubos de carne com água fria e deixe na geladeira durante 12 horas – troque a água da carne-seca pelo menos 2 vezes durante a dessalga.

Escorra a água e transfira a carne para a panela de pressão, cubra com água até completar metade do volume da panela, tampe e leve ao fogo alto. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.

Descasque e pique fino as cebolas e os alhos. Lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Lave, seque e pique grosseiramente a salsinha.

Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo. Espere toda a pressão sair antes de abrir a panela. Reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento e transfira a carne para uma travessa. Descarte o excesso de gordura e desfie os pedaços ainda quentes com dois garfos.

Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer regue com 2 colheres (sopa) de azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Acrescente o alho, o tomate e mexa por 1 minuto. Regue com mais 2 colheres (sopa) de azeite, adicione a carne desfiada, tempere com sal e pimenta e refogue por 2 minutos para absorver os sabores. Junte a água do cozimento reservada, a salsinha e misture bem. Transfira para uma tigela e reserve para a montagem.

 

Ingredientes para o purê de mandioca e montagem

1 kg de mandioca descascada

1 xícara (chá) de leite

2 ½ colheres (sopa) de manteiga

sal a gosto

1 xícara (chá) de queijo de coalho ralado fino

Modo de fazer

Preaqueça o forno a 240° C (temperatura alta).

Corte a mandioca em fatias grandes de 8 cm. Coloque na panela de pressão cubra com água, sem ultrapassar o nível máximo de ⅔ da panela, e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos.

Desligue o fogo e deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela. Escorra a água da mandioca e transfira os pedaços para uma panela grande.

Descarte a fibra central e, com um amassador de legumes, amasse os pedaços ainda quentes dentro da própria panela (se preferir, amasse a mandioca com um garfo).

Adicione o leite e leve a panela ao fogo baixo. Mexa bem com uma espátula por cerca de 5 minutos até formar um purê bem cremoso. Tempere com sal e misture a manteiga.

Para montar os escondidinhos: preencha 8 ramequins individuais com a carne-seca refogada; cubra com o purê de mandioca e polvilhe com o queijo coalho ralado. Leve ao forno para gratinar por cerca de 20 minutos, ou até o queijo derreter e dourar. Retire do forno e sirva imediatamente. Fica uma delícia com vinagrete.

Boa de Garfo - Giovanna Simioli