Boa de Garfo

Massas italianas com um toque de brasilidade



Massas italianas com um toque de brasilidade
Conchiglione três queijos fica incrível e impressiona

 

Um dos grandes clássicos dos almoços de domingo nas casas dos brasileiros é a macarronada. A mais tradicional delas é o espaguete ao molho bolonhesa. Bom, pelo menos na minha família essa receita sempre reinou absoluta! As vezes trocava-se apenas a massa para o fusilli, que é o popular parafuso. Mas hoje vamos falar de opções diferentes de massas e seus recheios para variar o paladar e se apaixonar cada vez mais por essa iguaria italiana com um quê de brasilidade!

O linguini com camarão e limão siciliano é um dos meus pratos preferidos da vida! Costumo fazer à minha moda, sem seguir uma receita específica e, confesso, quem provou amou, viu! Gosto pelo paladar refinado e pela praticidade do preparo. Utilizo o camarão médio já descascado e eviscerado e tempero com o caldo do limão siciliano, sal e pimenta do reino. O linguini é uma massa fininha e achatada, quase um espaguete achatado. Basta cozinhar de acordo com a embalagem. Enquanto isso refogue os camarões com azeite em uma frigideira funda. Quanto tiverem dourados adicione creme de leite e acerte o sal. Adicione o linguine e uma concha da água do cozimento. Finalize com raspas de limão siciliano, queijo da sua preferência e misture bem. Você nunca mais vai querer comer linguini de outro jeito.

É fácil de fazer e muito elegante para uma ocasião especial

Outra opção de massa para o almoço de domingo que me fez apaixonar perdidamente foi o conchiglione, ou a conchinha recheada. Domingo passado minha mãe pediu para que eu fizesse para ela e vamos lá para mais uma aventura. Segui os passos de cozimento da embalagem e deixei a massa bem al dente, porque depois de recheada ela vai ao forno novamente. Para o recheio ralei três tipos de queijo: mussarela, gorgonzola e raclete e, para dar liga, adicionei umas colheradas de requeijão. Misturei tudo e virou uma pasta. Fui recheando concha por concha e acomodando em um pirex com uma camada generosa de molho de tomate no fundo. Dá um trabalhinho, mas vale a pena! Depois de finalizado, basta levar ao forno para gratinar. É possível criar outras opções de recheios e misturas de queijos do seu gosto. É apaixonante!

Salada de macarrão sem glúten com molho de iogurte de hortelã

Nos dias mais quentes, inventei uma salada de macarrão ultra refrescante e saudável. Utilizei um macarrão tipo fusilli de cenoura, sem glúten, ervilhas frescas, queijo e presunto (mas pode ser atum também). Para o molho utilizei iogurte natural, hortelã, limão, sal e pimenta do reino. Misturei tudo e finalizei com salsinha. Daí, basta colocar na geladeira e comer bem gelado. Juro que nunca imaginei que essa combinação pudesse ficar tão maravilhosa! Fica refrescante, leve e muito saborosa.

O rigatoni à bolonhesa é a evolução do penne

Agora, para você que não abre mão de um clássico com molho bolonhesa, já experimentou mudar a massa? Utilizar, por exemplo, um rigatoni? Eles são maiores que penne e às vezes são ligeiramente curvados. Fica um prato mega suculento e apetitoso que irá agradar das crianças aos adultos com muita facilidade.

Versáteis e populares, as massas nos permitem criar inúmeras opções de recheios e combinações que irão agradar todos os paladares.

Boa de Garfo - Giovanna Simioli