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“Me honra muito ser Cidadão Fernandopolense”



“Me honra muito ser Cidadão Fernandopolense”

Desde 2019 no posto de Gerente de Divisão da Sabesp em Fernandópolis, o engenheiro civil André Lobanco Cavalini, 45 anos, teve seu trabalho reconhecido pela Câmara de Fernandópolis com a concessão do título de Cidadão Fernandopolense, maior honraria que legislativo Fernandópolis pode conceder a uma pessoa. A homenagem proposta pelo vereador e presidente do legislativo, Gustavo Pinato, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. A outorga da honraria
deverá ocorrer em sessão solene a ser agendada. Fernandópolis é a cidade que eu adoro e ser reconhecido como Cidadão Fernandopolense me honra muito”, disse nesta entrevista à Rádio Difusora e ao jornal CIDADÃO.

Cavalini está no comando da Sabesp, empresa que opera o serviço de água e esgoto da cidade há 46 anos. Em tempos de pandemia e com o atendimento presencial ainda suspenso, o gerente busca garantir pleno atendimento aos cidadãos.
Durante a entrevista, anunciou que a Sabesp vai firmar uma parceria com a prefeitura para revitalizar a fonte da praça Dr. Fernando Jacob e diz que a empresa está neste momento trabalhando para manutenção do Poção I ao lado do Água Viva para garantir o abastecimento de água. Em plena estiagem, diz que a cidade não corre risco de enfrentar problemas no abastecimento, mas lembra que economizar água é uma questão de cidadania. Leia a entrevista:

Como recebeu o reconhecimento da Câmara com o título de Cidadão Fernandopolense?
Com emoção e orgulho. Fernandópolis é a cidade que eu adoro e ser reconhecido como Cidadão Fernandopolense me honra muito e esse título está totalmente vinculado ao trabalho da Sabesp com a comunidade, desde os trabalhadores até a diretoria da empresa. Fico muito feliz com a honraria, agradeci muito ao presidente da Câmara Gustavo Pinato (autor da homenagem) e os demais vereadores. Desde que aqui cheguei, me senti em casa. Fernandópolis é uma cidade muito boa com uma pujança enorme e por isso consegue superar as dificuldades e não sofrer situações tão drásticas quanto outras cidades nesta pandemia. Isso mostra o trabalho de todos, comunidade, prefeitura, câmara.

"A Sabesp fará parceria com a prefeitura para revitalizar a Praça Fernando Jacob com as duas fontes"

A Sabesp em uma parceria com a prefeitura vai revitalizar a fonte da Praça Dr. Fernando Jacob. Como será?
O nosso superintendente Antonio Rodrigues Agrella esteve em Fernandópolis e nos encontramos com o prefeito André Pessuto. Realmente, vamos fazer uma parceria para revitalizar essa praça com as duas fontes, espelhos d´água, resolver o problema de impermeabilização, recuperar a iluminação, devolvendo esse espaço para nossa cidade, especialmente para o comércio. Estamos cuidando dos detalhes para o renascimento dessa praça na rotatória na área central da cidade atendendo também um clamor do comércio. (Obs – durante solenidade na Acif na semana passada, o prefeito André Pessuto foi cobrado pelo presidente da entidade Saulo Marin sobre recuperação da fonte da Praça Dr. Fernando Jacob e Pessuto confirmou a parceria com a Sabesp para que a praça seja revitalizada e a fonte volte a funcionar).

Nós de Fernandópolis não costumamos nos preocupar muito com estiagem, já que a água que abastece a cidade vem do aquífero Guarani. Há algum risco, a população precisa economizar água?
Economizar água é uma questão de cidadania e não deve ser apenas uma preocupação da Sabesp. Ainda se vê muitas pessoas usando a “vassoura hidráulica” (mangueira com esguicho) para varrer calçadas, quintais. Isso incomoda no visual, principalmente quando se sabe que está faltando para outras pessoas e a gente fazendo o desperdício. Lógico que não é o que ocorria na década passada, onde as pessoas faziam isso rotineiramente. Melhoramos nossa consciência sobre economizar água, mas ainda se vê esses casos pela cidade, quando a gente passa. Sabemos que nessa época a poeira é grande, incomoda e a água traz o alívio. A cidade de Fernandópolis está numa situação muito boa no abastecimento de água. Desde 2016, o Antonio Carlos ainda era o gerente, a Sabesp vem trabalhando na manutenção das poções e aumentando a produção de água. São cinco poções em Fernandópolis, o último perfurado no Parque Universitário. No ano passado fizemos a manutenção do Poção 4, na Avenida Augusto Cavalin e agora estamos iniciando a manutenção do Poção I, do lado do Água Viva. Acreditamos que dentro de 60 dias estaremos com a manutenção concluída e o poção voltando ao sistema e garantindo o abastecimento por mais uma boa temporada.

"Economizar água é uma questão de cidadania. Ainda se vê gente usando a ‘vassoura hidráulica’ para varrer calçadas"

A entrada em operação do Poção V deu margem de segurança para operação do sistema de abastecimento de água da cidade?
Sim, foi ele quem garantiu o abastecimento para que pudéssemos realizar essas manutenções nos outros poços. A gente não tinha folga no sistema. Hoje com o Poção V e com o trabalho na redução de perdas no sistema de abastecimento temos conseguido trabalhar com folga para garantir o abastecimento. Temos conseguido identificar muitos vazamentos na rede com o geofone, a haste de escuta, o que fez a perda de Fernandópolis chegar a patamar de primeiro mundo, reconhecido pelos diferentes órgãos como, por exemplo, o Trata Brasil que tem ressaltado esse trabalho de combate a perdas. Com esse poço e o trabalho realizado completamos um ciclo que garante o abastecimento de água para a cidade por um bom período.

Sobre o atendimento presencial, tão reclamado por moradores, quando a Sabesp deve retomar esse serviço em sua agência?
A gente ainda está fechada por determinação do governo. A Sabesp é uma empresa que tem o governo do estado como maior acionista. Neste período sem atendimento presencial nós mantemos para dois WatsApp (17 98164-2958 / 11 99000-1613) para que a população fale conosco, além do e-mail (atendimentocomercialrt@sabesp.com.br) e, em algumas situações temos atendido na porta, principalmente pessoas que não tem facilidade de lidar com esses novos canais de comunicação. Colocamos uma câmera na entrada e quem tem ido na agência, algum atendimento está recebendo. Aqueles que tem condições de utilizar e-mail, WatsApp, a gente tem pedido para utilizar esse meio de comunicação. Temos monitorado diariamente as mensagens que chegam pelo WatsApp e e-mail, buscando dar celeridade no encaminhamento dos casos que chegam até nós. Esse meio também não deixa de ser uma comodidade, já que a pessoa pode resolver de casa alguma pendencia com a Sabesp.


"Estamos iniciando a manutenção do Poção I garantindo o abastecimento por mais uma boa temporada"

Alguma perspectiva de quando o atendimento presencial deve voltar?
A gente acredita que devemos retomar o atendimento presencial, agora que o governador determinou a volta ao trabalho de todos os servidores que estavam em home office, embora nós aqui na Sabesp não temos nenhum funcionário em home office. Tivemos durante algum período funcionários acima de 60 anos ou que tinham alguma comorbidades afastados, mas que, assim que foram vacinados, começaram a voltar ao trabalho. Agora estamos esperando a liberação para a volta do atendimento presencial. Quem está utilizando esses meios de comunicação disponibilizados não quer mais vir na agência porque estão plenamente satisfeitos. Temos feito uma pesquisa sobre o atendimento e o resultado tem sido positivo.

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