Boa de Garfo

MORANGO: a fruta da estação



MORANGO: a fruta da estação
A combinação de chocolate com morango é infalível

Vermelhos, doces e suculentos o morango tem sido encontrado recentemente com fartura nos supermercados, quitandas e feiras com preços bastante atrativos. Além de deliciosa, a fruta é bastante versátil e pode ser usada desde em saladas até sobremesas, bolos e drinks. Já que hoje a pauta é ele, selecionei fotos do meu arquivo pessoal para mostrar a quantidade de pratos que é possível fazer com essa delícia. Tem até dica fit!

De origem europeia, o morango se adapta melhor em regiões mais frias, porém algumas espécies se adaptam bem ao nosso clima e dão frutos maravilhosos, como é o caso da cidade de Urânia (45km de Fernandópolis), que possui uma propriedade que cultiva a fruta e, agora, no período da colheita abre suas portas para o turismo rural, onde as pessoas tem a experiência de colher o morango no ‘pé’ e saborear a fruta. O passeio além ser delicioso rende belíssimas fotos, principalmente no pôr do sol. A entrada é gratuita e o visitante paga apenas o morango que colheu e irá levar para casa. Além da colheita, o local possui comércio de iguarias feitas com a fruta e um restaurante que funciona nos finais de semana.

Versatilidade é o nome dele, não é mesmo? Quer dar vida a uma simples salada de alface com pepino? Adicione um moranguinho picado. Além de ficar lindinho, fica delicioso. Aliás, também combina com salada de rúcula e repolho. Se quiser, ainda pode acrescentar uns pedaços de manga e utilizar mix de folhas como: alface americana, roxa e rúcula. É uma dica ótima para acompanhar o churrasco ou aquele tradicional almoço de domingo.

O merengue é uma das sobremesas que mais amo e fica super xiketosa

Agora se você quando pensa em morango já imagina uma sobremesa maravilhosa. Não é bobo(a) nem nada, né? A minha paixão é o merengue, que inclusive foi a sobremesa do réveillon da minha família. Também ‘garrei’ amor pelo manjar de leite em pó com calda de geleia de morango (simplesmente incrível). Ah, e o bolo de chocolate com brigadeiro e morango? Impossível resistir essa combinação. Para evitar de me esbaldar nos doces, tenho o hábito de fazer o sorvete saudável de morango. Utilizo apenas três ingredientes: morango e banana congelados e um tikinho de creme de leite. Só bater no processador e pronto! Temos um sorvete de morango pra lá de cremoso e extremamente saboroso! As crianças piram!!

O sorvete saudável de morango é só bater no processador morango e bananas congeladas com creme de leite

Óbvio que teria que ter um drink, né? E esse é super tendência e BBB (bom, bonito e barato). Como sempre faço no olhometro, coloquei morango e amassei ele dentro da taça, coloquei gelo, Corote de morango, meio limão espremido e água de coco. Fica dos Deuses!! Não coloquei açúcar, mas vai do seu paladar.

A receitinha nossa de cada dia veio caprichada, viu! Essa é para fazer de sobremesa para o almoço de domingo. Bora colocar a mão na massa?

O drink com morangos pede umas gotinhas de limão para realçar o sabor

MANJAR DE LEITE EM PÓ COM CALDA DE MORANGO

MANJAR DE LEITE EM PÓ COM CALDA DE MORANGO

Ingredientes

Manjar

• 200ml de leite de coco (1 garrafinha)

• 1 xícara de amido de milho

• 1 litro de leite

• 1 lata de leite condensado

• 1 caixinha de creme de leite

• 1 xícara de leite em pó

Calda

• 300g de morango picado (separe alguns para decoração)

• 1/2 xícara de açúcar

• 1 xícara de água

Modo de fazer

Manjar

Em uma panela misture o leite de coco e o amido de milho.

Adicione o leite, o leite condensado, o creme de leite e o leite em pó.

Leve ao fogo e vá mexendo até começar a ganhar consistência.

Abaixe o fogo e continue cozinhando por 5 a 10 minutos.

Coloque em uma forma untada com óleo (se for de silicone, não precisa) e deixe esfriar.

Deixe na geladeira até ficar firme.

Calda

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio até que reduza pela metade e fique levemente mais grossa.

Quando chegar no ponto deixe esfriar e depois cubra o manjar com a calda e os morangos.

Boa de Garfo - Giovanna Simioli