Direto da Redação

Mulheres são 76% dos mesários nas eleições



Mulheres são 76% dos mesários nas eleições

Para fazer funcionar a estrutura da Justiça Eleitoral em Fernandópolis na recepção dos votos dos 50,6 mil eleitores no dia das eleições em 6 de outubro, a Justiça Eleitoral contará com um exército de 622 mesários entre convocados e voluntários.

A maioria (66%) ainda é convocada pela Justiça Eleitoral, mas o número de voluntários vem aumentando. Este ano, serão 211 mesários voluntários (34%) que estarão prestando serviço nas 154 seções eleitorais.

De acordo o perfil dos mesários divulgado pela Justiça Eleitoral, as mulheres são maioria entre os mesários. Elas representam 76% do grupo, ou seja, 473. Já os homens são minoria, apenas 24%, ou seja, 149.  A maioria dos mesários, 331, se concentra na faixa etária entre 30 e 49 anos. 

Cada seção eleitoral é composta por quatro membros. O presidente da mesa é a autoridade máxima dentro da seção eleitoral, cabendo a ele “garantir o sigilo do voto de cada eleitor e a tranquilidade no ambiente de votação, além de zelar pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo”. 

Os demais membros da mesa receptora são responsáveis por organizar os trabalhos das seções eleitorais do início até o encerramento da votação. Também cabem a eles receber o eleitor, colher e conferir a assinatura no caderno de votação com os documentos apresentados e liberar a urna para o voto.
 

BATE PRONTO

BATE PRONTO
Professora Zéza, Sônia Ferreira e Pastor Edgard

- RENUNCIAS – A Justiça Eleitoral registrou esta semana duas renúncias de candidatos a vereador. As candidatas Maria José Carneiro Fachin, a professora Zéza, do Avante, e Sônia de Oliveira Marques Ferreira, PSB, apresentaram pedidos de renúncia, que foram homologadas pelo juiz eleitoral Renato Soares de Melo Filho na quinta-feira, 12. Elas já aparecem no site com o status “inapta”. Os partidos ainda não anunciaram se vão substituir as candidatas.

- INAPTO - Um terceiro candidato a vereador aparece como “inapto” no site do TSE. Trata-se do Pastor Edgar que teve sua candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral por irregularidade na filiação partidária. A impugnação já apresenta o status de “transito em julgado”. Os outros candidatos impugnados estão recorrendo da impugnação.

- FALA CANDIDATO – A Rádio Difusora FM e o site CIDADÃOnet vão entrevistar os seis candidatos a prefeito entre os dias 23 e 28 de setembro, na penúltima semana antes das eleições. No decorrer da semana, a emissora realizará o sorteio do dia que os candidatos serão sabatinados no programa Rotativa no Ar que há mais de 40 anos no ar tem sido porta voz da população. As entrevistas serão ao vivo a partir das 11 horas.

- LIBERADOS - A juíza da 125ª Zona Eleitoral de Rio Preto, Luciana Cochito, deferiu as candidaturas a prefeito de Rio Preto de Itamar Borges (MDB) e Valdomiro Lopes (PSB). As decisões foram anunciadas quinta-feira, 12. Itamar Borges teve a candidatura questionada pelo MP sob alegação de que candidato foi condenado em segunda instância em 2016 por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, decisão mantida em julgamento de apelação no último dia 26.  

POSITIVO

A decisão do STF – Supremo Tribunal Federal -  que validou a execução imediata de pena imposta por Tribunal do Júri, com a prisão do condenado. A fala do ministro Alexandre de Moraes resume que o sentimento de “descrédito para Justiça”, o fato do Tribunal do Júri julgar um caso, a pessoa ser condenada e sair pela mesma porta que a família da vítima. “Quem já viveu isso sabe o descrédito que é para a sociedade. A soberania do júri permite, imediatamente o cumprimento da pena”. Com réus condenados pelo júri em liberdade, as defesas abusavam nos recursos em instâncias superiores para protelar o cumprimento da pena.

NEGATIVO

A onda de queimadas que assola o Brasil. Nossa região que enfrenta uma dura estiagem desde a metade de abril, sofre as consequências. Os registros de incêndios em matas, pastagens e canaviais se multiplicam. A primeira consequência é a névoa de fumaça que encobre o céu da cidade há muitos dias. Somado ao forte calor, baixa umidade relativa do ar e muita poluição no ar, crianças, adultos e idosos lotam as unidades de saúde com problemas respiratórios. Na próxima semana, muda a estação: sai o inverno, chega a primavera, mas sem perspectivas de mudança no tempo.

Claudemir Cabreira

Jornalista.