Direto da Redação

Na guerra contra o  coronavírus não pode faltar sangue no Hemocentro



A pandemia do coronavírus está gerando uma situação crítica nos hemocentros do Brasil. O número de doadores de sangue caiu drasticamente e está comprometendo o estoque para emergências.
A diretora do Hemocentro de Fernandópolis, Dra. Brígida do Amaral Botelho Prudêncio, alertou durante entrevista à Rádio Difusora que a situação é grave. “Apesar do momento que estamos vivendo, com o Covid-19, há pacientes que estão em tratamento por outras doenças. Temos pacientes dependentes de transfusão de sangue para sobreviver”, alertou. 
A queda no estoque de sangue levou o Hemocentro solicitar à Santa Casa de Fernandópolis suspensão das cirurgias eletivas (não urgentes) por conta da falta de sangue em estoque. “São medidas que estão sendo adotadas, não apenas em Fernandópolis, mas em todo o Brasil. Temos que estar preparado para as emergências”, enfatizou.
O Hemocentro está adotando medidas inclusive para garantir a segurança dos doadores por conta do coronavírus, evitando aglomeração. “Estamos trabalhando com agendamento pelo telefone 3442-5544 e pelo WatsApp 98165-0067. O protocolo de proteção ao doador foi reforçado com a chegada da Covid 19”. 
O Hemocentro de Fernandópolis é responsável pelo atendimento de 55 municípios onde estão grandes hospitais, incluindo o Hospital de Amor de Jales. 
A diretora do Hemocentro conclamou empresas, bancos e estabelecimentos comerciais a mobilizar seus funcionários para a doação. “Estamos abertos a realizar agendamentos, porque precisamos recompor o estoque de sangue. Isso é urgente, não pode esperar. O sangue só se obtém através de doação”, adiantou. 
Para demonstrar a gravidade da situação, a médica citou que para permanecer em estado crítico do estoque o Hemocentro precisaria contar com 32 doadores de sangue por dia. “Nesta terça-feira, nós tivemos quatro doações em Votuporanga e 12 em Fernandópolis. Isso é muito grave”, disse. O ideal era receber em média 60 doadores por dia, para manter um estoque de segurança. 
O horário de funcionamento do Hemocentro de Fernandópolis é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, especialmente de quarta-feira até as 18h. Aos sábados das 8h às 12h. A Unidade fica na Rua Simão dos Santos Gomes, n.º 266, no Jardim Santista, ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa de Fernandópolis.

Bate Pronto

PRAZO MANTIDO - O Tribunal Superior Eleitoral decidiu por unanimidade, confirmar o dia 4 de abril como data limite para a filiação partidária de quem pretende concorrer às eleições municipais deste ano. Esse também é o prazo da janela eleitoral que permite a políticos trocar de partido, sem perder o mandato. O tribunal disse não ter o poder de alterar o calendário previsto pela legislação eleitoral. O adiamento do prazo havia sido requerido pelo deputado Glaustin Fokus (PSC-GO), na sexta-feira (13), tendo em vista a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o TSE, o calendário das eleições municipais está previsto na Lei das Eleições e que a Justiça Eleitoral não tem o poder de alterar as datas, sendo o prazo para filiação partidária “insuscetível de ser afastado” pelo tribunal, disse a presidente da Corte Eleitoral, ministra Rosa Weber.


  MAQUINÁRIO NAS RUAS – Em meio ao turbilhão de notícias sobre a pandemia gerada pelo coronavírus, foi iniciada no final de semana em Fernandópolis mais uma etapa do recapeamento em vias do Parque Universitário (foto). A empresa contratada pela Prefeitura por meio de licitação, Noromix, segue com os serviços ao longo dos próximos dias, beneficiando mais de 400 quarteirões com o recapeamento. As equipes trabalham inclusive aos finais de semana para dar mais agilidade ao andamento deste serviço, que vai atender a 35 bairros de Fernandópolis. Isso é apenas 20% da necessidade.

Claudemir Cabreira

Jornalista.