Observatório

"O ser integral em busca do real e venturoso estado de saúde"



"O ser integral em busca do real e venturoso estado de saúde"

Em meio a pandemia do coronavírus que aflige o mundo, há muito a se questionar. Qual a origem real desta pandemia? Por que ela é tão seletiva nas possibilidades de mortes? Por que pessoas que convivem no mesmo espaço não são todas infectadas igualmente? O que realmente significa para humanidade estar reclusa em seus lares, com seus familiares, e pior, consigo mesmo? Pensando no desvario do stress causado pela máquina arrastadora dos potenciais humanos em sua velocidade alucinante, o que, na verdade, significa o mundo ter sido obrigado a parar? Essas são algumas abordagens nesta entrevista com TH Adalberto Godoy. O trabalho do TH - terapeuta holístico - foca no trinômio corpo, mente e espírito fazendo a integração da natureza humana, "oferecendo uma melhor compreensão de como lidar com ela e se aparelhar com todas as ferramentas cabíveis e possíveis na tentativa de proporcionar ao ser um real e venturoso estado de saúde". O holismo, do grego Holos, significa inteiro/todo, de origem milenar. Adalberto Godoy tem sua técnica própria. Leia a entrevista:

Como a terapia holística pode ajudar as pessoas em tempos de pandemia?
Primeiramente grato pela deferência do inusitado convite. Creio que precisamos inicialmente oferecer uma visão mínima sobre o que é o Holismo. Entendido, que após o pragmatismo e a racionalidade da visão cartesiana, as ciências diversas foram acometidas pela visão unilateral das partes que compõe o todo, as especialidades diversas passaram a direcionar o aprofundamento na maneira de como lidar com as mesmas partes, por exemplo, a medicina em seus diversos âmbitos e especialidades. Porém, a correlação entre as partes sofreu um sério prejuízo, pois na visão holística e sistêmica A+B, não é igual a AB, mas há uma terceira força sistêmica advinda de uma nova ação, com uma nova identidade. Posto isso, o holismo traz de volta a natureza intuitiva de integração com a vida, com o universo e consigo mesmo, não mais partes fracionadas, mas o comum que gera uma nova realidade ou, na verdade, uma realidade esquecida. Então, como a terapia holística trabalha com todas as partes possíveis em seu campo de abrangência, vem em colaboração com a ciência acadêmica, lidas com partes esquecidas do ser, ou partes cujas as ferramentas utilizadas não são suficientes. Na pandemia instalada encontramos alguns fatores a questionar: qual a origem real desta pandemia? Por que ela é tão seletiva nas possibilidades de mortes? Por que pessoas que convivem no mesmo espaço não são todas infectadas igualmente? O que realmente significa para humanidade estar reclusa em seus lares, com seus familiares, e pior, consigo mesmo? Pensando no desvario do stress causado pela máquina arrastadora dos potenciais humanos em sua velocidade alucinante, o que, na verdade, significa o mundo ter sido obrigado a parar? Vemos que, na abordagem holística, todas estas e outras questões são tratadas com a compreensão da integralidade do ser e sua atual fuga desta realidade. As terapias holísticas vem preencher uma lacuna aberta há muito tempo onde nos reintegramos a natureza universalista de tudo e é, portanto, que as forças superiores da vida derramaram, por sabedoria e misericórdia, tantas frentes de terapias diversas a bem da harmonização dos seres da terra.

Conflitos, dores, medos e angústias ficam mais expostas em um momento como o que estamos vivendo?
Não há o que duvidar, todo extremo evidencia momentos de mudança e mudança é uma das maiores agonias dos seres humanos. Movidos por instinto gregário, amolda-se o ser a uma rotina existencial que supostamente lhe dá segurança, então, com o turbilhão de mudanças que tem acontecido e a inevitável modificação de ciclos, assinaladas pela movimentação desenfreada dos processos existenciais levando o ser a panoramas de dores de todas as ordens, físicas e mentais.

O senhor fala em terapia do ser integral. O que significa?
O ser integral em uma abordagem mais acomodada à compreensão geral. Trata-se do ser composto de corpo, mente e espírito (essência). Naturalmente, quanto mais nos aprofundamos nos fundamentos desta proposta enxergamos outros panoramas da integralidade. Por exemplo, segundo Jung: a individuação é um desenvolvimento do processo psíquico durante o qual elementos inatos da personalidade, os componentes da imatura psique e as experiências de vida da pessoa, se integram ao longo do tempo em um todo, onde funcione bem: centralizar as funções a partir do ego em direção à autorrealização do Si Mesmo (Wikipédia). Quando pensamos na estrutura da personalidade ID, EGO E SUPEREGO, pensamos na integralidade expressando-se no equilíbrio destas três instâncias. Então, de maneira simples, quando conseguirmos harmonizar todas as nossas partes por qualquer ângulo ou conceito que se apresente, efetivamente estaremos na vivência da proposta integral.

"O ser alimenta a ilusão de que controlando os processos da vida determinaria o controle sobre as suas frustrações"

Quando se fala em corpo, mente e espírito, o que se busca?
O ser habituou-se a viver uma realidade dualista do, “esse” ou “aquele”, e já por isso, nos prendemos no estigma do forte x fraco, feio x bonito, mau x bom e assim programamos nossa mente num conflito primário de atender a demanda: corpo x espírito. Entendido isso, essa dualidade é, na verdade, o “material x não-material, acomodando-se o “ material” a expressão física do ser e o “não-material” à sua mente e essência. Criamos uma concepção de vida onde apesar de termos ligeira noção de nossa vida espiritual e interior nos fizemos essencialmente materialistas, já que esse materialismo é visceralmente vivido pela humanidade no decorrer das eras. O que se tenciona com o trinômio corpo, mente e espírito é fazer a integração da natureza humana, oferecendo uma melhor compreensão de como lidar com ela e se aparelhar com todas as ferramentas cabíveis e possíveis na tentativa de proporcionar ao ser um real e venturoso estado de saúde.

O senhor coloca que a vida é fluxo e não controle. Explique.
Tudo no universo e na eternidade é impermanente, verdade que se faz verificável a partir da instabilidade de tudo o que queremos eternizar, a não ser Deus, espírito e o amor. O corpo e o poder são as aspirações que mais tem prendido o homem nas valas sufocantes da dor do materialismo conceitual e vivenciado. Ai nos resta a questão: Em que temos, então, embasado nossas possibilidades de felicidade? Como não há contradita ao fato que, salve as essências de tudo, todo o resto perece, o ser alimenta a ilusão de que controlando os processos da vida determinaria o controle sobre as suas frustrações. Sendo o controle, num mundo de impermanência, uma grande ilusão, só quando nos entregamos ao fluxo da vida é que realmente teremos vida em abundância segundo Jesus. Em boa exemplificação, o rio de águas turbulentas e correnteza vigorosa, quando se apresenta para a navegação nos proporciona como justa possibilidade acompanhar-lhe a torrente, os movimentos contrários a isso demandam controle que naturalmente não temos e forças de manutenção da ação que dilaceram nossos potenciais.

"Todos os transtornos físicos, psíquicos e espirituais decorrem da luta do ser consigo mesmo e suas aflições mais pungentes"

Como a pessoa, através da terapia holística, consegue mudar o padrão de vida?
Primeiro gostaria de lembrar que existem um número expressivo de terapias holísticas dentro desta visão integral, portanto vou falar do que eu faço para que possa oferecer uma resposta consistente. Trabalho dentro da opção holística com uma técnica desenvolvida por mim e uma equipe espiritual a qual me encontro ligado por vínculos de compromissos reencarnatório. A proposta terapêutica é composta de varias técnicas, embora a mais utilizada seja psicoterapia integral na ação cognitiva e três técnicas utilizadas conjuntamente no atendimento da questão energética, quais sejam: corrente de restauração integral, corrente de micro-cristais e banho de seivas. Resumidamente, através da dialogoterapia (interação cognitiva entre terapeuta e cliente), abrem-se links com as energias e memórias do inconsciente levando ao reconhecimento e a drenagem de conteúdos emocionais, energéticos, mentais e espirituais através das três técnicas supracitadas. Sendo assim, a mudança conceitual e energética do cliente em pouquíssimo tempo vai demonstrando a ele outros padrões vibratórios, emocionais, energéticos que por sintonia atraem novas possibilidades promissoras e afasta outras menos agradáveis, não se trata de milagre, mas física quântica aplicada ao psiquismo em busca de alivio, cura e autotransformação.

Quais são as aflições que mais atormentam o ser humano na atualidade?
Não posso me furtar em esclarecer ao leitor que os acontecimentos atuais são variações das provas finais para a humanidade no que tange ao movimento de ascensão planetária conduzindo nosso orbe à condição de planeta regenerado, já que ainda, até hoje, conduzimos o título e nível evolutivo de planeta de provas e expiações. Com as características naturais, mas em escala sideral, os orbes também evoluem e atestam esta evolução a partir de novos ciclos que se iniciam e outros que se fecham. Assim, características como a supremacia do bem comum, o total respeito ao planeta e seu ecossistema, a eliminação da alimentação carnívora, o banimento do uso de combustível fóssil, são efeitos e causa de um mundo regenerado. Portanto, como tudo o que não mais vibra no bem e no esforço de crescimento não mais fará parte das possibilidades de um mundo regenerado, tudo o que em nós esteja vibrando nas frequências baixas da culpa e do medo, deverá forçosamente ser reconhecido e transmutado. Neste particular, nossas memórias ancestrais em desalinho, nossos sentimentos e emoções adoecidos, todo lixo psíquico que represente sofrimento e atraso evolutivo, em não sendo reconhecido por seu idealizador e mantenedor e, portanto, não transformado, deverá ser expelido das formas mais diversas, tendo campo de expressão no consciente. Dai as doenças autoimune e fatalidades físicas, os tormentos dos distúrbios psíquicos e afetivos que inundam o ser humano a conta de doenças que, na verdade, são apenas a reação exteriorizada das verdadeiras causas supracitadas: energias do inconsciente cristalizadas. Assim, todos os transtornos físicos, psíquicos e espirituais decorrem da luta do ser consigo mesmo e suas aflições mais pungentes estão todas vinculadas a ilusão causada até então pelas opções de fuga da lei do amor.   

"Estas reviravoltas são o fiel da balança da justiça divina incorruptível, atestando o fim de um velho tempo e a chegada de uma nova era"

Qual a influência do espiritismo no seu trabalho como terapeuta?
Minha base espiritual que alicerça conceitos morais e éticos colhi na filosofia espírita a mercê de anos de estudo e trabalho. A doutrina espírita tem sido em minha vida o balizador de alta performance para a construção do edifício terapêutico que estou erguendo junto a equipe espiritual da qual faço parte. Porém não me deixei aprisionar pelo religiosismo limitante existente, não na doutrina, mas no movimento espírita que na verdade, apenas, como toda a religião oferece honrosos esforços, porém humanos, de tentar vivenciar algo que oferece asas enquanto ainda prosseguem atados as pedras da conveniência. Todo o trabalho terapêutico que desenvolvo com certeza encontra-se erigido às bases fundamentais da doutrina dos espíritos. Naturalmente não poderia ficar preso as conveniências que atrasam o aprofundamento no princípio das causas.

O que o senhor diria desse momento que a humanidade vive com a pandemia do coronavirus?
Como nos referimos acima, é um dos tantos movimentos de ajustes necessários para a libertação da humanidade dos ciclos inferiores da evolução. É um dos acontecimentos ditado por Jesus no sermão profético, no princípio das dores... já vimos outros e outros ainda virão. Porém, estas reviravoltas são o fiel da balança da justiça divina incorruptível, atestando o fim de um velho tempo e a chegada de uma nova era, das luzes transformadoras do mundo em que vivemos.
(SERVIÇO: Adalberto Godoy:  Instagram: Crystaltemplum / WatsApp: 17- 996601402 / Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100014653630858 / e Youtube: Canal Saúde Integral PSI Adalberto Godoy).
 

Observatório