Já faz um bom tempo que o panetone deixou de ser aquele pão com frutas cristalizadas e uva passa. Hoje, essa iguaria ganhou status gourmet com uma grande variedade de sabores, recheios e, inclusive, ingredientes nobres. Aqui em Fernandópolis estamos muito bem servidos, obrigada! De opções para todos os gostos e bolsos.
Pouco se sabe sobre a origem dos panetones, além de que veio da Itália. Uma das histórias que rondam a internet é que o inventor do panetone seria Toni, um ajudante de cozinheiro do duque de Milão Ludovico Sforza, no final do século 15. Após descuidar dos biscoitos no forno até ficarem queimados, Toni misturou farinha, ovos, açúcar, passas e frutas cristalizadas, até obter uma massa macia e muito fermentada, que assou e serviu em um banquete. O resultado foi um sucesso retumbante e Ludovico Sforza decide chamar esse doce de "pão Toni", em homenagem ao seu criador.
A evolução dos panetones atingiu um nível tão absurdo de delícia, que confesso ser impossível escolher apenas uma opção, viu! Por exemplo, o Bolo de Vida, conhecido em toda a região pela lindeza e o charme da food bike e, óbvio, pelo sabor incrível de seus bolinhos no pote, lançou um cardápio especial com três sabores de panetones: chocolate trufado, ninho trufado com nutella e chocolate dark. Detalhe é 1kg de pura gostosura, suculência e o recheio maravilhoso que todo mundo já conhece da food bike. O grande criador dessas delícias é o Fernando Cruz, que já me contou uma novidade que será lançada na próxima semana: o mini panetone recheado de brigadeiro com 230g. Eles serão comercializados durante a abertura do comércio à noite, em frente à Dri Calçados. Quem já está na fila atrás de mim?