Boa de Garfo

PÃO DE QUEIJO: o quitute mineiro que ganhou o Brasil inteiro



PÃO DE QUEIJO: o quitute mineiro que ganhou o Brasil inteiro
O tradicional pão de queijo douradinho por fora (Foto: Freepik.com)

Tão querido e amado não só pelo povo mineiro, mas também por nós paulistas, o pão de queijo ganhou um dia especial só pra ele: dia 17 de agosto. Segundo o Wikipedia, não existe registro de onde foi criado e quem foi o autor da receita, o que se sabe é que ele surgiu em meados do século 18 em Minas Gerais.

Pesquisadores contam que o quitute surgiu em um período que não existia farinha de trigo no estado, mas tinha muito polvilho. Minas Gerais também tinha excedente de queijo, produzido nas fazendas. Foi um encontro perfeito. E que perfeição eu diria! De acordo com historiadores, o pão de queijo seria uma variação da chipa, receita criada pelas missões jesuíticas, com influências indígena e europeia e que é típica de países como Paraguai e Argentina. Confesso que prefiro nosso pão de queijo, viu! Bem queijudo e suculento.

Existem centenas de receitas de pão de queijo, porém, o mais importante delas e que pode mudar completamente o sabor final é o queijo (Foto: Freepik.com)

Considerado o pão do mineiro, o pão de queijo é feito basicamente de polvilho azedo ou doce acrescido de ovos, sal, óleo vegetal e queijo. São inúmeras receitas diferentes, que obviamente podem variar o resultado da iguaria tanto no aspecto visual, quanto no sabor. Há quem utilize apenas o polvilho doce, quem use o azedo e aquelas que misturam os dois. O tipo de queijo utilizado na receita interfere, e muito, no resultado. Afinal, é ele o responsável pelo sabor e o aroma indescritível que deixa pela casa quando está assando no forno.

Pão de queijo recheado com doce de leite da Cantina Doces e Salgados, daqui de Fernandópolis (Foto: @cantinasalgados)

Hoje, além das receitas tradicionais, é possível encontrar os pães de queijo recheados com requeijão, tipo catupiry, goiabada e até doce de leite. Há também inúmeras variações como bolo de pão de queijo, torta de pão de queijo e até o sanduíche de pão de queijo, que ganhou nome de panini. Além, de milhares formas de você degustar essa maravilha e todas as suas infinitas combinações.

Confesso que na minha casa dificilmente falta pão de queijo. Gosto de ter sempre congelado e quando bate a vontade asso eles rapidinho na air-fryer. Isso mesmo! Na air-fryer! Em pouco mais de 10 minutos eles estão deliciosos, douradinhos, crocantes por fora e macios por dentro. Meu segredo é deixar os primeiros 5 minutinhos no 180º e depois no restante do tempo deixar na temperatura máxima. Até ficarem douradinhos.

Para incrementar o pão de queijo adicione queijos e recheios do seu gosto (Foto: Freepik.com)

Para mim a combinação perfeita é pão de queijo, requeijão cremoso e café! Simples assim. Confesso que coloquei a mão na massa para fazer pão de queijo em casa raríssimas vezes (uma ou duas no máximo). Talvez pela praticidade de termos disponível opções congeladas dessa iguaria. Além da opção de já comprar pronto nas inúmeras cafeterias de Fernandópolis que oferecem opções que vão desde as mais tradicionais até as recheadas com requeijão, doce de leite, frango desfiado e até na chapa com queijo e catupiry. Selecionei uma receitinha especial de torta de pão de queijo recheada. Só não se esqueça que a qualidade do queijo influencia e, muito, no resultado final da sua delícia. Mãos à massa!

Torta de pão de queijo

Torta de pão de queijo

Ingredientes

3 xícaras de polvilho doce

1 xícara de queijo minas ralado

3 ovos

½ xícara de óleo

1 xícara de leite morno

1 colher de chá de fermento químico

300g linguiça calabresa picada

100g queijo muçarela ralado

3 tomates picados sem semente

50g queijo parmesão ralado

Modo de preparo

No liquidificador, bater o polvilho, os ovos, o queijo minas, o óleo e o leite.

Dispor em uma tigela, adicionar o sal e misturar.

Adicionar o fermento e misturar delicadamente.

Dispor a metade da massa em uma forma untada e enfarinhada.

Colocar a linguiça calabresa picada, o queijo muçarela ralado, os tomates e uma pitada de orégano.

Cobrir com o restante da massa. Polvilhar o queijo parmesão por cima.

Levar ao forno preaquecido 180 graus por 30 minutos.

(Fonte: Mococa)

Boa de Garfo - Giovanna Simioli