Boa de Garfo

PÊ-EFE: qual a melhor combinação para o prato feito brasileiro?



PÊ-EFE: qual a melhor combinação para o prato feito brasileiro?
O clássico “pê-efe” brasileiro

Ontem, 24, minha musa da culinária, Rita Lobo, estreou na Globo, o programa “Prato Feito Brasil”, que irá mostrar a diversidade gastronômica do popular “pê-efe” em algumas capitais do pais. E aqui no nosso interior? Os pratos populares costumam ser servidos com arroz, feijão, salada de alface e tomate, bife ou filé de frango com fritas.

Em entrevista ao Globo.com, Rita Lobo destacou que por trás do prato feito tradicional tem uma fórmula de alimentação saudável. Ele une de maneira balanceada os quatro grupos alimentares que devemos comer diariamente (proteína vegetal e animal, carboidrato e vegetais).

A combinação de arroz com feijão é a mistura mais brasileira que temos em nossa gastronomia. Quase uma unanimidade, o que muda muitas vezes, é a variedade do feijão, que aliás, é imensa. No estado de São Paulo, por exemplo, consome mais o feijão carioca e no Rio de Janeiro, o feijão preto. Quando fui pela primeira vez ao Rio, achei estranho comer feijão preto sem ser feijoada. Mas gostei tanto que de vez em quando faço em casa.

Muita gente torce o nariz para o feijão e tem até medo de cozinhar, acredita? Gosto de cozinhar já com o tempero, aliás, uso e abuso deles, viu. No meu feijão não falta: alho, cebola, folha de louro, pimenta do reino, salsa desidratada e o tempero de feijão da Cafeeira Sato, que é simplesmente o melhor. Antes de cozinhar deixo os grãos de molho pelo menos umas 3 horas com água e vinagre. Ah, gosto de diversificar os tipos e usar o carioquinha, bolinha e o preto. O arroz tem que ser soltinho e bem “alhudo” (com muito alho). Simples assim!

O “pê-efe” caiçara com um peixe

Agora, os acompanhamentos podem variar de acordo com a região e, claro, do freguês! No litoral, por exemplo, é bastante comum a carne bovina e a ave serem substituídas pelo peixe. Em Minas Gerais, a couve e a farofa são muito presentes na alimentação. No interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a carne bovina está sempre em alta. O picadinho de carne é, sem dúvidas, um dos queridinhos dos paulistas. Sem contar a mandioca e a polenta, que também está presente em alguns pê-efes desse brasilzão.

A deliciosa e suculenta parmegiana no estilo “pê-efe”

O prato feito já foi muito “marginalizado”, tadinho! Hoje, ganhou status e pode ser encontrado em ótimos restaurantes em versões para lá de elegantes e suculentas e, claro, na versão delivery também. Aqui em Fernandópolis, por exemplo, a Comidaria Gourmet Glenda Cruz é referência em pê-efes maravilhosos! As opções são as mais variadas e vão desde arroz, feijão, carne de panela defumada, salada e fritas, a pratos como: strogonoff de frango e filé à parmegiana. Eu simplesmente amo de paixão!!!!!

O “pê-efe” delivery maravilhoso do Senhor Porção

Outra opção que provei essa semana, conheci pelo Ifood e, me apaixonei. É o Senhor Porção. Pedi uma refeição chamada Iscas de frango empanado. Recebi uma marmita com o frango e o arroz. Em um pote o feijão e em outra vasilha a salada de alface, tomate. Confesso que já fiquei surpresa com tamanho capricho e quando fui comer, mais ainda! Gostinho de comida caseira. Suculenta e com tempero na medida.

Falei de duas opções que conheço, mas estamos muito bem servidos de restaurantes que oferecem pratos feitos na versão para comer no local ou no delivery. Aliás, Fernandópolis melhorou muito em qualidade no quesito gastronomia e já se tornou referência regional.

Boa de Garfo - Giovanna Simioli