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Pesquisa revela que famílias carentes estão consumindo mais em alimentação



Pesquisa revela que famílias carentes estão consumindo mais em alimentação

Este mês, um estudo denominado “Consumer Insight”, do instituto Kantar Worldpanel de São Paulo, revelou dados sobre a frequência de itens comprados no setor alimentício do interior do Estado. Por tabela, a pesquisa mostrou que famílias de classe “D” e “E” estão comprando muito mais itens em relação aos anos anteriores. 

O estudo visa detalhar o comportamento do consumidor no país, e o resultado do interior de São Paulo, incluindo Fernandópolis, surpreendeu. O levantamento também identificou que, o interior de SP consumiu um grande volume de bens de consumo não duráveis no primeiro trimestre do ano.

O dado que mais chamou atenção, foi que apesar das classes “D” e “E” terem sentido mais o aumento dos preços, ambas registraram um aumento de 22% em seu volume consumido e de 13% nos itens adquiridos por ocasião. Estes consumidores passaram a levar 11% mais em volume de produtos e aumentaram o valor gasto em 17% mais a cada ida ao ponto de venda. O gasto do ticket registrou um crescimento de 14% a mais na região.

As categorias que mais se destacaram e passaram a fazer parte do carrinho do consumidor foram as que trouxeram praticidade para o dia a dia da população, como: cream cheese, sorvete, suco pronto para beber, bronzeador,/protetor solar e cloro. Já as categorias que deixaram de ser prioridade na cesta de compras na região foram: molho para salada, polpa e purê, produtos para cabelos e sopa.

EM FERNANDÓPOLIS

O gerente administrativo do supermercado Pessotto Max da Cohab, Junior Oliveira, concordou com os dados apresentados pela pesquisa, afirmando que de fato, as famílias carentes de Fernandópolis vem investindo mais na alimentação do que antes. “O fato de estarmos em uma região carecida ajuda, mas mesmo em áreas de comércio central, a população de baixa renda está comprando mais”, disse. 

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