Boa de Garfo

Petiscos simples, fáceis e lindos feitos com salame



Petiscos simples, fáceis e lindos feitos com salame

O mês de novembro mal começou e já estamos de olho onde? Nas festividades de final de ano, não é mesmo? É confraternização da firma, confra dos amigos do beach, confra da turma da reza, Natal, Ano Novo e muito mais. Haja disposição e criatividade para preparar a comilança.

E hoje o que mais queremos nessa vida é praticidade, não é mesmo? E, olha, vou te contar um segredinho, a internet está recheada de ideias, dicas e até mesmo passo-a-passo para você arrasar nos preparos sem ter muito trabalho. Essa semana um vídeo que fiz ganhou mais de 36 mil visualizações no Instagram @colunaboadegarfo com duas dicas rápidas de petiscos com salame. Detalhe, você não precisa saber cozinhar nada! Para fazer rosinhas de salame você irá precisar de Rap 10, salame e palito de dente. Basta passar cream cheese no Rap 10 e cortar tirinhas de 1,5cm. Corte rodelas de salame ao meio. Em uma tirinha vá colocando as metades de salame em toda a extensão, enrole e prenda com o palito de dente. Prontinho!

A segunda sugestão é uma gravatinha com a fatia de salame e um tomatinho cereja presos com um palito de dente. Basta uma dose generosa de capricho que fica tudo lindo e deixa qualquer simples tábua de frios uma preciosidade. Outra dica também com salame é a rosa que você pode utilizar um copo ou uma taça. Basta ir colocando as fatias dobradas na borda da taça e fazendo camadas. Pressione bem as bordas e vire sobre a tábua, prontinho! Fica um escândalo de linda. Ah! Além do salame, também pode ser usado o lombinho canadense, que também dá o mesmo efeito.

Outra dica que já falei aqui, mas não custa repetir é o crostini de massa de pastel. Basta cortar a massa redonda em quatro partes, pincelar azeite de oliva e adicionar o tempero que você mais gosta. Os meus preferidos são: lemon pepper e páprica defumada. Para assar, cubra uma assadeira com papel manteiga e posicione os crostinis. Asse em fogo médio, e fique de olho, pois fica pronto rapidinho. Para acompanhar essa delícia, uma dica mega fácil de coalhada. Pego um iogurte natural e despejo em um filtro de papel de coar café e coloco ele sob uma peneira. Deixo ele escorrer a água pelo menos umas 4h. A “coalhada” está quase pronta. Basta temperar com sal, zátar e azeite. Você irá surpreender.

Outra opção deliciosa que aprendi com a minha querida amiga Ana Maria Caparroz Vieira é o mousse de queijo ou salame. Não tem erro, basta bater todos os ingredientes (maionese, creme de leite, salame e gelatina incolor) no liquidificador, colocar em uma forma de buraco untada com azeite e deixar na geladeira até endurecer. Para servir basta desenformar em um prato ou pirex e decorar com frutas (geralmente utilizo morangos ou uvas). E, para acompanhar, torradinhas. Essa dica não tem erro, as crianças e adultos amam e todos vão te pedir a receita, acredite!

No perfil da Coluna Boa de Garfo do Instagram @colunaboadegarfo é onde aos finais de semana compartilho meus devaneios gastronômicos e minhas invenções na cozinha. Nada Masterchef e muito menos profissional, mas feito com carinho por quem gosta de comida boa! É uma extensão desse espaço, agora com imagens.

Boa de Garfo - Giovanna Simioli