A fruta queridinha do momento é ela: a pitaya! Bastou um passeio de domingo na Feira Livre de Fernandópolis para saber que está na época dessa fruta de beleza exuberante. De origem mexicana e também conhecida como fruta do dragão, devido ter o formato dos olhos desse animal imaginário, a fruta é cultivada hoje em todos os cantos do mundo.
As barracas da feira estavam repletas de pitaya, da tradicional branca e da vermelha (que na verdade pra mim é pink). Havia versões da fruta de diversos tamanhos e preços. Encontrei opções a partir de R$ 6 o quilo e até R$ 12. Varia o tamanho e a qualidade. Mas todas lindas de encher os olhos!
Com sabor suave e levemente adocicada, a pitaya é fruto de um cacto que possui inúmeros nutrientes como: vitamina C, antioxidantes, fibras, entre tantos outros que trazem benefícios para a saúde como: redução do colesterol, controle glicêmico, prevenção do câncer, melhora das funções cerebrais e da saúde ocular.
Com sabor suave e levemente adocicada, a pitaya é fruto de um cacto que possui inúmeros nutrientes como: vitamina C, antioxidantes, fibras, entre tantos outros que trazem benefícios para a saúde como: redução do colesterol, controle glicêmico, prevenção do câncer, melhora das funções cerebrais e da saúde ocular.
Mas, Gi, além de comer a fruta in natura, quais as opções para consumir a pitaya? Confesso que me fiz a mesma pergunta e, inclusive, fui em busca dessas respostas. Procurei até em alguns estabelecimentos de Fernandópolis para saber se há no cardápio alguma receita com esse ingrediente e, pasmem, não encontrei nada!
Quando cheguei da feira com as pitayas em casa já fui logo experimentar uma receita que vi no Instagram da modelo e influenciadora digital Taty Betin de um smoothie de pitaya com morango. Que na verdade fica parecendo um sorvetinho mole. É mega saudável, vegano, cheio de nutrientes e sabe o que mais? É facíiiiliiiimooo de fazer!!!! Basta bater no mixer ou liquidificador uma pitaya média com meia caixinha de morangos congelados. Pronto! Fica delicinha e com uma cor maravilhosa!
Outra sugestão é como forma de bebida, tem opções fantásticas de drinks como: caipirinha, gin tônica e até bebidas sem álcool e mega refrescantes como a Pitaya Lemonade, que compartilho com vocês abaixo a receitinha.
O bowl de pitaya é uma opção onde a fruta é servida como uma espécie de açaí, como um creme dentro de um bowl e acompanhada de frutas secas e granola caseira. Uma opção mega saudável para uma refeição leve, nutritiva, refrescante e cheia de sabor. E olha como ‘tô’ boazinha, mais uma receitinha pra vocês! Receita em dose dupla para você aproveitar a temporada de pitaya e se jogar nessas delícias.
Pitaya Lemonade
Ingredientes
1/2 limão-taiti;
3 rodelas finas de limão-siciliano;
1 colher (sobremesa) de polpa de pitaya;
2 colheres (chá) de açúcar;
400 ml de água;
Gelo a gosto.
Modo de fazer
1 Coloque os limões em um copo longo (450 ml) com o açúcar e macere levemente. Em uma coqueteleira, junte esta mistura, a polpa de pitaya, a água e o gelo. Agite e sirva.
Bowl de pitaya
Ingredientes
300 g de creme de pitaya;
2 bananas (1 semicongelada);
1 colher de chá de goji berry seca ou qualquer outra fruta seca de sua preferência;
1 colher de chá de coco em lascas;
1 xícara de granola caseira*.
Modo de preparo
*Granola caseira
1. Misture 4 xícaras de um mix de castanhas, nozes, sementes e aveia com 1 colher de sopa de azeite, 1/4 de xícara de mel e 1 pitada de sal.
2. Espalhe a mistura sobre uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos, mexendo a cada 10 minutos.
3. Retire do forno e deixe esfriar.
Creme de pitaya
1. Bata o creme de pitaya com a banana semicongelada no liquidificador.
2. Despeje a mistura no bowl e, sobre ele, coloque a outra banana cortada em rodelas, a granola, a goji berry e as lascas de coco.