Boa de Garfo

Pós festas: nutricionista dá dicas de alimentos para imunidade



Pós festas: nutricionista dá dicas de alimentos para imunidade

O assunto da nossa primeira coluna do ano não poderia ser diferente, não é mesmo? Quem aí não aproveitou as desculpas das festividades de final de ano para matar a vontade de comer sem ter medo de ser feliz e, óbvio, sem se preocupar com a balança? Pois bem, agora chegou a hora de voltar à vida real e cuidar da saúde.

Em entrevista à rádio Difusora 91,3FM, a nutricionista Vanessa Roveri falou sobre a alimentação pós festas de fim de ano e a importância da hidratação do organismo para fazer um detox nos rins e o fígado. Nesse período, a especialista recomenda evitar o consumo de alimentos ricos em sódio como os embutidos, alimentos industrializados e o álcool.

De acordo com a nutricionista, o ideal nesse período é investir no consumo de água, pelo menos dois litros por dia, que pode ser saborizada com frutas como limão, morango ou laranja; os chás diuréticos também são recomendados como hibisco, cavalinha, carqueja, cabelo de milho ou um mix com as quatro ervas; consumo de frutas cítricas como laranja, morango, tangerina, limão, kiwi e verduras de cores verde escuras como: almeirão, rúcula e couve.

Outra dica da nutri para recuperar a imunidade e evitar as gripes e resfriados é o shot anti-inflamatório com 15 gotas de própolis, metade de um limão ou laranja e colocar gengibre ou açafrão em pó. Segundo Vanessa, o shot traz inúmeros benefícios ao organismo aliado à alimentação.

Confesso que não sou um exemplo de alimentação saudável, porém, no dia-a-dia dou preferência para os alimentos que não sejam industrializados, na grande maioria das vezes eu mesmo preparo minhas refeições e, evito consumir carne vermelha e o excesso de carboidrato. As saladas, de folhas ou legumes, fazem parte da minha rotina alimentar. Só deixo a desejar no consumo de frutas, que ainda preciso melhorar. E estamos trabalhando pra isso em 2022.

Como a Vanessa disse na entrevista, precisamos ter pequenas metas e começar aos poucos. Não adianta restringir ao extremo e no outro dia comer feito um leão. Outra dica é não acreditar em milagres, eles não existem. Segundo a nutri, somente a constância irá trazer resultados e, o principal deles é a saúde em dia.

Claro, que na primeira coluna do ano teríamos receitinha. E na verdade serão duas! Todas de autoria da Vanessa, sendo que a omelete, euzinha aqui, já fiz, provei e aprovei demais!! Super fácil, rápida e baratex! Feliz 2022!!!!! Que seja um ano repleto de saúde para que possamos nos deliciar comas as coisas boas da vida.

Suchá diurético para desinchar

Suchá diurético para desinchar

Ingredientes

1 pera

1 laranja

Meio limão

1 xícara de chá de hibisco (200ml)

Modo de Fazer

Para o chá: 1 colher chá de hibisco ou 1 sachê para 200 ml de água

Bater todos ingredientes no liquidificador e servir gelado.

Omelete da nutri

Omelete da nutri

Ingredientes

3 ovos

¼ de cebola picada

½ tomate

½ cenoura ralada

Cheiro verde, orégano, pimenta e sal a gosto

Modo de Fazer

1 - Em uma frigideira coloque um fio de azeite e, em seguida, adicione os ovos inteiros.

2 - Coloque por cima a cebola, o tomate, a cenoura e os temperos.

3 - Ligue o fogo baixo, tampe a panela e deixe tampado por 10 minutos.

4 - Prontinho!

Boa de Garfo