Nos 40 dias que antecedem a Páscoa, a comunidade católica inicia o período da quaresma. Uma espécie de preparação espiritual para a Semana Santa. Durante esse período, fiéis costumam fazer jejum de alguns alimentos como: refrigerantes, doces, álcool e, principalmente, a carne vermelha.
A abstenção de carne acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício. Além disso, muitos religiosos destacam que a realização do jejum é uma prática daqueles que desejam ser afastados do pecado.
E com isso, o consumo de peixe cresce expressivamente neste período, que inclusive esse ano coincide com o fim da piracema – período quando a pesca fica proibida para reprodução dos peixes. E claro, que não deixaria vocês sem algumas dicas de pratos com peixes para sair um pouquinho da mesmice e, até mesmo, para ajudar na praticidade do dia a dia.
Confesso que sou uma apaixonada por peixe, seja ele grelhado, frito, assado ou ensopado. Desde que seja bem temperadinho, o modo de preparo pouco me importa. Porém, gosto de praticidade e, principalmente, de aproveitar os ingredientes que tenho em casa para criar minhas receitas.
Uma das formas mais simples e que mais me agrada é o filé de peixe grelhado com molho de alcaparras. Porém, nem todo mundo se simpatiza com essa espécie de picles, feito a partir dos botões de flores não abertos do arbusto capparis spinosa, que cresce no Mediterrâneo. Ela possui um sabor bem marcante e particular que combina perfeitamente com a suavidade do peixe. Minha receita é bem simples, após grelhar o peixe, retire-o da frigideira e adicione manteiga e alcaparras. Mexa bem para soltar o “fundinho” que ficou na frigideira e o molho incorporar. Adicione o molho sobre o filé e, prontinho!
O peixe assado também é um dos meus queridinhos, principalmente para preparar. Um dos meus favoritos é o tucunaré, que possui uma carne suculenta e saborosa. Para fazê-lo assado, costumo fazer uns cortes na diagonal do peixe e recheá-lo com um vinagrete ou uma farofa de banana da terra. Na assadeira faço uma cama com pedaços de batata e, por cima, adiciono o peixe. Deixo coberto com papel alumínio por uns minutos, depois tiro de deixo dourar. Fica um espetáculo!
Outra forma que amoooo consumir um pescado é na panelinha, com molho, bem suculento. A receita é de família, porém, como sou abusada, faço sempre minhas adaptações de acordo com o que tenho em casa. O peixe pode ser em filé, em postas ou até desfiado. Gosto de fazer as camadas com peixe, batata, tomate, cebola, pimentão e cheiro verde. Finalizo com azeitonas pretas e muito azeite extra virgem. Prontinho! Só colocar em fogo baixo com a tampa da panela entreaberta e esperar o aroma dos deuses.
O peixe é um alimento muito versátil e permite inúmeras variações em seu preparo e, principalmente combinações. Além do mais, são preparos rápidos, pois sua carne é delicada e cozinha rapidamente.
Peixe cozido com tomate e vinho branco
(chef José Barattino - chef executivo do Eataly)
Ingredientes
4 filés de peixe de carne branca (200g cada)
300g de tomate cereja
2 dentes alho
30 ml de azeite
200 ml de vinho branco
200 ml de água
Sal e pimenta-do-reino
Salsinha a gosto
Modo de fazer
1 - Corte o filé de peixe em postas de 200g cada uma, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
2 - Aqueça a panela e coloque o azeite, refogue os tomates e os dentes de alho. Cubra com a água e o vinho branco. Coloque o peixe.
3 - Deixe cozinhar por 10 minutos, regando o peixe, até que ele esteja no ponto e o molho esteja levemente grosso. Sirva quente.