Na coluna de hoje vou falar de um dos alimentos mais populares e democráticos do mundo: o pão. Com variados tipos, sabores e formatos, a primeira receita de pão teria surgido há mais de 6 mil anos, quando os egípcios descobriram a fermentação do trigo. Naquela época, era considerado um alimento básico e símbolo de poder.
Pão francês, pão rústico, bengala, filão, pão caseiro, pão de cereais, ciabatta, bisnaguinha, pão sírio, pão doce, pão australiano, pão de forma, pão italiano, pão integral...São tantas as opções que não caberia nesse espaço e, confesso, não tem um que digo ‘ah, esse não gosto’. Pão é sempre maravilhoso!
Na gastronomia, praticamente tudo é química! E a mágica que acontece quando fazemos um pão, é algo inexplicável. Ainda mais quando é utilizada a fermentação natural, sem aditivos fermentos industrializados. O sabor é outro! Mas, também o tempo de preparo é completamente diferente. Mais lento, feito com a utilização de leveduras que agem vagarosamente, trazendo mais aromas, maior durabilidade e melhor digestibilidade ao pão. Aqui em Fernandópolis um dos principais nomes do segmento é da Valéria Rossano, do Pão da Léla, que produz semanalmente pães tradicionais e especiais como: brioche, schiacciata e o italianinho, que fica perfeito com sopa ou caldo.
Confesso que poucas vezes me aventurei em fazer pães e nem todas as vezes fui feliz, viu! Faz parte, nem sempre a gente acerta, né? Mas, aprendi errando e meu maior erro sempre foi a falta de paciência. O que na cozinha não combina. Hoje sou mais paciente (pelo menos na cozinha...risos) e esse erro não cometo mais. Já fiz o pão caseiro tradicional, a focaccia e um pão recheado salgado que ficou incrível! Mas, depois que aprendi a receita de pão da Lorena Oliveira, do Instagram @coisas.de.casa, não fiz outra. É fácil, vai poucos ingredientes e fica deliciosa. Vou compartilhar com você logo mais.
O pão também é símbolo da solidariedade. Semanalmente voluntários produzem centenas de pães caseiros tradicionais, recheados com doces ou salgados e comercializam na cidade em prol da AVCC – Associação dos Voluntários no Combate ao Câncer. A produção e a entrega acontecem toda quarta e sexta-feira, ou seja, tudo muito fresquinho, de qualidade e, com um ingrediente ainda mais especial, o amor que cada voluntário deposita nas massas. Para garantir o seu, basta fazer o pedido pelos telefones 34625070 ou 99733-1836.
O pão é algo tão incrível que vai desde a entrada de um menu, até à sobremesa. Do café da manhã ao jantar. Da mesa do pobre à realeza. E aqui no Brasil, em especial o estado de São Paulo, somos grandes consumidores de pães. Prova disso é que a última pesquisa da Abip - Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria revela que o país possui 70.523 padarias, sendo 14 mil delas no estado de São Paulo. E sabe o mais interessante? Cerca de 95% do total, são micro e pequenas empresas familiares. Lindo, né?
Pão Caseiro da Lorena
Ingredientes
1 ovo
¼ de xícara de chá de azeite
1 xícara chá de leite morno
½ colher de sopa de sal
3 colheres de sopa de açúcar
½ pacote de fermento biológico seco (5g)
3 e ½ xícaras de farinha de trigo
Modo de fazer
Em uma bacia adicione todos os ingredientes, exceto a farinha e misture bem.
Vá adicionando a farinha aos poucos e sove a massa por 5 minutos.
Deixe a massa descansar por uma hora.
Faça bolinhas e coloque em uma assadeira untada e deixe descansar por 30 minutos.
Pincele gema de ovo em cima da massa e coloque para assar até dourar.