Praia, sol, mar, peixe, camarão, lula, caipirinha, cervejinha. É o combo que não pode faltar na praia, não é mesmo? A gastronomia beira mar é totalmente diferente dessa nossa do interior, que é regada à frango assado, churrasco e torresmo. Êita coisa boa! No litoral os pratos têm, em sua grande maioria, peixes e frutos do mar como a estrela principal. Tanto para os aperitivos pé na areia, como para os almoços e jantares em restaurantes.
Porém, hoje, vemos crescer nos cardápios dos restaurantes, opções com frutos do mar e, até mesmo, o aumento de restaurantes no interior com especialidade em seafood e peixes. Aqui em Fernandópolis, ainda não temos o privilégio de ter um restaurante desses, mas nos cardápios de restaurantes como: Dubai e Barroco é possível encontrar opções maravilhosas para se sentir na praia.
E, mais, até algum tempo atrás era difícil encontrar opções desses itens para comprar e preparar receitas em casa. Hoje temos a Peixaria do Bassan, que está cada vez mais completa e sempre repleta de novidades e, o que antes era encontrado apenas o básico nos supermercados, já é possível encontrar uma grande variedade de produtos com preços até competitivos. E aí, vai da sua criatividade de colocar a mão na massa e preparar as delícias com sabor da praia.
Confesso que minha paixão é pelos peixes e camarões. Mas, quando estou inspirada, também gosto muito de fazer uma moqueca ou paella. Aliás, são pratos não tão tradicionais aqui na região, mas que fazem muito sucesso. Tanto que a paella ganhou até a versão caipira com muito torresmo e bacon!! Um dos grandes especialistas na iguaria que temos é o mestre culinário Ita Casalli, que faz as melhores paellas de frutos do mar e caipiras de todo o interior.
A moqueca, faço sempre à minha moda, aliás, acredito que na gastronomia não existe certo e errado. Temos que ser livres para adaptar as receitas de acordo com o paladar e, claro, com os ingredientes que temos acesso. Um exemplo é substituir o coentro por salsa, qual o problema? Nenhum! O importante é satisfazer seu paladar. Por isso, na minha moqueca, utilizo o peixe (geralmente cação, que é bem carnudo), pimentão vermelho, amarelo e verde, tomate, cebola, alho, tempero baiano, coentro ou salsa e leite de coco. Faço as camadas na panela com os ingredientes e o peixe e finalizo com azeite e leite de coco. Depois, é só deixar cozinhar em fogo baixíssimo. Enquanto isso faço um arroz branco com bastante alho. Fica um arraso! É fácil de fazer, barato, suculento e maravilhoso!
Agora, o peixe e o camarão fritos são grandes clássicos que não podem faltar. Bem mais fácil de fazer e delicioso para aperitivar, eles são facilmente encontrados aqui em Fernandópolis. Nos pesqueiros Adega e o Villa D’Itália é possível saborear uma variedade de peixes como: porquinho, tilápia e ripa de pacu. Com aquele limãozinho...humm!! Salivou aí também? Sem contar a paisagem em meio a natureza e, se você ainda tiver sorte, vai apreciar um pôr do sol incrível.