Boa de Garfo

SIMPATIA PARA O ANO NOVO: os alimentos que trazem fartura e dinheiro para 2022



SIMPATIA PARA O ANO NOVO: os alimentos que trazem fartura e dinheiro para 2022

Quem nunca ouviu falar que comer aves na ceia de réveillon traz má sorte, pois a ave cisca para trás? Ou que comer lentilha atrai dinheiro? As crendices e simpatias em cima dos alimentos na ceia de Ano Novo são muitas e, vou confessar, na minha família levamos muito ao pé da letra e sempre tem uma tia que aparece com uma nova. Vou compartilhar algumas delas com vocês.

A primeira é não comer nenhum tipo de ave. Nada de andar para trás! Temos que seguir em frente em 2022. Portanto, como apaixonados que somos por carne de porco, geralmente tem um pernil assado, um lombo suíno com o molho especial da mamis ou aquela costela bovina que ficou assando o dia todo na brasa que o papis fez questão de preparar.

A simpatia da uva é para atrair dinheiro em abundância no próximo ano que irá começar. Diz a tradição que é preciso comer 12 uvas, uma representando cada mês, e guardar as sementes embrulhadas em um papel dentro da carteira para não faltar dinheiro.

Outra fruta que também simboliza fartura é a romã. Na minha família costumamos comer seis gominhos sem engolir a semente. Três sementes devem ser jogadas para trás enquanto é feito um pedido de ordem financeira e as outras três devem ser guardadas na carteira para atrair a fortuna.

A lentilha, símbolo de fartura, utilizamos algumas vezes em saladas e no arroz. Acredito que ela seja uma das mais populares. Bata comer uma porção durante a ceia de Ano Novo para que não falte alimento à mesa no próximo ano. Porém como o paladar não agrada todo mundo, sempre temos uma segunda ou até terceira opção. O que não pode faltar é simpatia!

Como o povo brasileiro é supersticioso, as simpatias vão além da mesa da ceia. Minutos antes da virada, coloque uma folha de louro na carteira. Isso vai trazer prosperidade. No dia seguinte, retire a folha e substitua por outra que deve passar o ano inteiro na sua carteira. Outra, que não conhecia, mas certamente irei fazer esse ano é para se proteger contra a inveja, colocarei sal grosso nos principais cantos da casa.

Para brindar o fim de mais um ano e celebrar a chegada de 2022, nessa última coluna de 2021 deixarei a receitinha de uma deliciosa caipirinha de romã e para trazer muita fartura e que jamais falte o alimento em nossas mesas uma salada de lentilha, simples, refrescante e cheia de sabor. Que o próximo ano nos traga saúde boas receitas para compartilhar! Até 2022. Feliz Ano Novo!

Caipirinha de Romã

Ingredientes

1 xícara de chá de sementes de romã

1/2 xícara de chá de xarope de romã

3/4 xícara de chá de vodca

2 colheres de sopa de hortelã fresca cortadas em fatias finas

1 colher de sopa de açúcar demerara

Gelo moído a gosto

Modo de fazer

Em uma coqueteleira, coloque as sementes, o açúcar, a hortelã e o xarope de romã. Macere bem com um pilão. Adicione um pouco de gelo e a vodca. Misture na coqueteleira por 1 minuto. Coloque mais gelo em um copo e complete com a caipirinha.

Salada de lentilhas

Ingredientes

1½ xícaras de lentilhas demolhadas

 1 unidade de cebola

 ½ unidade de pimentão

 2 unidades de rabanete

 150 gramas de tomate cereja

 2 colheres de sopa de salsinha picada

 2 colheres de sopa de suco de limão

 1 colher de chá de cominho em pó

 ½ xícara de azeite de oliva virgem extra

 Sal

Modo de fazer

Cozinhe as lentilhas por 15-20 minutos em uma panela com água e um pouco de sal, até que estejam macias.

Pique finamente cebola, o pimentão e a salsinha, corte os rabanetes em rodelas e os tomates em metades ou deixe inteiros.

Escorra as lentilhas e coloque em uma tigela junto com os ingredientes anteriores. Tempere com o cominho, sal, azeite de oliva e suco de limão e misture tudo.

Deixe na geladeira até ao momento de servir.

Boa de Garfo