Boa de Garfo

SOBRE O VEGANISMO: "...achava que a proteína só poderia vir do animal", disse Xuxa



SOBRE O VEGANISMO: "...achava que a proteína só poderia vir do animal", disse Xuxa
Um prato de uma refeição completa e rica em nutrientes e, claro, proteína

Na última semana, Xuxa Meneghel deu uma declaração no programa Mais Você, que surpreendeu até a apresentadora do matinal, Ana Maria Braga. "...achava que a proteína só poderia vir do animal", disse a rainha dos baixinhos, que não come carne vermelha desde os 13 anos de idade e, desde 2018, se converteu ao veganismo. Afinal, você sabe quais alimentos podem ser fontes de proteínas tão ricas quanto as carnes e os ovos?

Pois é, assim como muita gente, a Xuxa não sabia e demonstrou ser tão “gentem como a gentem” ao fazer essa declaração que, em questão de segundos, viralizou na internet. Acontece, que muitas vezes, não só no quesito alimentação, mas em muitos segmentos da vida, por falta de conhecimento ou informação deixamos de fazer isso ou aquilo. Lá na frente, quando descobrimos é aquele baque. “Como ninguém me falou isso antes? ” Pois é, com certeza você nunca deve ter perguntado.

O discussão entre Xuxa e Ana Maria sobre proteína vegetal ganhou as redes sociais essa semana

Mas sim, é possível encontrar as proteínas em alimentos de origem vegetal e, segundo a nutricionista Vanessa Roveri, as proteínas vegetais nos trazem grandes benefícios como: saciedade e controle de peso, longevidade, melhora do desempenho físico, prevenção de diabetes, regulação da pressão sanguínea, melhora nos níveis de colesterol, gordura corporal e saúde da pele, além de favorecer a saúde intestinal e inflamações.

Agora, que alimentos são esses? A nutri Vanessa disse que são fontes de proteína vegetal: as leguminosas (lentilha, feijões, ervilha, grão de bico), as oleaginosas (nozes, amendoim, pistache, amêndoas, avelãs), as sementes (chia, abóbora, linhaça, gergelim, girassol), cereais (aveia, quinoa, arroz) e algas. Enfim, uma variedade só. Dá para escolher e variar.

O arroz nosso de cada dia também é fonte de proteína

De acordo com a nutricionista, quando se fala em proteína vem logo a ideia daquela carne bovina suculenta, mas existem várias opções de proteínas vegetais e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são apenas para vegetarianos e veganos. Segundo Vanessa, além da fonte de proteína as opções citadas também são fontes de fibras, antioxidantes e fitonutrientes.

A proteína também é encontrada nas oleaginosas como amêndoas, pistache, castanhas e nozes

Independentemente de ser vegano ou vegetariano, precisamos buscar sempre opções saudáveis e que nos oferecem mais opções de nutrientes e, claro, benefícios ao nosso organismo. Opções é que o não faltam! E, para não perder o costume, vamos de receitinha? Bem fácil, prática e deliciosa? Esse patê de hommus é da culinária árabe e faz o maior sucesso. Definitivamente se você não experimentou, cuidado para não viciar, viu! (risos) Para facilitar a vida, algumas vezes costumo comprar o grão e bico já cozido no supermercado, daí é só bater e pronto! Ele poder ser consumido com pão sírio ou até mesmo com legumes como cenoura, tomate cereja e pepino no aperitivo.

Patê de hommus

Patê de hommus

Ingredientes

300 g de grão-de-bico

Suco de 1 limão

1 dente de alho descascado

Tahine (pasta de gergelim) a gosto

Azeite a gosto

Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de fazer

Cozinhe o grão de bico, reserve a água cozimento e tire a casca;

No processador de alimentos, bata o grão-de-bico descascado, o alho, o suco de limão e o tahine. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída. Adicione a água do cozimento aos poucos e bata até obter uma pasta homogênea. O ponto deve ser o de um patê grosso;

Retire o homus do processador, coloque num prato. Se quiser, acrescente azeite sobre a pasta ou decore com páprica picante ou salsinha.

Boa de Garfo - Giovanna Simioli