Boa de Garfo

SOPAS E CALDOS para vencer as noites frias



SOPAS E CALDOS para vencer as noites frias

Está aberta a temporada de sopas e caldos. Bastou a primeira frente fria do outono chegar para as panelas de pressão começarem a chiar. Confesso que amo o calor, mas o frio tem o seu glamour e essas comidas maravilhosas que aquecem não só o corpo, mas também o coração.

A primeira sopa que me vem à lembrança é aquela preparada pela minha mãe: a sopa de legumes com carne de panela. Bem básica, com batata, cenoura, tomate, mandioquinha, carne bem molinha e macarrão espaguete. O toque final fica por conta do queijo parmesão e do pãozinho, que não é torrado, para acompanhar. Já fiz inúmeras vezes, inclusive com a orientação dela, mas não tem o mesmo gostinho e o mesmo tempero. A sopa da ‘mamis’ é única nesse mundo.

Agora no quesito caldos a lista é imensa de grande! Vou desde os mais saudáveis como o caldo verde com couve flor e frango até os mais suculentos como o caldo de cabotiã com carne seca ou costela, caldo de mandioca e o tradicional caldo verde. Todos eles gosto de acompanhar com aquela torradinha, queijo e pimenta. Para deixar ainda mais quente! Risos.

Uma sopa que aprendi a gostar depois de adulta foi a sopa e o caldinho de feijão. Bem temperadinha com alho, cebola e perfumada com bacon e calabresa. O gran finale fica por conta da pimentinha, do cheiro verde e, claro, um queijinho parmesão. É uma sopa com bastante sustância. Há quem goste de adicionar legumes como batata e cenoura e até o macarrão. Mas confesso que prefiro só com os embutidos mesmo.

Aqui em Fernandópolis não é comum encontrar sopas e caldos nos cardápios de bares e restaurantes. Mas, bastou os termômetros baixarem as temperaturas para que eles sejam incorporados ao menu de inverno e agradar em cheio os clientes. Há lugares que servem os caldos variados por peso com outras delícias para incrementar como: bacon, queijo, cheiro verde, calabresa, pimenta e torradas. Os caldos também invadiram os espetinhos, cafeterias e conveniências para encorajar o fernandopolense a sair de casa. Basta navegar nas redes sociais e descobrir aquele caldo delícia mais próximo da sua casa.

É obvio, que não deixaria você sem uma receitinha supimpa para aquecer nesse tempinho frio. Já que esse final de semana começa a EXPO Fernandópolis escolhi uma receita com bastante sustância para além de aquecer, dar bastante energia para você curtir a festa.

Caldo de feijão

Caldo de feijão

Ingredientes

150 gramas de bacon picadinho

150 gramas de linguiça calabresa picadinha

2 dentes de alho amassado

1 cebola ralada

500 gramas de feijão (carioca, bolinha ou preto) cozido batido no liquidificador

1 pimenta de cheiro picadinha

½ caldo de carne derretido em água quente

Sal a gosto

Cheiro verde a gosto

200 gramas de mussarela ralada

Como fazer

1. Em uma panela, acrescente o bacon picadinho e quando estiver quase dourado, acrescente a calabresa picada, deixando dourar também.

2. Se o bacon estiver muito gorduroso, escorra o excesso de gordura.

3. Adicione o alho e deixe dourar. Depois, coloque a cebola e deixe cozinhar um pouco.

4. Acrescente o feijão batido.

5. Adicione a pimenta de cheiro, o cheiro verde, o caldo de carne e o sal. Deixe ferver.

6. Sirva quente e jogue a mussarela por cima do caldo.

Boa de Garfo - Giovanna Simioli