A Câmara de Fernandópolis fecha na terça-feira o ciclo de três sessões ordinárias para completar o atual mandato legislativo. Dos atuais vereadores, apenas quatro retornarão para novo mandato a partir de 2025: Janaina Alves, Jeferson da FEF, Julinho Barbeiro e Daniel Arroio.
Os demais, João Pedro Siqueira, Cidinho do Paraíso, Everaldo Lisboa, Sargento Santos, Gustavo Pinato, Pastorzão Claudenilson, Murilo Jacob e João Garcia Filho se despedem do Legislativo. O vereador João Paulo Cantarella também está de saída, mas trocará o Palácio 22 de Maio Prefeito Edison Rolim pelo Paço Municipal Prefeito Rui Okuma.
A despedida, na semana que antecede o Natal, deve ocorrer em uma super sessão, já que é preciso limpar a pauta. Tem projetos que aguardam votação, alguns obrigatórios, como é o caso da Lei Orçamentária do Município para 2025, que estima receita e fixa despesa em R$ 467 milhões.
BATE PRONTO
- MARTELO BATIDO – Como a coluna havia antecipado na semana passada, a sessão de posse dos eleitos em Fernandópolis vai seguir a tradição. Prefeito, vice-prefeito e vereadores prestarão juramento e assinarão o termo de posse no dia 1º de janeiro. Iniciativa de mudar a Lei Orgânica para permitir a posse fora da data tradicional foi inóqua.
- TRANSMISSÃO INFORMAL – O prefeito André Pessuto confirmou em entrevista à Rádio Difusora FM e CIDADÃOnet que deve realizar uma solenidade informal para transmissão do cargo ao prefeito eleito João Paulo Cantarella no dia 28 de dezembro. É aquela cerimônia em que o prefeito que sai, entrega as chaves do Paço ao prefeito que entra. No dia 1º, Pessuto estará em São Sebastião para prestigiar a posse da irmã, Henriana Pessuto, eleita vereadora naquela cidade.
- MEGA LEILÃO - A Prefeitura de Fernandópolis vai realizar o mega leilão de imóveis na próxima sexta-feira, dia 20, no auditório do Paço Municipal, com credenciamento das 8h30 às 12h e leilão às 14h. Neste dia serão disponibilizados 65 imóveis e pessoas físicas e jurídicas poderão participar. Quem adquirir à vista qualquer um dos imóveis disponíveis terá desconto de 20%. Haverá opções de parcelamento em cinco vezes com 10% de desconto e de dez parcelas sem desconto. Após a quitação do bem será firmado o contrato e lavrada a escritura. Os imóveis, juntos, estão avaliados em R$ 40 milhões.
FOTO DA SEMANA
Na famosa e perigosa curva de Mirassol para quem está saindo da Rodovia Euclides da Cunha para ingressar na Washington Luiz, um equipamento instalado desde quarta-feira, 11, viralizou nas redes sociais. É radar? Ele traz o indicativo de velocidade de 40 km e quando o carro passa registra a velocidade do veículo, como mostra a foto acima. A concessionária EcoNoroeste que instalou o equipamento diz que não é radar, mas apenas um equipamento para educar os motoristas de que a velocidade recomendada para o trecho é de 40 km para evitar os costumeiros tombamentos de quem entra na curva mais acelerado. A empresa diz que já estuda projeto para melhorar esse entroncamento para garantir mais segurança aos motoristas. Por enquanto, melhor seguir a orientação de transitar no trecho na velocidade indicada na placa e no equipamento: 40 km.
POSITIVO
O documentário “Xingú – O Sentido da Superação” produzido pela Moguis Filme de Fernandópolis que consta a história real do jovem indígena Diogo Arautara Yamanari Rodarte Kamaiura, que saiu de sua tribo no Xingu para ser o primeiro indígena a colar grau no curso de Odontologia em Fernandópolis. Obra dirigida por Guilherme Miguelão e com produção executiva de Milene Miguelão. O projeto com o apoio cultural da Lei Paulo Gustavo coloca Fernandópolis no cenário de produções cinematográficas de alto nível. É uma obra prima.
NEGATIVO
No apagar das luzes da atual administração, a administração do prefeito André Pessuto enfrenta problemas com as empresas terceirizadas que prestam serviços à prefeitura. Os problemas de pagamentos são recorrentes e no ano passado, a prefeitura chegou a romper contrato com uma das terceirizadas. Esta semana veio à tona que uma das que ainda prestam serviço na prefeitura também atrasou salário e deixou 200 funcionários na mão. A nova administração fala em mudar o modelo de terceirização: em vez de mão de obra, terceirizar serviços. Veremos....