Para quem pensa que fazer um bom sushi é preciso ser um sushiman está completamente enganado. Confesso que já me aventurei algumas vezes e essa última, na quarta-feira, 23, me surpreendi com o resultado, viu! Ou seja, além da receita, é preciso um pouco de treino também viu! E como recebi inúmeras mensagens de amigos e leitores pedindo a receita. Resolvi compartilhar a experiência com você!
O primeiro passo é fazer o arroz. Utilizo o arroz próprio para culinária oriental. Lavo ele bastante até que a água saia bem transparente. Depois sigo as instruções da embalagem, afinal, cada marca tem seu segredinho. E sempre deu certo, viu! Depois de pronto coloco em uma travessa e vou temperá-lo com a mistura de vinagre de arroz e açúcar que dissolvi em uma frigideira. Mistura bem e pronto! Deixe esfriar.
Agora vamos ao “mise em place”, que nada mais é que preparar os alimentos para começar a confeccionar os sushis. Cortei cenoura no ralador de espaguete de legumes, cortei o pepino em tiras (ah! Não se esqueça de tirar o miolo dele) e cortei o kani em tiras finas. Enquanto isso, minha amiga Márcia triturou o Doritos e “fritou” a couve na airfryer. Aliás, esse crisp de couve ficou surreal. Basta cortar bem fininha as folhas e colocar na airfryer com um pouco de sal e azeite. Ficou show! Claro que nesse momento também devemos preparar as tirinhas de salmão. Utilizei um pedaço dele para fazer grelhado na frigideira e depois desfiei e adicionei cream cheesse. Sim, ficou show!
Agora vamos a montagem. Pegue uma folha de alga nori e com as mãos úmidas vá “colando” o arroz nela deixando uma beiradinha para finalizar. O segredo aqui é fazer uma camada bem fininha para que o sushi não fique puro arroz! Chegou a hora do recheio. Use sua criatividade com os ingredientes que você separou, adicione uma boa dose de cream cheese e comece a enrolar. Finalize umedecendo aquela ponta de ficou sem arroz e colando no rolinho.
Quando finalizar os rolinhos chegou a hora de cortar. Para facilitar utilize uma faca molhada e corte do tamanho que você preferir. E, então, chegou o momento mais delicioso de todos: decorar nosso sushi. Gosto de adicionar cream cheese e utilizei pimenta biquinho, Doritos, crisp de couve e alguns deixei sem nada. Utilize todo o capricho possível neste momento e arrase!
Como entradinha, resolvi fazer o popular sunomono, ou pepininho agridoce. Que é muito simples. Basta laminar o pepino no mandoline colocar em uma peneira e adicionar uma generosa pitada de sal. O pepino irá soltar bastante água até ficar bem molinho. Lave delicadamente. E tempere com gergelim tostado na frigideira e com a mesma misturinha do de vinagre de arroz e açúcar, que usamos para fazer o arroz do sushi. Dá para guardar na geladeira e utilizar em outras combinações também.
O resultado foi surpreendente. Um amigo disse que achava que não ia dar bom, não. E no dia seguinte, disse que foi surpreendido. Obviamente que não tenho a técnica dos profissionais, faço do meu jeitão caseiro mesmo, mas o sabor é incrível. Aliás, não tem como dar ruim com tanta coisa boa, viu!