Boa de Garfo

TÁ CARO! Como evitar o desperdício dos alimentos e transformar as sobras em pratos gourmet



TÁ CARO! Como evitar o desperdício dos alimentos e transformar as sobras em pratos gourmet

Que os alimentos estão cada vez mais caros nos supermercados, não é novidade para ninguém, não é mesmo? Aliás, não só os alimentos, né? Portanto a ordem do dia é não desperdiçar nadica de nada e, principalmente, aproveitar ao máximo de cada alimento. E posso provar para você que é muito fácil e delicioso!

Confesso que já cresci com esse hábito de não jogar comida fora. Aprendi a usar o congelador ao meu favor e reinventar com as sobras que ficam na geladeira. Na última semana mesmo, tinha uma sobra de arroz e um pouquinho de camarão congelado e resolvi inventar moda. Dei uma incrementada com leite de coco, pimentão amarelo e vermelho, tempero baiano, pimenta e bastante cheiro verde. Ficou digno de um prato Masterchef. Juro! Fiquei orgulhosa, viu.

Outro dia, fiz uma costela na panela de pressão e sobrou apenas uns pedacinhos. Desfiei e refoguei com cebola e tomate. Coloquei em um ramequim (aquele refratário individual) adicionei requeijão e cobri com o purê de uma batata. Para finalizar salpiquei queijo por cima. Como era uma porção individual coloquei para gratinar na air fryer. Não dá para ligar o forno e gastar gás com uma porção apenas, aliás, ele também tá caro! Depois de pronto, fiz uma saladinha para acompanhar e ficou show!

Uma sobra bastante comum que, muitas vezes, acaba indo para o lixo é o frango assado de domingo. Mas, na minha casa não! Após o almoço já deixo toda a sobra desfiada, coloco em um saquinho e guardo no freezer. Dependendo da quantidade dá para fazer o recheio de uma panqueca, um refogado com legumes, strogonoff, salpicão e até mesmo um escondidinho, igual fiz com a costela. Confesso que esse franguinho desfiado já me salvou algumas vezes na correria para fazer um almocinho rápido, viu. Pois, como já está cozido e desfiado, descongela muito fácil.

E o tradicional mexidão? Quem nunca? Confesso que sou mestre em juntar tudo o que tem na geladeira e inventar pratos novos. Sou apaixonada por arroz com ovo, mas sempre gosto de dar uma incrementadinha. Outro dia tinha sobra de couve refogada e abobrinha na geladeira. No freezer tinha cenoura picadinha, que usei metade e o restante já congelei picada. Em uma panela refoguei alho, cebola e bacon, coloquei a sobra do arroz do dia anterior, juntei com a couve, abobrinha e a cenoura. Adicionei um pouquinho de água e deixei aquecer. Enquanto isso fiz ovos mexidos e depois juntei ao arroz. Finalizei com batata palha e bastante cheiro verde e pimenta calabresa. Salivou aí?

É isso, minha gente, na cozinha nada se perde, tudo se transforma. Basta usar a criatividade e dar seu toque especial. Use seus utensílios e eletrodomésticos a seu favor para preservar os alimentos e aproveitá-los do início ao fim. Óbvio que não vou deixar vocês sem uma receitinha! Essa é perfeita para um almoço de domingo com a família. Simples, rápida e cheia de sabor. Delicie-se!!

Arroz de forno parisiense

Arroz de forno parisiense

Ingredientes

4 xícaras de arroz cozido

150 gramas de presunto

200 gramas de muçarela

1 xícara de ervilha fresca

1 copo de requeijão

1 pitada de cebolinha a gosto

1 pitada de sal a gosto

1 pitada de pimenta do reino a gosto

1 pitada de orégano a gosto

3 unidades de tomate cortado em rodelas

100 gramas de muçarela para cobrir

Modo de fazer

1. Em um recipiente junte o arroz, o presunto, a muçarela, a ervilha e o requeijão.

2. Tempere tudo com cebolinha picada, sal, pimenta do reino e orégano a gosto.

3. Misture tudo muito bem e transfira para um refratário ou forma que possa ir ao forno.

4. Espalhe o arroz e por cima coloque algumas rodelas grossas de tomate.

5. Finalize com mais muçarela e parmesão e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 25 minutos ou até que o queijo tenha derretido e esteja dourado por cima.

6. Depois disso é só servir.

Boa de Garfo - Giovanna Simioli