Boa de Garfo

TÁ CARO! Para driblar a alta do preço dos alimentos é preciso criatividade



TÁ CARO! Para driblar a alta do preço dos alimentos é preciso criatividade
O peixe é uma deliciosa opção para substituir a carne bovina e o frango

Nos últimos meses ir ao supermercado tem sido um martírio, pelo menos pra mim. A alta dos preços dos alimentos é simplesmente assustadora. O duro é que não é um ou outro alimento, é tudo! Comer carne bovina virou luxo. E os vegetais e frutas? Agora veio a alta no preço do frango. Tá difícil ter criatividade para driblar todos esses aumentos.
Além de dar uma olhadinha na internet nos panfletos de ofertas dos supermercados antes de sair enchendo o carrinho, dou prioridade para os produtos da época e aqueles que estão em promoção naquela semana. Não é fácil, mas é possível comer bem e economizar, viu!

Esses últimos dias por exemplo teve a semana do peixe, que é muito versátil e dá para fazer frito, assado, cozido e até cru. Além de ser muito saudável! O atum, aquele de latinha, também estava com um preço bom e permite várias opções acompanhando o bom e velho arroz com feijão, como recheio de panqueca, com saladas de folhas e vegetais e até mesmo em uma macarronada.

A moela feita na panela de pressão bem temperadinha fica maravilhosa

Com a alta nos preços nos cortes de frango uma opção são os miúdos, como a moela. Sim, eu amo moela! Liberte-se desse preconceito todo e, simplesmente, experimente cozinhar ela na panela de pressão com bastante tempero (amo usar mix de pimentas, páprica defumada, cheiro verde e muita cebola) e um bom molho de tomate. Cozinhe na pressão até derreter! Cheguei a salivar, aqui! Essa delícia pode acompanhar um arroz branco com batata palha, uma polenta e até um aperitivo com torradas. Faz e me conta!

O escondidinho com purê de abóbora cabotiã

O preço dos vegetais também está pela hora da morte! Onde já se viu, abobrinha italiana R$ 16 o quilo? R$ 10 uma bandejinha de quiabo? Tá difícil até ser saudável, viu. Para driblar esses preços tenho optado pela abóbora cabotiã, que além de muito saudável, tem um sabor delicioso e pode ser usada de diversas formas, inclusive como purê para um escondidinho, que tal? Tenho optado também bastante pelas verduras refogadas como a couve e o espinafre que, por enquanto, não notei diferença no preço.
A boa e velha salada de alface com tomate tem faltado o tomate ultimamente, viu! Quando encontro o tomatinho cereja na oferta opto por ele, mas ultimamente até ele ‘tá caro’. Tenho feito salada de legumes com aqueles da oferta da semana. Isso é bom que varia o cardápio e não enjoa! rsrsrs.
Confesso que não sou referência em economia, mas espero ter ajudado você a pensar melhor sobre o consumo dos alimentos em tempos de preços nas alturas. Além das dicas, óbvio que não deixaria vocês sem uma receitinha. Uma sugestão diferente e deliciosa de preparar o atum de latinha.

Atum ao forno com batatas e brócolis

Atum ao forno com batatas e brócolis

Ingredientes
   1 lata de Atum Sólido em Óleo
   1 cebola média cortada em rodelas finas
   200 g de batata bolinha cortada ao meio e cozida
   3 colheres (sopa) de azeite de oliva
   2 xícaras (chá) de brócolis ninja cozido
meia xícara (chá) de tomate cereja, cortado em 4 partes
   3 dentes de alho fatiados e dourados
   sal a gosto
   pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer
1) Preaqueça o forno na temperatura alta (200°C).
2) Escorra o óleo do atum e reserve.
3)Em um refratário médio, distribua a cebola, a batata e regue com metade do azeite e asse por 15 minutos em forno preaquecido (200°C) ou até a batata dourar levemente.
4) Diminua o forno (180°C) junte o brócolis, o tomate, o atum escorrido e o alho dourado e regue com a outra parte do azeite.
5) Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e asse em forno em temperatura média (180°C) por mais 10 minutos e sirva em seguida.
 
 Fonte: Coqueiro

Boa de Garfo