Se você, assim como eu, é do time dos apaixonados pela combinação: torresmo e cerveja, não pode deixar de conferir a coluna de desse final de semana. Essa combinação ganhou a versão gourmet com o torresmo de rolo e está presente no cardápio dos boutiquins mais badalados do momento. Mas você também pode se aventurar e fazer o seu!
O torresmo de rolo nada mais é que um pedaço de barriga de porco temperada, enrolada e amarrada com barbante. Simples assim, ou nem tanto! Sabe aquele prato que vale o tanto de trabalho que ele dá para fazer? É isso! Confesso que essa receita é direcionada aos apaixonados pela cozinha. Se você não tem esse dom, relaxa e pede um delivery ou vá se deliciar no butiquim mais próximo de sua casa. #paz
O preparo do torresmo de rolo começa com a escolha da barriga. Para ficar mais fácil de enrolar e, claro, ficar mais suculenta, dou prioridade para um pedaço com menos gordura e mais carne. Depois tiro as ‘rebarbas’ e deixo ela lisinha. Se o açougueiro for seu chapa já pede pra ele caprichar no corte que você pula essa parte!
Chegou a hora de temperar essa belezura. Tem gente que usa apenas sal e pimenta do reino mas, a Boa de Garfo aqui gosta de ‘tômpero’, então faço uma misturinha bem ao olho mesmo com sal de parrilha defumado, alho e cebola em pó e pimenta do reino. Antes de aplicar o tempero espremo um limão e besunto toda a peça. Agora sim, espalho o tempero por toda a peça no lado da carne.
Agora é hora de fazer o rolo! Sim, o rolo de torresmo, viu! kkk Confesso que no início achei desajeitado, mas rapidinho você acerta. Daí o segredo é ir amarrando as tirinhas de barbante com dois dedos de distância uma da outra, essa será a medida para você cortar depois.
Com o rolo feito, você coloca para assar durante cerca de uma hora (para uma peça de aproximadamente um quilo), sem cobrir. Deixe esfriar e coloque na geladeira. Corte as tiras nas marcações do barbante e coloque as fatias no congelador por uns 15 minutos aproximadamente. Agora é ‘só’ fritar em óleo bem quente e apreciar a mágica da pururuca aparecer.
Viu só como é simples fazer? Apesar de haver muitos processos e ser demorado, é tudo muito fácil e vale cada minutinho de espera. Sem contar que você pode adaptar o tempero e deixar mais picante, defumada ou mais ácida. Para acompanhar, minha sugestão é uma deliciosa geleia de abacaxi com pimenta, que também é bem ‘facinha’ de fazer e fica deliciosa! Sem contar que combina com lanches e outros cortes de carne de porco.
Geleia de abacaxi com pimenta
Ingredientes
1 abacaxi descascado e picado;
2 pimentas dedo de moça picadas sem sementes (se você preferir mais forte acrescente mais pimenta);
1 copo de água;
1 e ½ xícara de açúcar
Modo de Preparo
Descasque o abacaxi, retire o miolo e corte em cubos pequenos.
Higienize as pimentas, corte em cubinhos pequenos retirando as sementes e a parte branca pois são eles que deixam tudo muito mais picante.
Coloque o abacaxi, a água e o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo.
Mexa sempre, cozinhe em média 30 minutos ou até obter o ponto de geleia.
A pimenta bem picadinha pode ser colocada no início do preparo para ficar mais picante ou colocar no final do cozimento para ficar mais suave.
Coloque a geleia ainda quente em vidros esterilizados, feche muito bem, coloque de boca para baixo para pegar vácuo.