Observatório

“Unati é qualidade de vida, lá não tem depressão”



“Unati é qualidade de vida, lá não tem depressão”

A Unati – Universidade Aberta da Terceira Idade -  completou 19 anos de fundação em abril. Nasceu com o propósito de trabalhar pela qualidade de vida daqueles que chegam à terceira idade. Hoje movimenta mais de uma centena de idosos em diferentes atividades como oficinas de coral, curso de italiano, ginástica, meditação, atividade física, bordados, violão e até terapia.
Neste ano, a entidade ganhou seu espaço para usufruir pelos próximos dez anos, renovável por mais dez. O antigo Centro Comunitário do Rosa Amarela foi transformado em nova sede da Unati, mas ainda precisa de melhoramentos. Por isso a entidade está retomando seu mais tradicional evento, a missa celebrada em italiano e o jantar italiano. A presidente da Unati, ex-primeira dama Ângela Azadinho Campos, acompanhada da diretora Neusa Lima, concedeu entrevista à Rádio Difusora FM e jornal CIDADÃO. “A Unati representa qualidade de vida, lá não tem depressão. Por isso precisamos do apoio da população para obter os recursos para investir em melhorias no nosso espaço. Estamos preparando tudo com muito carinho. A missa será belíssima e o Jantar Italiano será um momento de confraternização da nossa comunidade”, disse Ângela. Leia a entrevista:

A Unati está promovendo a tradicional missa e jantar italiano. Como estão os preparativos?
Estamos retomando esse evento que é o nosso carro chefe após dois anos da pandemia. Com o recurso poderemos realizar melhorias em nossa sede. Esse ano, graças a Deus, ganhamos a concessão de um prédio por 10 anos. Pegamos o prédio no caos   e conseguimos colocar ele em condições de ser usável. Mas, ainda faltam algumas melhorias necessárias para dar mais conforto e segurança aos nossos frequentadores, como por exemplo, colocar ventiladores. Se conseguirmos vender os convites que estão previstos, teremos o dinheiro para realizar essas melhorias. Infelizmente, a Unati não conseguiu ainda uma verba através de emenda parlamentar. Promessas são muitas, mas chegou nenhum recurso até agora. 

A programação no dia 2 de setembro começa com a missa?
Antes do jantar, às 19h30, acontece a tradicional Missa Italiana na Igreja Nossa Senhora Aparecida. Será celebrada em italiano pelo padre Carlos e terá a participação belíssima do coral. É uma missa com tradição de 10 anos. Depois teremos o jantar no Centro Pastoral da Aparecida organizado com todo carinho. O cardápio será preparado pelo Restaurante Paladar. Na entrada será a caponata italiana de berinjela, torradas, pão e sardela. Para o jantar, serão servidas: salada verde com molho de iogurte, salada de macarrão, arroz de forno, espaguete com brócolis, lasanha de queijo, talharim com molhos branco, ao sugo com porpetta, quatro queijos e queijo ralado. Na sobremesa será servido pavê de bolo. Para animar a noite, também haverá música ao vivo. 

Como está a adesão dos fernandopolenses ao jantar?
Estamos lutando para conseguir vender os convites que são individuais e custam R$ 100. Dizem que é caro, mas tudo está muito caro. Para cobrir os custos do jantar precisamos vender pelo menos 150 convites. O jantar será no dia 2 de setembro e as vendas continuam baixas. Precisamos do apoio da população. O objetivo do jantar é obter recursos para melhorar o atendimento aos idosos que frequentam a Unati. Os convites estão sendo vendidos na entidade e pelos voluntários. Nós parcelamos no cartão de crédito, no PIX (por agendamento), em duas parcelas, para facilitar a todos, porque geralmente os convites são adquiridos por casais. 

"A missa e o jantar italiano são uma tradição da Unati que estamos retomando após dois anos da pandemia"

A Unati já tem mais de 19 anos. Como está a frequência?
Para frequentar a Unati a idade é a partir de 45 anos. Hoje estamos atendendo um bom público com uma grade de atividades muito boa durante a semana toda, incluindo coral, aula de italiano, atividades físicas, bordados, aula de violão, teatro e um grupo de terapia denominado “mente malhada” tudo proporcionado por profissionais voluntários. Vamos incluir a zumba e inglês no programa. A Unati não fica só com atividades internas. Temos também realizado apresentações fora da cidade com nosso coral, violão e teatro. Procuramos fazer uma interação com a comunidade, escolas e entidades.  

O objetivo da Unati é oferecer qualidade de vida ao idoso?
Sim, buscamos qualidade de vida. O idoso não pode ficar parado. Se ficar parado adoece, vem a depressão. Quem frequenta a Unati ganha em qualidade de vida sim, porque interage com pessoas, se movimenta, pode participar dos diferentes grupos. Todos os professores da Unati são voluntários e somos muito gratos. 

Podemos dizer que Unati tem uma ação preventiva?
Só para se ter uma ideia, esse ano quando retomamos o trabalho na nova sede, uma senhorinha chegou de bengala, caminhando com dificuldade. Hoje, depois de participar das atividades já abandonou a bengala fazendo atividade física. Ela tem qualidade de vida, readquiriu sua independência. O asilo e casas de repouso são entidades necessárias para as pessoas que precisam. Quem vai para a Unati não vai para esses espaços, nem da Casa Abrigo (creche do idoso). As pessoas que estão lá tem alegria de viver, motivação para viver. Lá não tem depressão... 

"Com o recurso desse jantar italiano poderemos realizar melhorias em nossa sede"

Em que momento você chegou na Unati?
Eu participo da Unati desde a inauguração. No início ajudava nos eventos e após a aposentadoria na Sabesp, fui chamada pela Maria José Pessuto, para me integrar mais a Unati. Logo fui chamada para ser presidente e já estou no segundo mandato de presidente. Pelo estatuto da Unati, teremos que buscar um novo presidente. Meu mandato vai até 2024. 

"As pessoas que estão lá na Unati têm alegria, tem motivação para viver"

A experiência que viveu como primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade...
Naquela época quando o Adilson (Adilson Campos) assumiu a prefeitura criei meus vínculos com o idoso. Tínhamos os CCIs (Centro de Convivência dos Idosos) e a gente apoiava muito o trabalho que era realizado nesses espaços. Hoje, não tem mais os CCIs e os idosos estão na Unati onde a gente forma uma grande família.

 

SERVIÇO

Reserva de convites 
(17) 99725-0579 (Ângela Campos)
(17) 99782-8294 (Neusa Lima)
(17) 3442-7255 (Unati)

Sede da Unati 
Rua Leonildo Alvizi, 342 Jardim Santa Catarina

Observatório