Boa de Garfo

Vegano ou Vegetariano? Afinal, qual a diferença?



Vegano ou Vegetariano? Afinal, qual a diferença?
O restaurante Vila Eve possui opções com tofu e shimeji para substituir as proteínas animais em seu cardápio.

Ontem, dia 1 de outubro, foi comemorado o Dia do Vegetarianismo. Mas afinal, o que é ser vegetariano e qual a diferença entre vegetariano e vegano? Simplificadamente, o vegetariano é aquela pessoa que possui uma dieta livre de carne e o vegano possui um estilo de vida livre de qualquer produto de origem animal, desde a alimentação até roupas, sapatos, produtos de higiene e maquiagem. Porém, dentro do vegetarianismo existe uma classificação chamada vegetarianismo estrito, que é sinônimo de vegano no âmbito da alimentação.
Esses estilos de vida e têm se tornado cada vez mais comum e, consequentemente, o mercado têm se adaptado para oferecer produtos de qualidade para atender as pessoas que adotam esses hábitos alimentares. Em Fernandópolis já é possível encontrar opções vegetarianas e veganas em restaurantes e com produtores artesanais.
O restaurante Vila Eve, especialista em alimentação saudável, possui em seu cardápio opções veganas, onde as proteínas animais são substituídas por tofu e shimeji. E, de acordo com a chef nutricionista responsável, Anne Eve, dentro do cardápio vegetariano do restaurante é possível fazer adaptações para atender ao cliente vegano. Segundo a nutricionista, a procura por refeições veganas na cidade ainda não é grande, se comparada ao consumo de refeições com proteína animal. 

Pão integral vegano da Nova Terra não possui nenhum ingrediente de origem animal.

Apaixonada pela culinária saudável, em especial a vegana, a pedagoga Tatiele Almeida transformou sua paixão em negócio, a Nova Terra. A micro empresária produz de forma artesanal alimentos veganos como: canjica, esfirras, pastel integral assado, pão de queijo vegano, torta rústica, bolo de cenoura, feijoada e, o mais pedido, o pão integral. Todos os produtos são livres de ingredientes de origem animal. Um exemplo são as esfirras com recheio de carne de soja ou carne de jaca. Confesso que estou curiosa para experimentar! 
De acordo com Tati, a procura pelos produtos tem aumentado e esse estilo de vida está ganhando cada vez mais adeptos. “Seja pelos benefícios que traz a saúde ou por uma questão mais humana e social, visando proteger os animais, assim como o planeta e o meio ambiente”, destaca.
Que a alimentação vegana e vegetariana são saudáveis, isso não podemos discutir, mas tanto a Tati, quanto a Anne, que também é nutricionista, alertam para a necessidade de manter um cardápio funcional que atenda todas as demandas nutricionais. “A maioria dos veganos tem deficiência de B12 - vitamina de origem principalmente animal. É sempre importante acompanhamento de médicos e nutricionista para suplantação alimentar”, orienta Anne.
Confesso a você que minha alimentação hoje só não é vegetariana pois adoro um churrasquinho, viu! Mas, no meu dia-a-dia, a carne está cada vez menos presente e me sinto muito bem assim. Enfim, temos que respeitar estilo de vida de cada um e aquilo que lhe faz bem! #paz. Mas, é claro, que hoje a receitinha será vegana, cheia de sabor e ingredientes do bem. 

Grão de bico ao molho de curry

Grão de bico ao molho de curry

Ingredientes
200gr de grão de bico cozido
150ml de leite de coco
2 tomates picados
1 cebola picada
2-3 dentes de alho picados
1 colher de chá de açafrão em pó
1/2 colher de chá de pimenta em pó
1 colher de chá de curry em pó
Sal a gosto

Modo de fazer
1) Adicione um fio de óleo em uma panela grande e frite cebola picada até começar a caramelizar. 
2) Adicione todas as especiarias e os dentes de alho. Cozinhe por mais um minuto e continue mexendo para não queimar. 
3) Adicione um pouquinho de água para evitar que grude, em seguida adicione o grão de bico escorrido, o leite de coco e os tomates. Misture tudo e coloque um pouco de água fervente apenas o suficiente para cobrir o grão de bico.
4) Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 20-25 minutos. 
5) Sirva com arroz e vegetais.

Fonte: @happyskinkitchen

Boa de Garfo