Caderno Viva



Dose...

Para quem quis se inteirar da programação alusiva ao aniversário da cidade deste ano, que completa 76 anos, na sexta-feira, 22 de maio, o jeito foi procurar o setor de comunicação da prefeitura. Afinal, até à tarde de segunda-feira, dia 18, a imprensa ainda não tinha recebido a lista com as datas e locais das inaugurações. O que deu na mesma. Na lista, com cinco itens, incluindo o ato cívico e a missa não consta nenhuma inauguração.

Daí sobram, evidentemente, 3 eventos, divididos em três dias (23, 24 e 31), com direito a bolo de 76 metros, passeio ciclístico esportivo e cultural, porque terá a presença da Orquestra de Violas; e uma corrida, no dia 31, intitulada de 22 de Maio. É de dar dó.

Ainda sou do tempo em que a programação dos festejos de aniversário da cidade era esperada com festa, entusiasmo da população e em material impresso de encher os olhos. Na aula de História, essa administração passou longe.

Contam os cidadãos de cabelos brancos, que a programação de aniversário da cidade era impressa em cartazes que mediam 1 metro de altura por 50 centímetros de largura, todo colorido com fotos da cidade e da Expo. Só um cartaz desse tamanho, para inserir todos os eventos que se estendiam por todo o mês de maio. Era tanta inauguração, que algumas tinham que ser às 11 horas da manhã, todos os dias.

Também contam que Fernandópolis virava sede do Governo Estadual com a presença de ilustres convidados, entre eles o governador e vários secretários.

Agora, vivemos maio de2015. Cadê a inauguração da UPA, das Unidades Básicas de Saúde do Jardim Rio Grande e Rosa Amarela? A informação é que o edital de convocação dos funcionários não ficou pronto e portanto, as obras não poderão ser inauguradas por falta de gente.

Falando em gente... é a gente mesmo que sofre, os profissionais, por terem que esperar mais para começar a trabalhar e receber o primeiro salário, e os moradores, que padecem por falta de atendimento e na esperança, ainda respirando por aparelhos, das promessas de campanha.

Mas não se preocupem. Teremos um enorme bolo, até com velas talvez. Só vão faltar os presentes, em forma de obras e melhorias na qualidade de vida de quem vive aqui. Ah, mas a cidade está chia de aparelhos de academia... dá pra fazer bastante exercício.

Ah, lembrei. Além de bolo, teremos show na festa que acontece no recinto de exposições com portões abertos na sexta, dia 22, como consta no contrato de terceirização. Poderia constar na programação, assim daria volume. Mas, nem isso!

Não temos mais carnaval, a expo está terceirizada, virada do ano nem pensar. Cadê a reforma do museu, cadê as tradições, cadê a verba da Cultura?

Feliz aniversário Fernandópolis, hoje a festa não é minha, nem sua... nem de quem quiser, muito menos de quem vier.