Caderno Viva

5 dicas para quem quer assumir o cabelo cacheado



Se libertar da chapinha e dos relaxamentos é tarefa difícil de ser tomada, mas pode render visuais muito mais cheios de personalidade e um cacheado surpreendente.

 

Quer abandonar o alisamento? Siga os conselhos a seguir:

1. NÃO É NECESSÁRIO CORTAR TUDO DE UMA SÓ VEZ

É inegável que cortar os fios é o melhor caminho para encarar a transição do liso ao cacheado. Por isso, algumas mulheres optam por adotar um comprimento curtíssimo e esperar os cachos crescerem. Já outras são resistentes ao radicalismo, por temer o novo look e não ter a menor noção de como se dará o crescimento.

Algumas mulheres não sabem lidar com as duas texturas e encaram logo as tesouras de forma radical, enquanto outras lançam mão de um esforço extra – e temporário – para manuseá-las.

Independente da decisão, dar início à mudança com aparos mensais de um centímetro. Isso ajuda a se livrar de qualquer ponta dupla e impedir que novas se formem. Elas enfraquecem o fio e retardam o crescimento.

E para equilibrar as texturas, que tal investir em penteados ou passar algumas horas com o comprimento trançado para um enrolado fake, mas ainda assim mais homogêneo?

2. FIQUE LONGE DO CALOR DA CHAPINHA

Depois de um ou dois meses, é normal perceber que as duas texturas brigam entre si, o que pode ser um pouco frustrante. Logo, rola aquela tentação de recorrer a uma chapinha. Entretanto, é importante se manter distante dos alisamentos, mesmo que temporários. Isso ajuda a ter uma real noção de como o cabelo ficará depois de alguns meses.

3. DUAS PALAVRAS: CONDICIONADOR LEAVE-IN

Tecnicamente, é apenas uma palavra que está em jogo: hidratação. Os cabelos cacheados ressecam com muita facilidade, por isso é imprescindível investir em um condicionador de tratamento profundo específico para esse tipo de fio. E não hesite em deixá-lo agir nas madeixas por cerca de 30 minutos, pelo menos duas vezes ao mês. As pontas quimicamente tratadas são extremamente frágeis, então você vai querer condicionar profundamente para evitar quebras e mantê-las nutridas.

4. PROTEJA O CABELO DURANTE A NOITE

Dormir com um travesseiro envolvido por uma fronha de cetim pode ser “milagroso” para os seus fios. Ao contrário da fronha de algodão, a de cetim ou seda não absorve os óleos naturais do cabelo – o que significa que suas madeixas vão manter por muito mais tempo e com mais facilidade a hidratação e o brilho. Isso vai ajudar ainda a prevenir o frizz do dia seguinte.

5. DEIXE DE LADO ALGUNS PRODUTOS DE STYLING

É importância de usar óleos com frequência – como o de oliva, coco, abacate ou jojoba – na raiz e no comprimento para estimular o crescimento e selar a umidade do fio. Exatamente por isso, ela recomenda também certa distância de géis pesados e mousse, que só vão assentar o cabelo e pesar. Ao invés disso, experimente novos penteados e tire o melhor proveito dos cachos.