Caderno Viva

A importância da vitamina D



Atualmente  75% dos americanos têm deficiência de vitamina D, contra 50% se compararmos com vinte anos atrás.

A pergunta é: O que está acontecendo, e o que podemos fazer? Como pode uma única vitamina estar associada a tantas condições médicas?

Benefícios da vitamina D: Previne a osteopenia, osteoporose, raquitismo, fraturas ósseas. Previne determinados tipos de câncer, tais como o de próstata, o pancreático, mamário, ovariano e o de cólon. Previne as doenças infecciosas, asma e perturbações respiratórias. Previne acidentes vasculares cerebrais,  doenças cardíacas e diabetes mellitus 2,  periodontides e outras doenças inflamatórias. Previne a esclerose múltipla, doença de Crohn,  artrite rematóide  e diabetes mellitus 1. Previne a depressão, a esquizofrenia, doença de Alzheimer,  e demência.

Perguntas mais  realizada dos meus alunos e pacientes:

1-O que acontece quando cozinhamos alimentos ricos em vitamina D, como o salmão? 

A vitamina D é relativamente estável nos alimentos. A armazenagem, o processamento e o cozimento têm pouco efeito na sua atividade. A atividade permanece estável em temperaturas até pouco a mais de 1000 C.

 

 

 

2-Podemos produzir vitamina D a partir do sol na janela, por detrás dos vidros? Qual é o impacto das nuvens?

A luz do sol que passa através do vidro não produz vitamina D na pele, pois o vidro absorve radiação UVB, que produz a vitamina D.

3- Existe alguma idade em que a suplementação de vitamina D não funciona?

Nenhuma. O suplemento de vitamina D funciona para as crianças e para os adultos com qualquer idade. O envelhecimento, não afeta a capacidade do corpo de absorver  a vitamina D da dieta ou dos suplementos. Pelo menos 1000 UI diárias de vitamina D é apropriado para todas as idades.

4- O envelhecimento afeta a capacidade de produção de vitamina D pela pele?

Sim. Principalmente após os 70 anos, com uma redução em torno de 60%, que pode ser  melhorada ao expor maiores áreas do corpo ao sol.

5- O horário do dia influencia a recomendação de exposição à luz solar?

O horário do dia faz diferença, pois o sol muda de ângulo. É muito difícil produzir a vitamina D nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde. A produção de vitamina D é maior do meio-dia às 14 horas.  Pesquisas demostram que 20 minutos diários,  em áreas como braços, pescoço e ou pernas,  são suficientes a esta absorção.

6- Como me expor ao sol para melhor absorção da vitamina D e suas prevenções e não aumentar os riscos para câncer da pele?

Procure o médico especialista para classificar seus melhores horários, e níveis de suplementação individual ao estado clinico- físico de cada paciente.

7- A vitamina D está disponível no leite desnatado?

Sim. A absorção da vitamina D não depende da presença de gordura.

8- Quais outros alimentos contém vitamina D?

Em óleo de fígado de peixe, salmão, bacalhau, arenque, sardinha, atum, cogumelos e nas gemas de ovos. Porém apenas 20% da absorção da vitamina D, é decorrente da fonte alimentar.

 

 

 

 

9- Se eu tomar banho, trinta minutos depois de me expor ao sol, elimino a vitamina D produzida na  pele?

Não. Após sua absorção não poderemos retirá-la.

10- Qual a dose recomendada de suplementação da vitamina D?

Dependerá da idade,  doenças  associadas,  nível da vitamina D plasmático, seu estado físico e clínico. Para isto procure um médico especialista para melhor auxiliá-lo.

“ A água faz maravilhas, o ar pode fazer coisas ainda maiores, mas a luz é milagrosa"