Caderno Viva

BASTIDORES



TODAS...

as secretarias que compõem o governo municipal, são importantes, mas “Saúde” e “Educação” têm algo mais no contexto.

BASTA...

conferir os números nos três níveis de governo. As referidas pastas “consomem” quase a metade do orçamento, não tanto pela vontade do administrador, mas por força de lei.

AI...

do prefeito que não gastar  os obrigatórios 25% da Educação e 15% da Saúde. O Tribunal de Contas não perdoa, e quando encontra aplicação abaixo, rejeita contas e pede punição aos administradores públicos.

A DEFINIÇÃO...

dos titulares que vão comandar Educação (indicação  do PSDB) e Saúde (cota do  prefeito Pessuto) na nova administração, percorre os caminhos da negociação política. O que parede fácil, esbarra nos conflitos internos dos partidos.

NO...

DEM, partido de Pessuto, vai ganhando força o nome do médico Márcio Cesar Reino Gaggini. O infectologista transita com desenvoltura nos meios políticos, sempre ao lado do vereador Gilberto Vian. Os dois trabalham juntos há muito tempo na saúde.

JÁ...

no PSDB, o problema é a fartura de nomes. O partido tem bons quadros. Já emplacou Paulinho Boaventura (Comunicação), Rodrigo Ortunho(  Chefia de Gabinete), e (possivelmente) Flávia Rezende (Planejamento), mas bate  cabeça para definir quem vai ocupar a pasta da Educação: Carlos Cabral, Lidia Mara Buissa ou Jesiel Macedo ?

OS TUCANOS...

depois de participação secundária  na eleição de  2008, e o vexame de 2012, quando ficaram fora da chapa majoritária, posicionaram-se bem na eleição recente, e preparam-se para ocupar espaços expressivos no governo que se inicia em janeiro. Além das secretarias citadas, o PSDB vai comandar o legislativo fernandopolense, com Etore Baroni na presidência.

 

A FESTA...

só não está completa, dizem tucanos de alta plumagem, porque Gilmar Gimenes, eleito suplente de deputado estadual pelo PSDB, e com um pé na Assembleia Legislativa, deixou o partido. O tempo dirá se Gimenes fez um bom negócio.