Caderno Viva

Bispo celebra missa e participa de cavalgada de São Sebastião



Bispo celebra missa e participa de cavalgada de São Sebastião

Fernandópolis realiza neste domingo, 26, sua mais tradicional festa religiosa em louvor a São Sebastião. A tradição se repete sempre no último domingo de janeiro nos últimos 55 anos. O evento deste ano terá a presença do Bispo Diocesano Dom Reginaldo Andrietta. Ele celebra a missa de São Sebastião na Igreja Matriz neste domingo, às 8 horas, ao lado dos padres Natalino e Miguel. Depois participará da cavalgada, almoço e leilão de gado e prendas.
A programação será aberta com Missa na Igreja Matriz em louvor a São Sebastião. Às 9h30, concentração de cavaleiros e amazonas em frente à Igreja da Aparecida para a Cavalgada que terá um novo percurso este ano. Sai da Igreja da Aparecida pela Rua Bahia até a Avenida Expedicionários, seguindo até o Trevo de entrada da cidade (Casa & Jardim), retornando pela mesma avenida, cruzando a cidade, até o Recanto do Tamburi, onde ocorre a benção dos animais, entrega do sal bento e será servido lanche aos participantes. Estima-se que a cavalgada deve reunir 2 mil pessoas cavaleiros e amazonas, além de famílias em carrinhos e charretes.
“Não se trata apenas de uma festa tradicional, é a festa da unidade, porque une as pessoas da cidade e do campo na devoção por São Sebastião”, diz o padre Natalino Sérgio de Araújo que vivenciou essa tradição no ano passado.
“São Sebastião é padroeiro dos animais, missão também atribuída a São Francisco. São Sebastião é o santo que o homem da área rural pede para que tire todas as pestes, todos os males da lavoura, dos animais. Por isso essa devoção forte do pessoal da área rural”, explica o padre lembrando que ele também foi um soldado romano, mas um grande defensor da fé. “Mesmo servindo o império romano, não teve medo de defender Jesus”. 

Almoço e Leilão de gado

Almoço e Leilão de gado

Logo após a cavalgada, a comunidade se reúne para o almoço no Centro Pastoral da Aparecida onde são esperadas cerca de 4 mil pessoas. Durante o almoço acontece o show da dupla Gabriel e Santiago.  
O Leilão de Gado, com cerca de 100 cabeças arrecadas e outras prendas acontece a partir das 14 horas. A renda este ano será destinada a reformas necessárias na Igreja Matriz para conter infiltrações. No ano passado, a renda foi revertida para a reforma da Capela Nossa Senhora da Assunção e a nova sede da Pastoral da Saúde.